Uefa abre ação disciplinar contra Montenegro por ofensa racista

esportes
26.03.2019, 11:07:00
Atualizado: 26.03.2019, 11:09:24
Callum Hudson-Odoi (esquerda), da Inglaterra, relatou ter ouvido cânticos imitando sons de macaco durante a goleada por 5x1 contra Montenegro (ISAKOVIC / AFP)

Uefa abre ação disciplinar contra Montenegro por ofensa racista

Atletas da seleção da Inglaterra, Callum Hudson-Odoi e Danny Rose relataram terem ouvido cânticos imitando sons de macaco

A Uefa anunciou nesta terça-feira (26) que abriu uma ação disciplinar contra Montenegro e vai investigar a acusação de abuso racial pelos seus torcedores contra os jogadores da seleção da Inglaterra Callum Hudson-Odoi e Danny Rose na partida disputada em Podgorica e válida pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2020. Os atletas relataram terem ouvido os cânticos imitando sons de macaco durante a goleada dos ingleses por 5x1, na última segunda (25). 

Ao confirmar a abertura do processo disciplinar, a Uefa explicou que o caso será avaliado em 16 de maio. E também apontou que os montenegrinos também foram acusados de tumultos na torcida, uso de fogos de artifício, arremesso de objetos no campo e bloqueio de escadas no estádio.

A partida em Montenegro foi acompanhada por monitores antidiscriminação da Uefa, pois eles consideraram que o duelo teria "alto risco" de racismo. A rede conhecida como Futebol Contra o Racismo na Europa (Fare, na sigla em inglês) fornecerá evidências que podem levar Montenegro a atuar com os portões fechados ou ao menos algum setor sem a presença de torcida em seu próximo jogo como mandante pelas Eliminatórias da Eurocopa de 2020, em junho, contra o Kosovo.

"Tivemos um observador presente que obteve evidências de abuso racial", disse a Fare em um comunicado divulgado nesta terça-feira. "Nossa equipe de monitoramento tem compilado evidências e vamos apresentá-las à Uefa. Nós elogiamos a reação dos jogadores ingleses envolvidos. Nenhum ser humano deveria ter que enfrentar abuso e difamação por sua raça ou identidade, algo que muitos montenegrinos vão entender a partir da sangrenta história recente de divisão dos Bálcãs", acrescentou. 

Ao marcar o quinto gol da Inglaterra, Raheem Sterling segurou suas orelhas na celebração, com torcedores montenegrinos o ofendendo na sequência e arremessando um objeto - supostamente um isqueiro - no campo, que foi apanhado por Hudson-Odoi. O técnico do Montenegro, Ljubisa Tumbakovic, disse que não percebeu manifestações racistas, mas Hudson-Odoi, em uma entrevista pós-jogo, imitou os cânticos de macaco que ele e Rose ouviram.

"O desafio de combater o racismo e outras formas de discriminação no futebol europeu continua a ser uma questão constante. A mudança da sociedade e a educação que são a solução final são lentas. Mesmo nos países da Europa Ocidental, onde tem havido investimento e foco nessas questões, a discriminação continua a ser uma mancha no futebol", acrescentou a Fare.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/modelo-de-18-anos-desaparece-apos-cair-de-jet-ski-em-barragem-na-bahia/
Buscas continuam em Ponto Novo; jovem é natural de Jacobina
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/astros-das-series-la-casa-de-papel-e-esquadrao-6-vem-ao-brasil/
Netflix confirmou presença dos artistas em paineis na CCXP 2019, no dia 8 de dezembro em São Paulo
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/descarte-de-500-kg-de-petroleo-cru-em-area-ambiental-de-marau-e-investigado/
Prefeitura nega responsabilidade e diz que investiga culpados
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/gilberto-grava-video-com-pedido-de-desculpas-a-torcida-do-bahia/
Atacante causou polêmica após derrota por 3x1 para o Flamengo; veja aqui
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mp-denuncia-policiais-por-abuso-contra-cliente-agredido-na-caixa/
Militares deram 'mata-leão' no empresário Crispim Terral na frente da filha de 15 anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/iza-lanca-clipe-de-evapora-com-ciara-e-major-lazer/
Gravado em Los Angeles, clipe conta com trecho em português cantado por Ciara
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/pixar-divulga-trailer-de-soul-animacao-que-estreia-em-2020/
Filme vai explorar os valores humanos a partir da alma dos adultos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-presenca-de-ivete-corpo-de-jesus-sangalo-e-cremado-em-salvador/
Cerimônia de cremação foi restrita para familiares e amigos do empresário
Ler Mais