Últimas aeronaves da Vasp serão retiradas do Aeroporto de Salvador

Veículos seguirão em direção ao interior de São Paulo às 22h desta quarta (28)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de março de 2018 às 20:51

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Reprodução

Depois de dez anos de falência da Vasp, finalmente as últimas aeronaves da Companhia serão retiradas do Aeroporto Internacional de Salvador. As duas carcaças de Boeing 737-200 que ainda estavam no local vão deixar o terminal por volta das 22h desta quarta-feira (28). No mês passado, a retirada de outra carcaça em pleno início de tarde, causou um engarrafamento em Salvador e Lauro de Freitas. 

Os Boeings têm cada um 30 metros de comprimento, envergadura de 28 metros e peso de 40 toneladas. A retirada dos aviões em desuso do pátio faz parte da etapa de preparação para o início das obras de melhorias do Aeroporto, previstas no contrato de Concessão da Anac para o segundo trimestre deste ano.

Trânsito Segundo informações da Transalvador, a carcaça trafegará uma curta distância dentro da capital e seguirá em direção à BA-526. Agentes do órgão irão acompanhar a operação até que o veículo deixe o município. Até o momento, não há previsão de interdição no tráfego em Salvador, exceto se for necessário fazer alguma manobra. 

A aeronave deve passar por Lauro de Freitas para chegar à BA-526, mas, conforme o superintendente de Trânsito e Transporte de Lauro de Freitas, Smith Neto, o órgão não foi avisado do deslocamento. “Amanhã vamos cobrar da Base Aérea de Salvador a comunicação do traslado, mas provavelmente devemos montar uma operação para acompanhar e minimizar os impactos de trânsito”, disse. 

As carcaças seguirão para o interior de São Paulo com a ajuda de carretas e batedores. O transporte será feito pelas empresas privadas que arremataram os equipamentos em leilão judicial. Segundo, a companhia que administra o Aeroporto de Salvador, Vinci Airports, essas companhias têm a total responsabilidade de programação de data, horário, estratégia de deslocamento e liberação junto aos órgãos competentes.

Congestionamento No dia 23 de fevereiro deste ano, uma das três carcaças que pertenciam à companhia áerea falida foi retirada sem aviso prévio às autoridades competentes. O traslado foi feito no início da tarde e deixou a região próxima ao Aeroporto congestionada por pelo menos duas horas. 

Houve engarrafamento na Avenida Luís Viana Filho, a Paralela, em Salvador, e em Lauro de Freitas as avenidas Santos Dumont e Carybé, além da BA-099, conhecida como Estrada do Coco.