Uber terá serviço de viagens compartilhadas em Salvador em 2019

Viagens são 35% mais baratas: “Queremos ser acessíveis para todos”, diz executivo do app

Publicado em 16 de novembro de 2018 às 07:50

- Atualizado há um ano

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Desde o fim de outubro, usuários de seis cidades brasileiras podem pagar menos em suas corridas de Uber - simplesmente dividindo a valor a ser pago com outros passageiros que vão fazer o mesmo trajeto. Com a promessa de viagens até 35% mais baratas do que uma corrida comum (na verdade, a categoria Uber X), o Uber Juntos chegou a Fortaleza, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, o serviço já existia e levava o nome de Uber Pool. Agora, ao solicitar uma corrida, o aplicativo vai buscar por motoristas na região e indicar um ponto de encontro, para onde o passageiro deve caminhar - geralmente, na esquina mais próxima. Em Salvador, a previsão é que Uber Juntos esteja disponível a partir de 2019.

Mesmo com tantos concorrentes no mercado - e dispostos a conquistar os cerca de um milhão de usuários na cidade -, o responsável pelos produtos compartilhados da Uber, Neil Kamireddy, acredita que a nova opção pode trazer benefícios que nenhum outro aplicativo inclui. Neil Kamireddy acredita que a nova opção pode trazer benefícios que nenhum outro aplicativo inclui Foto: Divulgação “É muito difícil ter a tecnologia do Juntos. Envolve mais programação, mais matemática, mais tecnologia mesmo. E se podemos oferecer um preço constantemente mais baixo e uma experiência melhor, porque estamos compartilhando um veículo, acho que é realmente algo difícil para os concorrentes alcançarem”, disse.

Em entrevista exclusiva ao CORREIO, Kamireddy conversou sobre o novo produto, problemas como segurança e assédio e expectativas dos usuários e motoristas.

Uber Juntos chegou recentemente em mais cidades do Brasil, como Fortaleza. Como está sendo a recepção das pessoas? As pessoas ainda vão começar a usar o app e ver a opção lá, especialmente para aqueles que nunca usaram essa opção antes. Ainda não fizemos avaliações, ainda é um pouco cedo. Mas estamos muito animados porque acho que as pessoas estão usando mais e os motoristas estão começando a se acostumar. Mas eu acho que em alguns meses vamos ver as pessoas ficando mais confortáveis com o serviço e o número de adeptos deve começar a crescer. Nós vamos começar a descobrir, porque cada cidade é muito diferente. Existem alguns lugares onde o tráfego é pior, mas vamos ver os sinais aos poucos. Sabemos que tem pessoas que vão experimentar e nunca vão usar novamente, mas ainda é um pouco cedo para falar.

Já existe alguma data para ser lançado em Salvador? Não temos datas específicas para Salvador. Nós começamos a operar em novas cidades agora. Queremos observá-las primeiro e ver o que podemos aprender com elas. Estamos muito ansiosos para levar o Juntos para novos locais, mas queremos garantir primeiro que,  uma vez que começou a funcionar, que vai ser bem-sucedido e sustentável naquela cidade. Mas Salvador está nos nossos planos. Se temos Uber em um mercado, estamos sempre em busca do que mais podemos trazer (para esse mercado), incluindo o Juntos.

Quais são os critérios para definir quais cidades recebem o Juntos antes? É uma combinação de fatores. Não existe uma só fórmula, mas o que procuramos primeiro é saber se existe demanda suficiente de passageiros para a Uber em geral. A depender  das rotas ou das áreas, verificamos se existem muitas pessoas que usam essa mesma rota para ir ao trabalho, se existem muitas pessoas que percorrem diariamente esse mesmo roteiro. E, às vezes, também observamos se, naquele local, há muitas pessoas que precisam de transições para o transporte público. Estamos procurando por cmbinações como essas para entender se faz sentido numa cidade ou não. Infelizmente adoraríamos ter esse serviço em todos os lugares, mas, para que as corridas compartilhadas sejam vantajosas, por exemplo, você não ir muito longe do seu caminho para ter uma, minha esperança é que a maioria das cidades tenham Juntos, mas leva um tempo.

Um dos desafios em Salvador, talvez na maior parte das cidades brasileiras, é a violência. Há um medo constante de ser assaltado. No caso das mulheres, ainda existe o medo de sofrer alguma violência sexual. Nesse cenário, como convencer as pessoas a usar Uber Juntos?

Como Dara (Khosrowshahi, CEO da Uber) diz, segurança é uma prioridade número 1 para a Uber. E é algo que vai continuar sendo, no futuro. Acho que não podemos ‘garantir’ nada,  mas o que podemos fazer é promover avanços significativos em tecnologias, políticas e pessoas realmente focadas em não apenas dizer que segurança é importante, mas comprovar isso em ações. Acho que em toda a América Latina e em todo o mundo isso é algo que os passageiros se preocupam.

Nós sabemos que é preciso investir e continuar investindo. Mas todas as coisas que temos feito - e podemos compartilhar algumas iniciativas específicas - tendem a beneficiar Juntos da mesma forma (que acontece com UberX). Enquanto empresa, oferecemos as opções de compartilhar a sua viagem com alguém próximo, enquanto está acontecendo - tanto para motoristas quanto passageiros. Para as corridas em dinheiro, existem alguns critérios para garantir que esses motoristas estejam o mais seguros possível para essas viagens. Essas medidas também são aplicáveis ao Juntos, ainda mais por ter outro passageiro no carro. Porém, acredito que seja algo que devemos continuar focando.

É possível traçar um perfil dos usuários de Uber Juntos, como por gênero e idade, por exemplo? Não tenho dados sobre gênero, mas não é surpreendente que esses usuários costumam ser passageiros rotineiros. É tipicamente o caso de pessoas que estão se deslocando para trabalhar ou estudar todos os dias. E também há os casos de pessoas que não estão com pressa e estão apenas procurando pela opção mais barata.

Nós sabemos que precisamos ser acessíveis para o maior número de pessoas, não apenas pessoas que são classe média. Queremos garantir que todas as pessoas possam usar, então definitivamente vemos que muitos dos passageiros - não apenas da América Latina, mas de todo o mundo - são pessoas que fazem muitas corridas pela Uber. Por isso, acreditamos que ser acessível é tão importante.

Você é passageiro de Juntos? Oh, o tempo todo. Duas vezes por dia.

E qual é sua opinião pessoal sobre a experiência de compartilhar uma corrida? Eu me desloco com corridas compartilhadas há aproximadamente quatro ou cinco anos. Minha experiência pessoal sempre foi muito boa. Algumas podem dizer que sou suspeito para falar, mas eu realmente gostei. E acho que é principalmente porque você pode conhecer novas pessoas. Algumas não querem falar, apenas querem ficar quietas. E tudo bem, não tem problema, você pode olhar para o seu telefone. Outras pessoas são mais sociáveis. Eu também sou um motorista às vezes, muitos de nós gostamos de dirigir para poder ter empatia com os nossos motoristas.

E eu dirijo e, às vezes, quando pego alguns clientes, eles são sociáveis um com o outro. Uma vez, estava numa corrida e os dois passageiros perceberam, durante a conversa, que tinham ido à mesma faculdade. Existe um elemento humano muito legal nisso aí. Eu diria que é uma experiência mágica a forma como as viagens de Uber Juntos. Eu entro, nós dirigimos um quarteirão e outra pessoa entra. E nós somos vizinhos, mas sequer sabíamos disso. É legal ter algo para conversar: ‘ah, você mora aqui? oh, você trabalha ali’. E a viagem é bem direta, não temos que ir para outro caminho, isso é muito legal porque é como nós nem soubéssemos que essas pessoas existem e elas estão indo para o mesmo lugar. Mas, devido a Uber Juntos, todos nós podemos compartilhar um carro.

Vocês sabem de alguma história de amor de pessoas que se conheceram através de Uber Juntos? Acho que ontem mesmo postamos um vídeo no Youtube. É chamado ‘Uber Love stories’ (Histórias de amor da Uber, em tradução livre). É literalmente um casal que contou que eles se casaram porque se conheceram no Uber Juntos. É uma história muito legal. Aconteceu há alguns anos. Eles começaram a conversar e agora estão casados. Aconteceu em São Francisco, mas tenho certeza de que acontece em mais cidades.

Não nos envolvemos, mas acontece. Gostaria que houvesse uma forma de sabermos o quanto acontece. Afinal, são vizinhos, não é? Eles vivem na mesma área, trabalham na mesma região e têm outras coisas em comum. De fato, algumas pessoas apenas ficam olhando para o celular,  mas acho que outras pessoas também gostam de conhecer outras pessoas. Claro que não existe essa pressão, mas algumas pessoas realmente gostam disso.

Em Salvador, existem muitos apps como Uber atualmente. Nos últimos meses, em uma reportagem, escutamos as opiniões de motoristas e usuários acerca de cinco deles, incluindo Uber. A maioria dos usuários e dos motoristas tinha algumas críticas ao Uber. No entanto, nenhum dos concorrentes oferecia nenhum serviço como Uber Juntos. Você acredita que essa pode ser uma chance de trazer de volta usuários que hoje preferem outros serviços?

Sempre existem coisas que queremos melhorar e tenho certeza de que existem críticas válidas. Mas se tem uma coisa que acreditamos que é única na Uber e que é uma vantagem nossa é que temos a melhor tecnologia, entre todas as empresas que estão no mercado. É muito difícil ter a tecnologia do Juntos. É muito mais complicado do que a tecnologia do UberX. Envolve mais programação, mais matemática, mais tecnologia mesmo.

E se podemos oferecer um preço constantemente mais baixo e uma experiência melhor, porque estamos compartilhando um veículo, acho que é realmente algo difícil para os concorrentes alcançarem. É a melhor experiência para motoristas e usuários. Não acredito que Uber Juntos vai sanar todos os problemas e críticas deles, mas eu realmente acredito que pode ser muito melhor enquanto continuamos crescendo e investindo em tecnologia - não apenas no UberX, mas em Uber Juntos, Uber Eats. As vantagens são compartilhadas entre eles.

Quando falamos com as pessoas para essa reportagem, muitos dos motoristas disseram que estavam insatisfeito com seus lucros. O que você poderia dizer a eles sobre os benefícios para os motoristas em Uber Juntos?

Nós sabemos que os motoristas querem estar com passageiro. Eles querem saber que estão sempre lucrando, porque eles têm custos fixos. Eles têm o carro, têm combustível, seguro e todas essas coisas. Então, quanto mais pudermos garantir que eles estejam ocupados, eles vão ficar satisfeitos. E com Uber Juntos, nós conseguimos fazer com que eles tenham mais passageiros e mais passageiros vão escolher Uber, o que vai mantê-los ocupados. Isso não quer dizer que não devemos continuar fazendo o que estamos fazendo. Nós estamos muito focados em melhorar a experiência dos motoristas em todas as cidades, não apenas com Uber Juntos. Estamos muito comprometidos com isso, mas eu realmente acredito que Uber Juntos pode ajudar os motoristas a ter mais passageiros o quanto for possível.

*A repórter viajou a São Francisco a convite da Uber Brasil.