Ufba oferece especialização em empreendedorismo

O curso é aberto e marca aniversário de 60 anos da Escola de Administração

  • Foto do(a) author(a) Carmen Vasconcelos
  • Carmen Vasconcelos

Publicado em 18 de março de 2019 às 07:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Evandro Veiga

Aprender a empreender e gerir o próprio negócio por meio de jogos de empresas e práticas com Lego Serious Play, além de visitas técnicas, estudos de caso e dinâmicas. Essa é a proposta do curso de Especialização em Empreendedorismo e Gestão de Negócios, oferecido pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA). 

A iniciativa integra as comemorações de 60 anos de uma das escolas de administração mais tradicionais do Brasil e inaugura o retorno dos cursos abertos à comunidade, sem a necessidade de realização de processos seletivos.

De acordo com o vice diretor da EAUFBA e coordenador da especialização, o professor João Tude, o curso é voltado para qualquer pessoa com formação superior, interessado em empreender ou que já empreende e queira aprimorar os negócios. “O curso chega com o diferencial de apresentar um corpo docente formado por professores doutores com formação nas melhores universidades do país e do mundo, profissionais do ecossistema de empreendedorismo e empresários de áreas diversas, além de membros de startups”.

Inovação e tecnologia Outro aspecto destacado pelo coordenador do curso é o fato de a orientação pedagógica estar voltada para a inovação e a tecnologia. “Teremos um módulo de marketing digital, mas não estaremos apenas focados nesses aspectos, mas muito preocupados em mostrar e trabalhar práticas inovadoras dentro do ambiente empreendedor”, completa o coordenador do curso.

A especialização terá duração de 18 meses, com 417 horas presenciais e 76 horas à distância. O início das aulas está previsto para 25 de abril.  

“Ao longo do período, serão formadas duas turmas. A primeira terá aulas sempre às quintas (das 18h30 às 22h30) e sábados (das 8h às 16h30), a cada quinze dias. A segunda terá encontros na quinzena oposta, sempre sextas (18h30 às 22h30) e sábados(8h às 16h30”, explica. O coordenador lembra que o trabalho de conclusão de curso será um plano de negócios, desenvolvido ao longo do curso. Vale salientar que as inscrições poderão ser realizadas até o dia 5 de abril.

Os assinantes do CORREIO poderão realizar o curso com direito a 20% de desconto. Aliado a isso, o programa conta com um sistema de bolsas e 10% dessas vagas serão destinadas a técnicos, pesquisadores E estudantes da própria UFBA.

Todas as disciplinas e atividades do curso Empreendedorismo e Gestão de Negócios são agrupadas em módulos, que se organizam em três eixos: Criação, Desenvolvimento e Gestão. Cada disciplina terá cerca de 12% de sua carga horária ministrada na forma de EAD, utilizando a plataforma Moodle da UFBA.

SERVIÇOCurso de Especialização em Empreendedorismo e Gestão de Negócios Início: 25 de abrilLocal: Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia(EAUFBA), no Vale do Canela.Valor: R$ 13.300,00 (treze mil e trezentos reais). O valor pode ser divido em 18 ( 1 + 17) parcelas iguais de R$ 738,89 (setecentos e trinta e oito reais e oitenta e nove centavos)Inscrições: www.empreenderufba.com

Estrutura curricular do curso da EADMUFBA  

Proposta Pedagógica O Curso de Extensão em Empreendedorismo agrupa suas disciplinas e atividades em módulos que se organizam da seguinte forma:

Criação Módulo 1: Competências Relacionais de Colaboração (Comunicação e técnicas de apresentação; Liderança, negociação e gestão de conflitos; Tecnologias de Informação na Gestão). Módulo 2: Ideação Empreendedora(Design empreendedor; Modelagem de Projetos e inovação).

Desenvolvimento  Módulo 3: Pensamento estratégico(Fundamentos econômicos; Planejamento estratégico e tomada de decisão; Métodos quantitativos aplicados à gestão)

Gestão Módulo 4: Marketing Inovador (Gestão estratégica de marketing; Negócios e Marketing digital) Módulo 5: Gestão com Pessoas(Gestão estratégica de pessoas); Módulo 6: Tecnologias de Gestão(Gestão de projetos; Gestão de Operações, processos e qualidade; Oficinas de gestão e Empreendedorismo I e II); Módulo 7: Direito dos negócios(Direito empresarial); Módulo 8: Inteligência financeira(Gestão de cursos e formação de preços; Finanças de curto prazo; Finanças de longo prazo).  Trabalho de Conclusão de Curso - TCC  Apresentação de um plano de negócios que terá desenvolvimento realizado ao longo dos 18 meses de duração do curso, com base nas escolhas e preferências do alunos e será avaliado como uma culminância dos conhecimentos adquiridos.

Escola  da UFBA é a primeira de administração criada no Nordeste 

Fundada em 1959, pelo Reitor Edgard Santos, a Escola de Administração da UFBA foi a primeira criada no Norte e Nordeste do país e, ao longo de sua existência, se tornou uma das principais referências acadêmicas da área, tanto no Brasil quanto fora, por meio da transmissão das técnicas de administração nos campos do ensino, pesquisa e extensão, preparando profissionais tanto para a área da gestão pública, privada e do terceiro setor.

 Atualmente, a Escola trabalha com a graduação (com as formações no bacharelado em administração, curso tecnológico em gestão pública e graduação em secretariado), a pós graduação( por meio dos programas de Pós-Graduação em Administração, que oferece o mestrado e doutorado, além de oferecer a especialização e do Mestrado Profissional em Administração).A Escola também oferece o Mestrado Multidisciplinar e Profissionalizante em Desenvolvimento e Gestão Social e o Mestrado Profissional em Segurança Pública, Justiça e Cidadania, do Programa de Gestão em Segurança Pública, que é um espaço acadêmico de elaboração e articulação dos saberes produzidos nas instituições universitárias e no sistema de segurança pública e justiça criminal.

As especializações (lato sensu) administradas pelo Núcleo de Extensão da Escola de Administração buscam a sistematização e dinamização da cooperação da Escola com a comunidade em geral. Além de Especializações, a unidade também coordena diversos cursos de curta duração, entre outras atividades extensionistas.

O Curso de Especialização em Empreendedorismo e Gestão de Negócios com cobrança e sem a necessidade de submissão ao processo seletivo está respaldado numa decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que admite a cobrança de mensalidades por universidades públicas em cursos de especialização, modalidade tecnicamente chamada de pós-gradução lato sensu. 

Os ministros entenderam que a gratuidade de ensino público garantida pela Constituição só se aplica aos cursos de graduação, além do mestrado e doutorado, conhecidas como pós-graduação stricto sensu. 

Na época, o relator da ação, o ministro Edson Fachin pontuou que nem todas as atividades desenvolvidas pelas universidades públicas são de ensino e que as especializações estariam fora dessa categoria. “A função desempenhada pelas universidades é muito mais ampla do que as formas pelas quais elas obtêm financiamento”, afirmou Fachin, em seu voto.