Turistas do RN têm carro roubado ao chegar em Salvador para o Carnaval

Carro de modelo HB20 foi encontrado por policiais em São Sebastião do Passé

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 3 de março de 2019 às 20:54

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Sindpoc

Foram alguns meses desde que a estudante Brenda Sarayane, 24, iniciou a planejar sua viagem para curtir o Carnaval de Salvador. Junto a sua irmã, Bruna Bastos, e seu cunhado, o militar Elias Aguiar, ela alugou um carro e saiu da capital de Natal, Rio Grande do Norte, com destino à capital baiana. 

Após uma parada em João Pessoa, na Paraíba, e uma noite de descanso em Olinda, o trio de aventureiros chegou até Salvador por volta das 6h da manhã deste domingo de Carnaval (3) e seguiam até o bairro de São Marcos, onde alugaram um apartamento pela internet. 

Já próximos ao apartamento todo o sonho de uma viagem perfeita começou a ruir: enquanto ligavam para a proprietária para acertar a entrega das chaves, dois homens que estavam passando pelo local encostaram no carro e anunciaram um assalto. Um deles estava armado. O trio deixou o veículo e os bandidos partiram em retirada.

Descalços, sem telefone e com pouco dinheiro em mãos, eles foram auxiliados por uma moradora local que viu a ação acontecer e ofereceu abrigo."Essa moça nos acolheu e emprestou o celular pra que a gente ligasse para a polícia e para a locadora que contratamos o carro", contou Brenda.Do bairro de São Marcos, eles chamaram um Uber pelo celular da moça que os ajudou e foram até a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), na região do Iguatemi para registrar ocorrência. 

Em Natal, amigos e familiares apenas receberam a notícia de que um carro modelo Hyundai HB20 foi encontrado por um policial no município de São Sebastião do Passé, a 66km de Salvador, com os documentos de quatro pessoas. Uma delas era Brenda. 

O policial entrou em contato com uma professora de Brenda através do Instagram informando a situação e também contou que o carro foi encontrado vazio, com vários pertences: malas, bolsas e documentos. Também afirmou que o carro estava na Delegacia de São Sebastião do Passé. "O curioso é que essa informação chegou lá em Natal antes de chegar aqui. Na Delegacia [de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos] o pessoal ainda não sabia, nós descobrimos porque entramos em contato com minha professora para contar a situação e ela já sabia", explicou.A professora em questão é Tatiana Moritz, que leciona na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern). Ela está oferecendo ajuda aos turistas lá do Rio Grande do Norte. O contato está acontecendo através de telefones públicos, já que todos os três tiveram os celulares roubados. Até o final da tarde deste domingo os três ficaram "de plantão" nos telefones públicos da Rodoviária de Salvador. A escolha do local foi por conta da proximidade com a Delegacia.

Segundo os boletins diários da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), do início do Carnaval, no dia 28 de fevereiro, até hoje, houve um total de 15 roubos e 3 furtos de veículos em Salvador. Em nota, a pasta afirmou que nenhum carro foi roubado no circuito durante os dias de carnaval.

Ajuda Paraense de nascença e morando em Natal por conta de sua faculdade de Turismo, Brenda era a responsável por tomar a frente da situação e contatar o máximo de pessoas possível para explicar o que aconteceu e mostrar que, apesar dos pesares, estava tudo bem.

O CORREIO entrou em contato com a Delegacia de São Sebastião do Passé para saber mais informações sobre o caso. Um investigador da casa afirmou que o carro foi encontrado ainda na manhã deste domingo em um posto de gasolina. O investigador também confirmou que boa parte dos pertences estavam no carro, incluindo cartão de crédito. 

Segundo Tatiana Moritz, Brenda, sua irmã e seu cunhado conseguiram uma carona até São Sebastião do Passé para buscar os pertences. Um escrivão da DRFRV tem familiares no município e se ofereceu para ajudar. O trio de aventureiros vai arcar com os gastos da gasolina.“Fico feliz com tanta gente do bem para ajudar”, contou Tatiana. Planos Apesar dos pesares, Brenda segue com planos para aproveitar o carnaval em Salvador. A equipe do CORREIO encontrou com a estudante na Rodoviária. Aproveitando a presença de alguém da cidade, pediu algumas dicas sobre como chegar a lugares tipo a Praia do Flamengo e Buraquinho para o lado do Litoral Norte, além de dizer que pretende conhecer o Centro Histórico, Mercado Modelo e, óbvio, o carnaval de Salvador.“A gente se preparou para evitar situações de roubo no carnaval. Compramos doleiras, combinamos de andar sempre juntos… e logo na chegada da cidade aconteceu isso aí”, desabafou.Brenda contou que só vão até a cidade para recuperar os pertences. O carro está no nome da Locadora Movida, onde alugou o carro em Natal, e só pode ser recuperado pelo proprietário. Ela contou que há, inclusive, a possibilidade de pegar um carro reserva com a filial de Salvador, mas tudo indica que eles vão optar por abrir mão do carro e retornar para Natal de ônibus.  

* Sob supervisão da subeditora Carol Neves