Último triunfo do Bahia sobre o Palmeiras tinha Felipão no banco

Técnico comandava o time paulista em 2012, quando o tricolor venceu por 2x0

  • Foto do(a) author(a) Bruno Queiroz
  • Bruno Queiroz

Publicado em 15 de agosto de 2018 às 05:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: Mauricio Lima / AFP

Boas lembranças estão sempre guardadas na memória e a oportunidade em reviver um acontecimento que tenha marcado positivamente é um privilégio raro. O jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil diante do Palmeiras, nessa quinta-feira (16), às 19h15, no Pacaembu, permitirá ao torcedor tricolor viajar no tempo.    

Há seis anos, pelo Campeonato Brasileiro de 2012, as equipes se enfrentaram na Arena Barueri. Na ocasião, o Bahia era comandado por Caio Júnior, treinador que viria a falecer no acidente aéreo da Chapecoense, em novembro de 2016. Aquela partida marcou o último triunfo tricolor no confronto com o time paulista, por 2x0, com dois gols de Souza.

O detalhe é que o técnico do Palmeiras era justamente Luiz Felipe Scolari, o mesmo que estará no banco de reservas do Pacaembu amanhã. As boas recordações não param por aí. Depois disso, Felipão voltaria ao Brasil para treinar o Grêmio entre 2014 e 2015 e na última vez que enfrentou o Bahia, foi derrotado por 1x0, na Fonte Nova, também pela Série A. Galhardo marcou o único gol da partida. 

Verdade também que naquele mesmo ano, ainda no primeiro turno, o Grêmio de Scolari havia levado a melhor vencendo por 1x0 em Porto Alegre, com gol de Barcos. Esta lembrança, no entanto, é totalmente dispensável. 

Ainda que as boas memórias tragam confiança, viver do passado já não é suficiente. Para avançar de forma inédita às semifinais da Copa do Brasil, o Bahia terá que vencer o Palmeiras  ou então superar o rival nos pênaltis em caso de empate nos 90 minutos.

Ano passado, o Pacaembu também foi o palco do confronto entre as equipes e o tricolor conseguiu um bom resultado. Após estar perdendo por 2x0, conseguiu buscar o empate com dois gols de Edigar Junio. Em 2014, no mesmo estádio e também pela Série A, novo empate por 1x1. Novamente, os donos da casa saíram na frente com Henrique Dourado, mas Kieza garantiu um ponto ao Bahia. 

Ao todo, foram seis partidas entre as equipes no Pacaembu com três vitórias do Palmeiras, dois empates (anteriormente citados) e apenas um triunfo tricolor por 1x0, que aconteceu em 1987. O lateral direito Zanata foi o autor do gol.

O meia Vinicius está confiante em repetir o feito de 31 anos atrás e garante que todo o time estará preparado para o tempo normal e pênaltis, caso haja novo empate. 

“Estamos numa boa sequência, sempre pontuando, conseguindo resultados positivos e estamos amadurecendo. A gente sabe que vai ser um jogo difícil, que, principalmente, o começo do jogo vai ser difícil, mas vamos para lá em busca do triunfo. Se não for nos 90 minutos, ainda terá os pênaltis e estaremos preparados para qualquer decisão”, afirmou.

O elenco faz o último treino na manhã desta quarta (15) antes de seguir para a capital paulista às 13h30. O time que vai entrar em campo deve ser formado por Anderson, Bruno, Tiago, Lucas e Léo; Gregore e Elton; Zé Rafael, Vinicius e Edigar; Gilberto.