TV Globo inicia nesta sexta (01) cobertura especial de Carnaval

A emissora vai transmitir os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio

  • D
  • Da Redação

Publicado em 1 de março de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Alex Escobar e Fátima Bernardes apresentam os desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro

O país respira Carnaval e na televisão não seria diferente. A partir de hoje, a Globo coloca seu bloco na rua para acompanhar blocos,  escolas de samba e diferentes manifestações da festa de Norte a Sul do país.  Além dos desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro, haverá quadros temáticos em programas e flashes do jornalismo ao longo de toda a programação, com a cobertura da folia em diversas cidades. 

Hoje e amanhã,  as escolas de samba do Grupo Especial de São Paulo invadem a telinha . Chico Pinheiro e Monalisa Perrone comandam, pelo sexto ano consecutivo, a transmissão para todo o país, exceto Rio de Janeiro. Os comentaristas serão o ator Aílton Graça e os músicos Celso Viáfora e Alemão do Cavaco.  “Cada ano é uma experiência, uma aventura nova. Nosso trabalho dentro do estúdio é de uma leveza incrível, Monalisa é uma grande parceira, espirituosa e alegre. Celso é um grande compositor, que entende muito de Carnaval, assim como o Alemão. E o Aílton Graça é uma alegria só, aprendemos e nos divertimos muito com ele”, conta Chico Pinheiro.  

Para o Rio de Janeiro, a Globo transmite os desfiles da Série A. A novidade é a estreia de Pedro Bassan, que apresentará a festa em parceria com a veterana Mariana Gross. O carnavalesco Leandro Vieira e a porta-bandeira Lucinha Nobre são os comentaristas.  “É uma época em que eu trabalho me divertindo. Mergulhei de cabeça na Série A visitando barracões e escolas, para entender a história de cada uma, a comunidade onde estão inseridas, o espírito de cada uma. É como viajar dentro do Rio de Janeiro. Uma viagem incrível, que estou adorando fazer”, afirma  Bassan, que cobre a festa há sete anos como repórter. 

As escolas do Grupo Especial do Rio entram em cena  domingo e segunda. Pelo terceiro ano, Fátima Bernardes e Alex Escobar comandam a transmissão, ao lado dos comentaristas Pretinho da Serrinha e Milton Cunha.  Uma novidade deste ano é a localização do estúdio Globeleza na Sapucaí, que ficará ao lado do portão de encerramento, na dispersão. “O Carnaval faz parte da minha vida profissional. Além de gostar, conheço muita gente desse universo, tenho um respeito imenso pelo trabalho dos componentes nos barracões e também no desfile. É uma arte incrível, um trabalho bonito e é muito interessante”,  destaca  Fátima Bernardes.  Ela e Escobar visitaram  todos os barracões da Cidade do Samba para conversar com carnavalescos e entender exatamente qual a ideia deles para o desfile. “Vimos de perto como os carros alegóricos estão sendo montados, os figurinos e conversamos com a equipe nos barracões, em uma verdadeira pesquisa de campo”, conta Fátima. 

Na terça, Carlos Tramontina apresenta a transmissão da apuração dos desfiles paulista. Na quarta é a vez de Mariana Gross capitanear a apuração do Grupo Especial carioca.