Tufão Hagibis deixa pelo menos 28 mortos no Japão

Mais de 170 pessoas ficaram feridas, e há cerca de 20 desaparecidos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2019 às 14:44

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: STR/JIJI PRESS/AFP

Vinte e oito pessoas morreram depois de o poderoso tufão Hagibis passar pelo Japão na noite deste sábado (12) e início da manhã deste domingo (13). De acordo com a emissora japonesa NHK, esse número pode aumentar, pois 18 pessoas estão desaparecidas e 177 ficaram feridas. 

A tempestade, a mais forte a atingir Tóquio desde 1958, tocou o solo em Shizuoka (no sudeste da capital japonesa), na península de Izu, na ilha de Honshu, às 19h de sábado (horário local). As rajadas de vento chegaram a até 200 km/h. Um terremoto de magnitude 5,7 sacudiu Tóquio logo depois.

O tufão também foi acompanhado por chuvas de intensidade considerada "sem precedentes", e causou inundações e deslizamentos de terra. Quatorze rios transbordaram no país. Quase meio milhão de casas chegaram a ficar sem energia. Na manhã desse domingo, 100 mil permaneciam sem luz.

O governo japonês mobilizou 27 mil membros das Forças de Autodefesa (exército) para os trabalhos de socorro. Mais de sete milhões de pessoas foram aconselhadas a deixar as suas casas, tendo dezenas de milhares sido acolhidas em centros de abrigo.