Último dia de Festival da Cidade terá show de Ivete na Barra e mais; confira

Esse é o nono dia de festa em comemoração ao aniversário da cidade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 30 de março de 2019 às 17:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho / Arquivo CORREIO

Depois de oito dias de muita arte, cultura, esporte, literatura e teatro, a sétima edição do Festival da Cidade, evento em comemoração aos 470 anos de Salvador, será encerrado neste domingo (31).

Ivete comandará um grande show do alto de um trio elétrico com apresentação dos Filhos de Gandhy, Muzenza, Cortejo Afro e Malê Debalê na Barra. Para quem vai, atenção na hora: a saída do Clube Espanhol ocorrerá a partir das 15h em direção ao Farol da Barra.

A apresentação de Ivete é muito esperada. No ano passado, ela se apresentou no Festival da Cidade após não ter cantado no Carnaval, por conta da gravidez de suas filhas gêmeas Marina e Helena.

O Rio Vermelho receberá o grande espetáculo Compadre de Ogum, uma adaptação da obra Os Pastores da Noite, de Jorge Amado, de graça também neste domingo às 20h. Ingressos estarão disponíveis mediante troca por dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados posteriormente. As trocas serão realizadas a partir das 17h na Igreja Primeira de Santana, no Rio Vermelho, local do evento.

“Essa peça guarda um desejo muito grande de falar do amor que sentimos por Salvador. Ela destaca o valor da amizade verdadeira, fala muito da gente, dos heróis do povo, de como a gente constrói a cidade a partir da ajuda, do mutirão. É um pouco do que Makota Valdina dizia: ‘eu sou do tempo em que vizinho era parente’. Quem for à peça vai ter um encontro consigo mesmo. Vai se olhar no espelho, claro que um espelho pelo viés de Jorge Amado”, disse o diretor da peça, Edvard Passos, que ganhou prêmio de Melhor Direção no prêmio Braskem.

Por causa da chuva, a organização do projeto Teatro para Todos, que seria realizado no Parque da Cidade, informou que o evento foi suspenso. Uma nova data será informada em breve para a apresentação dos espetáculos Tia Má com a Língua Solta, às 13h, "Causos de Zé Bocó e Pedro Malazartes!" - Uma Sessão de narrativas do Teatro Griô, às 14h e É das palhaças que eles gostam mais, às 15h, com entrada franca.

“Estou ansiosa de fazer esse espetáculo num espaço ao ar livre. Isso para mim representa a liberdade de atuar e falar de temas caros, que nos fazem também sorrir e também demonstram a nossa capacidade de se reinventar, seguir em frente e aprender com o que nos machuca e fortalece. Espero fazer uma grande apresentação e ver a reação do público” afirmou a jornalista Maíra Azevedo.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre torços e turbantes pode ir na Casa do Benin, no Pelourinho, na quarta exposição "Coroa de Ouro" a partir das 19h. São 21 obras expostas com demonstração ao vivo de amarração de turbantes.

Dentre outros destaques do dia estão o "Boa Praça Especial de Aniversário da Cidade" das 10h às 19h na Praça Ana Lúcia Magalhães, na Pituba; o "Coreto Hype Especial Aniversário da Cidade", no canteiro central da Avenida Centenário das 10h às 22h; a "Exposição Orixás da Bahia", no Espaço Cultural da Barroquinha; Festival Grafitti Bahia de Todas as Cores (BTC) 2019 na Avenida Mar da Ribeira das 9h às 18h; além da peça Sonho de Uma Noite de Verão no Teatro Gregório de Mattos às 19h.

Programação:

Feira de Arte e Antiguidades de Salvador - 9h às 16h - Praça do Campo Grande Festival Grafitti Bahia de Todas as Cores (BTC) 2019 - 9h às 18h  -  Pintura coletiva no Circuito Águas de Março, na Av Beira Mar, Ribeira. Exposição "Coroa de Ouro - Torços e Turbantes"  -  10h às 17h   - Casa do Benin Boa Praça Especial de Aniversário da Cidade  - 10h às 19h   - Praça Ana Lúcia Magalhães Coreto Hype Especial Aniversário da Cidade  - 10h às 22h  - Canteiro central da Av. Centenário Mini Circuito  - 13h30 às 16h30  -  Av. Magalhães Neto Escola Bike Anjo – Aprendendo a pedalar - Av. Magalhães Neto Exposição Orixás da Bahia - 14h às 19h  -  Espaço Cultural da Barroquinha Show de Ivete Sangalo e apresentação dos Filhos de Gandhy, Muzenza, Cortejo Afro e Malê Debalê - Saída do Clube Espanhol e chegada no Farol da Barra - 15h Sonho de Uma Noite de Verão  - 19h - Teatro Gregório de Mattos Espetáculo “Compadre de Ogum” - Entrada 2 kg de alimentos - 20h  - Igreja Primeira de Santana (Rio Vermelho)