Último triunfo do Vitória coincide com a última vez fora do Z4

Fato ocorreu há mais de um mês e também foi fora de casa; Leão visita o Cruzeiro nesta quarta

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de novembro de 2018 às 12:52

- Atualizado há um ano

. Crédito: Maurícia da Matta / EC Vitória

A três rodadas do fim do Campeonato Brasileiro, o Vitória entra em campo nesta quarta-feira (21), às 20h45 (da Bahia), no Mineirão, em Belo Horizonte, precisando vencer o Cruzeiro – e também de uma combinação de resultados - para sair da zona de rebaixamento após mais de um mês. A última vez que o Leão não esteve no Z4 foi ao fim da 29ª rodada. Ainda assim, cabe um asterisco.

Na ocasião, o rubro-negro venceu a Chapecoense por 1x0, no dia 14 de outubro, e, graças ao gol de Lucas Fernandes na Arena Condá, terminou a rodada em 16º lugar, com 32 pontos. No entanto, aquela posição não era consolidada, pois o Ceará, que aparecia em 18º com 31 pontos, tinha uma partida a menos, devido ao adiamento do jogo contra o Cruzeiro, pela rodada anterior.

Dez dias depois, os cearenses venceram por 2x0 no Mineirão e colocaram o Leão na zona, de onde o time não saiu mais. Gol de Lucas Fernandes contra a Chapecoense marcou o último triunfo e também a última vez do Vitória fora do Z4 (Foto: Moysés Suzart / EC Vitória) A presença rubro-negro na zona de degola coincide com o jejum que começou depois de vencer a Chape: 2x2 com o Corinthians, derrota por 1x0 para o São Paulo, 1x1 com o Paraná, 2x2 no Ba-Vi, 0x0 contra o Sport e derrota de 2x1 para o Atlético Paranaense.

A última vez que o Vitória esteve fora do Z4 sem asterisco foi há quase dois meses. Na ocasião, o clube terminou a 26ª rodada em 14º lugar mesmo com a derrota por 4x3 para o Botafogo no Barradão, no dia 23 de setembro.

Atualmente, o Leão é o 19º colocado, com 36 pontos. Tem um ponto a menos que Chapecoense e América e dois a menos que o Sport, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Se vencer o Cruzeiro nesta quarta, o Vitória sairá do Z4 ao menos por uma noite, já que as partidas Chapecoense x Sport, Vasco x São Paulo e Ceará x Paraná serão realizadas na quinta-feira (22).

Autor do gol do último triunfo, o atacante Lucas Fernandes está suspenso e não enfrenta o time mineiro, o que abre vaga para a volta de Neilton, artilheiro do Vitória na Série A com sete gols. O lateral direito Jeferson também está fora pelo mesmo motivo. Lucas é a única opção do setor, mas não será surpresa se Ramon ou Rodrigo Andrade for improvisado.