Uber arrecada quase R$ 2 milhões para projetos em Salvador e outras cidades

Campanha vai doar quantia igual a que os motoristas recebem de extra no mês

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2018 às 16:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Uma campanha da Uber que doa a mesma quantia de valores extras pagos aos motoristas em dezembro em contribuições para projetos sociais arrecadou cerca de R$ 2 milhões. Esse valor é 12% a mais em relação ao total dado aos motoristas no período de antes da campanha, segundo a empresa.

A campanha começou no dia 6 deste mês em seis cidades do país - além de Salvador, São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Fortaleza e Campinas. 

Com a ação, sempre que um usuário der um valor extra ao motorista, a Uber doa a mesma quantia para projetos sociais. O pagamento extra é uma espécie de gorjeta que a Uber lançou em junho como maneira do usuário dar um agradecimento a mais ao motorista que presta um bom serviço. No encerramento das viagens pagas com meios digitais (créditos Uber, Paypal ou cartão de crédito), o usuário vê a opção de dar ao motorista uma quantia extra - além de valores sugeridos, há um campo que permite colocar um valor diferente, a critério da pessoa.

A Uber fará a doação diretamente e não haverá interferência para o motorista, que vai receber todos os extras dados a ele. Os projetos receberão as doações dentro dos temas de mobilidade e segurança. Veja os selecionados:Em Salvador, o selecionado foi o Pracatum Inglês. Fundado por Carlinhos Brown, o projeto oferece curso de inglês para 120 crianças e adolescentes vulneráveis da comunidade do Candeal.  Multiplicadores por Formação: curso on-line desenvolvido pela ONG Criança Segura para sensibilizar, formar e empoderar profissionais da área de educação de São Paulo que atuam na orientação de crianças e adolescentes de até 14 anos sobre medidas que podem ser adotadas para prevenção de acidentes. Teatro de Fantoches: realizado pelo Grupo Primavera, o projeto consiste em oficinas itinerantes para crianças de escolas públicas no interior de São Paulo promovendo, de forma lúdica, a conscientização e a importância da educação no trânsito. Justiça Restaurativa: articulação e disseminação da cultura da paz e não violência junto às crianças, adolescentes e assistentes sociais da comunidade de Heliópolis, em São Paulo. Este é um dos 50 projetos realizados pela UNAS, beneficiando mais de 12 mil pessoas na região.   Novas Trilhas: programa de reinserção social para jovens vindos de casas de acolhimento em Belo Horizonte e região, buscando compreender seus talentos, além de oferecer treinamento, capacitação e apoio para inserção no mercado de trabalho. Navegando com a Terceira Idade: busca a inclusão digital de idosos considerando a ampliação de sua rede de contatos, melhora na qualidade de vida e desenvolvimento de habilidades para o trabalho por meio de comunicação criativa, capaz de ajudar a rever a condição cidadã do idoso, minimizando seu isolamento social. Cidade Amiga do Idoso: com intuito de promover o envelhecimento saudável, o projeto estimula a criação de vínculos intergeracionais por meio de games e a inclusão digital de idosos em Fortaleza. Pedal em Sampa e Circuito Pedala: Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro receberão esses três grandes eventos convidando crianças, jovens e adultos a pedalarem juntos, além de promover a convivência saudável entre carros e bikes nas grandes cidades. Semente do Amanhã: Realizado na comunidade de Bangu, no Rio, o projeto oferece oficinas de inclusão digital para 200 crianças e jovens em situação de risco social.