Último dia! Veja onde fazer biometria em Salvador; 500 mil estão pendentes

Sede do TRE-BA, no CAB, vai atender quem entrar na fila até 18h

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2018 às 04:00

- Atualizado há um ano

. por Fila e polícia na estação da Bonocô Foto Mauro Akin Nassor/CORREIO

Para quem ainda não cadastrou a biometria em Salvador, esta quarta-feira (31) pode parecer tão cinzenta quanto um fim de Carnaval. A festa do adiamento acabou, a luz da procrastinação apagou, mas o povo ainda não sumiu da fila do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). E agora?  Agora é hora de encarar as filas.

Nas primeiras horas desta quarta-feira (31) a fila na sede do TRE, no CAB, reúne uma multidão. Pelo menos cinco mil pessoas aguardavam na parte externa do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), na Paralela. Por volta de 9h30, a fila estava nas imediações da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR), na 2ª Avenida, a cerca de 650 metros da sede do TRE. 

Mas há outros postos para comparecer e ficar em dia com a Justiça Eleitoral na capital. Mais abaixo, veja uma lista de locais que ainda fazem o procedimento pendente para 500 mil soteropolitanos - ou 27% do total do eleitorado. No posto da Calçada, por exemplo, as senhas acabaram em dez minutos.

[[galeria]]

Segundo dados divulgados na manhã de hoje pelo TRE, 519.888 eleitores ainda precisam fazer o recadastramento biométrico.

O atendimento para realização da biometria no posto do SAC da estação do metrô da Bonocô, nesta quarta-feira (31), foi marcado por revolta e confusão.  É que os mais de mil eleitores que aguardavam na fila acusaram funcionários do SAC de obedecer uma lista de chamada feita por um eleitor, sem a autorização do TRE.

O atendimento, que começou por volta de 7h40, teve o apoio de quatro policiais militares. Procurado pelo CORREIO, o gerente do SAC, que se identificou apenas como Fábio, afirmou que a lista foi utilizada como um modo de "organizar a bagunça". Ele, no entanto, afirmou que não daria mais detalhes acerca do atendimento, autorizado pelo TRE. "São 360 senhas para atendimento normal e 60 para atendimentos preferenciais", se limitou a dizer.

Na fila desde às 14h de terça-feira (30), a vendedora Deise Silva, 33 anos, temia não ter seu nome na lista. "Eu dei meu nome pro rapaz, mas até agora não fui chamada. Deixei meus filhos em casa, e agora estou com medo de ter perdido a viagem", contou ela, que mora na região da Bonocô. Após quase 19 horas aguardando, a vendedora continuava sem respostas."Eu não estou aqui porque vou ganhar nada, estou aqui porque sou obrigada. Para agora ser dessa maneira?", indagou aos policiais. Vizinha de Deise, a cuidadora de idosos Geovana Gonçalves, 34, também demonstrou preocupação. "Imagine você deixar dois filhos pequenos em casa só pra vir fazer a biometria, esperar por horas e descobrir que você pode não conseguir", pontuou a eleitora, que também não havia sido chamada. Geovana Gonçalves estava preocupada com tempo que iria passar na fila  (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Pela terceira vez, a passadeira Marlene Santana, 43, esperou por horas, sem sucesso. "Me arrependi de ter vindo para cá, mas é porque fica perto. É um barato que sai caro, porque é um absurdo o que estão fazendo com a gente", desabafou. Na fila desde a tarde de terça-feira, ela desistiu de realizar o procedimento. "Meu filho de 6 anos está em casa dormindo sozinho, infeliz, eu não tenho como continuar aqui", lamentou Marlene, que é moradora de Cosme de Farias.

Quem também demonstrou indignação foi a autônoma Kelly Ferreira, 30. Moradora de Brotas, ela levou colchão e também dormiu no local. "Eu não consigo me conformar com o fato de que eles [funcionamento do SAC] estão obedecendo uma lista que não é oficial. Eu não sou obrigada a dar o meu nome a um desconhecido. O TRE apoia isso?", indagou a eleitora ao CORREIO.

Kelly também relatou ter presenciado muita gente vendendo lugar na fila."Eu não trabalho para isso. Me recuso a pagar qualquer valor. Vi gente vendendo de R$ 30 a R$ 70, depende do lugar na fila", contou. A reportagem presenciou os funcionários do SAC chamando os eleitores com auxílio de uma lista. Eles não confirmaram, porém, a origem do papel.

Já no TRE, uma multidão aguarda. Última pessoa da fila, a assistente técnica Gisele França, 31, já chegou pensando em desistir. "Olha, eu não vou mentir. Não vim antes por desinteresse. Acabei vencida pelo medo de perder meu seguro desemprego. Algumas pessoas falaram que não perco, na dúvida, acabei vindo", contou. Multidão formou fila para conseguir fazer a biometria na sede do TRE, no CAB (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) A quantidade de gente, entretanto, assistiu a assistente. "Acho que já vou embora logo agora, é gente demais. Eu não suporto fila, é a coisa mais insuportável do mundo pra mim. Viu tentar, mas imagino que não vou aguentar, não", admitiu. 

Reforço da polícia Em nota, a Polícia Militar informou que as unidades operacionais  responsáveis pelo policiamento nos bairros onde ocorre cadastramento biométrico intensificam a presença policial nas filas e no entorno "com o objetivo de garantir o direito das pessoas serem atendidas, evitar a incidência de delitos e manter a ordem pública".

"Na manhã de terça-feira (30), durante policiamento na fila de cadastramento biométrico do TRE no bairro da Calçada, a 16ª CIPM precisou atuar para controlar o tumulto que se formou depois que a quantidade de senhas distribuídas não ter sido suficiente para o público que estava na fila desde o dia anterior", destacou a PM, em nota. Apesar da confusão, Genivaldo Caciano conseguiu fazer a biometria e saiu feliz do SAC da Calçada  (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) O último dia da biometria também chegou para outros 51 municípios baianos, que têm como opções para regularizar a situação, além de postos, cartórios em seus domicílios eleitorais. Em toda a Bahia - contando com Salvador -, são quase 1 milhão de eleitores em fase obrigatória do recadastramento biométrico que ainda não havia realizado o procedimento até terça. Quem não der as caras - e as dedadas - terá o título cancelado. Na sede do TRE-BA, no CAB, a única 'colher de chá' para os atrasados da biometria é que, quem chegar na fila antes das 18h desta quarta terá o atendimento garantido.

Paciência e confusão Aproveitando o dia de folga, a garçonete Jeísa da Silva Pereira, 29 anos, chegou ao CAB às 7h30 desta terça com o marido, o pintor Wellington Pereira, 29, e, às 22h, ainda estava esperando ser atendida.

“É muito estressante ficar o dia todo em pé, debaixo do sol. O banheiro é sujo...”, reclamou Jeísa, que esperava ir para casa, depois do atendimento, por volta das 23h, o que totalizaria 16 horas de espera. 

Por conta do estresse e do receio de não fazer a biometria a tempo, houve confusão em um dos postos do SAC, nesta terça. Foi na Estação Ferroviária da Calçada, e a Polícia Militar teve que aparecer para conter “um tumulto” depois que a quantidade de senhas distribuídas não ter sido suficiente para o público que estava na fila desde a segunda-feira.

Já no metrô da Estação Pirajá não houve confusão, mas a fila foi tão grande que se estendeu pelas passarelas de pedestres que dão acesso ao local.

Consequências Com o cancelamento do título, o eleitor não poderá votar nas Eleições 2018. Além disso, ficará impossibilitado de tirar passaporte, tomar posse em concurso público, renovar matrícula em instituição de ensino e receber auxílios do governo. Esses impedimentos estão previstos no art. 7º do Código Eleitoral.

Vale lembrar que a convocação oficial para a revisão teve início em fevereiro de 2017, porém já vinha sendo amplamente divulgada na imprensa desde novembro de 2016, sendo o assunto uma constante em sites, jornais, rádios e TVs. Em Salvador, o serviço para o cadastro biométrico é disponibilizado desde 2014.

O objetivo principal da biometria é garantir ainda mais segurança durante o processo de votação eletrônico. O sistema biométrico é preparado para identificar uma pessoa, por meio da assinatura, das impressões digitais e do reconhecimento de face.

Atendimento Para ser atendido, o cidadão precisa apresentar original de um documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado (emitido há, no máximo, três meses).

Na sede do TRE-BA, os atendimentos ocorrem por demanda espontânea, ou seja, por ordem de chegada e sem distribuição de senhas. Além do órgão eleitoral, mais sete postos atendem por demanda espontânea, porém pela dinâmica das senhas. Veja os locais:POSTO HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Sede do TRE-BA (CAB) 8h às 18h Por ordem de chegada Assembleia Legislativa (CAB) 9 às 17h 80 senhas/dia Secretaria da Fazenda (CAB) 8 às 18h 110 senhas /dia Tribunal de Justiça (CAB) 8 às 18h 80 senhas/dia Ministério Público (Nazaré) 8h às 17h 55 senhas/dia Estação Pirajá do Metrô 7h às 20h; 400 senhas/dia Estação Bonocô do Metrô 7h às 16h 250 senhas/dia  Estação Ferroviária da Calçada 7h às 16h 250 senhas/dia Confira os documentos necessários para fazer o cadastramento biométrico: - Documento oficial de identificação com foto (Ex.: original e cópia de RG, CNH, Carteira Profissional, Passaporte, Carteira de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar);

- Comprovante de residência atual original e cópia (emitido há, no máximo, três meses), no nome do eleitor ou de um parente, devendo comprovar o parentesco;

- Documento comprobatório de alterações de dados pessoais, se houver (Ex.: original e cópia da certidão de casamento com homologação de separação, sentença judicial etc.);

- Se for tirar o 1º título eleitoral, necessita-se ainda da original e cópia do comprovante de quitação do serviço militar (para homens com idade entre 18 e 45 anos).

- A CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é válida como documento de identificação para o alistamento eleitoral (1º título de eleitor) por não conter nacionalidade/naturalidade, assim como o Passaporte, por não conter a filiação.

- O eleitor que tiver o título eleitoral anterior deve levá-lo na hora de fazer o recadastramento biométrico. Caso o tenha perdido não é necessário levar boletim de ocorrência.

-  Antes de comparecer ao cartório, é necessário ao eleitor consultar a existência de débitos com a Justiça Eleitoral. Para isso, bastará acessar o site (www.tre-ba.jus.br). A pesquisa é feita, por meio do menu principal, seguindo o caminho: Eleitor > Débitos do eleitor. Caso exista débito, a multa deverá ser paga previamente. O comprovante de pagamento deverá ser apresentado no momento do atendimento.