Um guia rápido para harmonização de vinhos na Semana Santa

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Paula Theotonio
  • Paula Theotonio

Publicado em 19 de abril de 2019 às 14:26

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A Semana Santa é uma época culturalmente valiosa e religiosamente grandiosa. E é, também, um dos períodos mais gastronomicamente ricos do ano: temos chocolates, receitas com peixe e carneiro, além dos mais diversos acompanhamentos. E, claro, há um bom vinho para cada uma dessas opções!

HARMONIZAÇÃO DE VINHO & CHOCOLATE

Para chocolates ao leite, vá de tintos de colheita tardia, em que as uvas permanecem mais tempo na videira. Vinhos do Porto jovens, com pouco tempo de carvalho, trazem um componente de frutas vermelhas ao chocolate.

Se você prefere chocolate branco, a linha de raciocínio é a mesma: brancos de colheita tardia, preferencialmente de locais mais frios; e um bom espumante moscatel brasileiro!

Para chocolates com teor de cacau acima dos 40% e amargos de origem, uma certeza é o Vinho do Porto Tawny. Com notas de nozes e frutas secas, constrói sabores com a sobremesa que também já é bastante aromática, frutada e complexa. Uma baixa experiência sensorial! Vinho combina com chocolate, sim! (foto/divulgação) Quem gosta dos chocolates com mais de 75% de cacau poderá testar a harmonização com tintos secos, especialmente exemplares com taninos mais arredondados e estágio em carvalho. Um Cabernet Sauvignon com estas características pode ser uma excelente ideia!

Outra opção, desta vez por contraste, é juntar um excelente espumante brut com chocolates amargos. O ideal é que ele seja elaborado pelo método champenoise, como um Cava ou um Champagne, pois estes têm a estrutura mais adequada para o casamento enogastronômico. Se você vai servir o peixe com preparos portugueses, escolha vinhos lusitanos! (foto/divulgação)

HARMONIZAÇÃO DE VINHO & BACALHAU

Aqui, com a quantidade de condimentos, temperos e ingredientes nas receitas, a harmonização fica um pouco mais difícil.

A sommelier Juliana Britto, de Vitória da Conquista (BA), me contou que um dos erros mais comuns é querer tomar um Cabernet Sauvignon com bacalhau, por exemplo. E por quê? “O sal do peixe não reage bem com o vinho, trazendo uma sensação metálica à boca”. Imagine que desastre!

Para ela, uma boa dica é manter tudo num mesmo terroir: se você vai servir o peixe com preparos portugueses, escolha vinhos lusitanos!

Esqueça os mega tânicos, super complexos e amadeirados e harmonize seus pratos com tintos frutados de taninos mais leves e boa acidez, para cortar qualquer gordura em excesso. Há assemblages alentejanos incríveis que vão fazer bonito no seu almoço familiar. Prefere brancos? vá de vinhos com acidez, corpo leve a médio e toque cítrico (foto/divulgação) Se você prefere brancos e sua receita é mais leve, escolha o frescor dos rótulos da região de Vinhos Verdes ou qualquer branco com excelente acidez, corpo leve a médio e, preferencialmente, um toque cítrico.  Para preparos mais gordurosos, há quem prefira brancos mais  encorpados, com passagem em barricas de carvalho, elaborados com as uvas Arinto e Antão Vaz.

Tem mais alguma dúvida? Converse comigo lá no meu instagram! Siga.