Uefa suspende futebol na Europa por tempo indeterminado

Liga dos Campeões e Liga Europa não tem data marcada para retorno

Publicado em 1 de abril de 2020 às 16:07

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: UEFA.com/Divulgação

O futebol na Europa está suspenso por tempo indeterminado. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (1º), após uma reunião, feita por videoconferência, entre o Comitê Executivo da Uefa e 55 federações nacionais.

A medida, por causa da pandemia do coronavírus, suspendeu as partidas da Liga dos Campeões, da Liga Europa e adiou os jogos das seleções previstos para junho. A medida vale também para o futebol de campo feminino, futsal e competições juvenis. Há duas semanas, a Uefa adiou a Eurocopa para 2021.

Com a suspensão, os campeonatos nacionais correm o risco de não terem campeão na temporada 2019/2020, prevista para ter seu fim em 30 de maio, com a decisão da Liga dos Campeões. Uma ideia foi usar as férias dos jogadores para realizar as partidas adiadas, mas Aleksander Ceferin, presidente da Uefa, afirmou na semana passada que a temporada pode ser perdida.

Tomando como exemplo o futebol na Inglaterra, o Liverpool lidera com 25 pontos de vantagem sobre o Manchester City (82 a 57) a nove rodadas do fim da Premier League. É um título que o time do técnico alemão Jürgen Klopp não conquista há 30 anos.