UE decide multar Google em 4,34 bilhões de euros em caso antitruste, diz fonte

Bloco avalia se Google abusou de seu domínio no sistema operacional Android, que está presente em mais de 80% dos smartphones do mundo

  • D
  • Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2018 às 02:05

- Atualizado há um ano

. Crédito: Divulgação

A União Europeia imporá uma multa recorde de 4,34 bilhões de euros (US$ 5,06 bilhões) contra a Alphabet, controladora do Google, em um caso antitruste nesta quarta-feira, de acordo com uma fonte ligada ao assunto. A decisão poderia penalizar a companhia em seu maior motor para o crescimento, os celulares.

Os comissários da UE concordaram sobre a multa em reunião na manhã desta quarta-feira, disse a fonte. Detalhes da decisão devem sair ainda nesta quarta-feira.

O regulador antitruste da UE tem avaliado se o Google abusou de seu domínio no sistema operacional Android, que está presente em mais de 80% dos smartphones do mundo, para promover seus próprios aplicativos e serviços, particularmente o serviço de busca da empresa. Os concorrentes há tempos reclamam que o domínio do Android dá à companhia uma vantagem injusta para atrair usuários para seus aplicativos.

O Google pode apelar de qualquer decisão e tem afirmado ser inocente no caso. Segundo a empresa, o sistema Android não prejudica a competição, mas a amplia. O Google lembra que em geral instala muitos aplicativos concorrentes em dispositivos Android.

A multa planejada nesta quarta-feira representaria cerca de 40% do lucro líquido de 2017 do Google, de US$ 12,62 bilhões.  [[saiba_mais]]