Turismo nas águas: São Tomé de Paripe, o caribe baiano

Praia está fora da rota turística, mas atrai pelas águas tranquilas

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 12 de janeiro de 2019 às 08:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauro Akin Nassor

Há quem diga que visitar a Praia de São Tomé de Paripe, em Paripe, é ter a experiência mais próxima de adentrar em mar caribenho, sem precisar cruzar a linha do equador. Isso porque o mar calmo, quase uma piscina natural, e sua coloração dividida entre tons de verde e azul, dão aos banhistas a sensação de praia quase paradisíaca – se não fossem, claro, os paredões que arrastam centenas de visitantes nos fins de semana.    

De alguns anos para cá, contam moradores e comerciantes da praia, turistas vindos de outros estados e países passaram a frequentar mais o local, fugindo dos roteiros convencionais vendidos pelas agências de turismo. Se, antes, os visitantes só conheciam São Tomé de Paripe quando estavam de passagem - geralmente quando pegavam algum barco no Terminal Marítimo de São Tomé de Paripe rumo às ilhas da baía -, agora, eles resolvem ficar e desfrutar da larga faixa de areia e da pouca movimentação de pessoas durante a semana.

Leia também: Experimente outra Salvador: conheça lugares além do óbvio

O paulista Alberto Marques, 56 anos, curte seus últimos dias de férias em terras baianas. Depois de uma semana aproveitando Salvador, por sugestão de um motorista de aplicativo, decidiu abrir mão das praias que costumam estampar os cartões-postais e mudou a rota em direção a Paripe. Como essa é a segunda vez que ele visita Salvador, decidiu que curtiria locais, até então, desconhecidos para ele.“Já estive no circuito convencional, como Porto da Barra, Itapuã e até Imbassaí e Praia do Forte. Vim para conhecer um local diferente. Valeu a pena. É uma praia tranquila, mar tranquilo, lugar calmo”, descreve. Irmãos, Ivo e Zelaide são gaúchos e curtem férias em Salvador (Foto: Mauro Akin Nassor)  Os irmãos Zelaide e Ivo Cattani vieram da cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e estão hospedados em um hotel próximo à praia. A sobrinha deles, que mora em Salvador, foi quem escolheu o roteiro dos tios, sugerindo uma visita à São Tomé de Paripe.

“Já estivemos uma vez aqui. A nossa sobrinha nos falou muito bem da praia, da sua tranquilidade. Gostamos. Achei limpa e sossegada. A noite também é bem tranquila”, disse o padre Ivo Cattani, 60.

Os ambulantes que trabalham no local já perceberam que há muitos turistas na região. Edinaldo Santana, 36, que vende amendoim cozido, diz que pessoas de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro já provaram seu produto.“Eles estão procurando águas mais tranquilas, já que a praia da Barra, em alguns pontos, tem ondas agitadas. Muitos também chegam para poder, depois, embarcarem para Ilha de Maré, Praia Grande e Botelho”, conta.Mas não é só turista que se aventura a conhecer novas praias. Os próprios soteropolitanos têm deixado de curtir locais mais badalados para apostar em novos cartões-postais, como é o caso dona de casa Irani Moura, 53. Moradora de Cajazeiras, ela juntou a família de Teofilândia, no Nordeste do estado, e partiu para São Tomé, praia que foi uma única vez.

“Já estive aqui uma vez, mas fiquei apenas no calçadão porque a praia estava muito cheia, era feriado. Hoje, viemos para conhecer. Ficamos sabendo que a água era calma, ideal para crianças, e também soubemos da beleza. E realmente, é muito linda”, conta.

* Sob supervisão da subeditora Fernanda Varela.