Uma das mais poderosas sagas de Hollywood, Velozes e Furiosos chega ao seu oitavo título

Estrelado por Vin Diesel, este é o primeiro sem Paul Walker, morto em 2013 num acidente de carro

  • Foto do(a) author(a) Doris Miranda
  • Doris Miranda

Publicado em 13 de abril de 2017 às 00:03

- Atualizado há um ano

Neste episódio, Toretto é chantageado para trair sua família adotiva (foto/divulgação)  

Quando surgiu, mais de 15 anos atrás, Velozes e Furiosos era só um filme sobre a adrenalina de corridas clandestinas de carros em Los Angeles. Mas, os motores envenenados deram muito resultado e hoje, quase três bilhões de dólares de bilheteria depois, surge o oitavo filme da franquia, o primeiro sem o astro Paul Walker, morto em 2013 num acidente de carro (ironia da vida real).

E quer saber? Apesar de altos e baixos, pertinentes numa saga tão longa, é uma série legal, cheia de adrenalina e diversão imediata bacaninha. Precisa saber muito de carros para curtir Vin Diesel e sua turma vazando testosterona em rotas alucinantes? Nadinha! Prova disso é que o marrento ator e produtor já garantiu a realização do nono e décimo filmes da franquia.

Agora, quando se pensa que tudo já foi dito sobre o motorista Dom Toretto, o diretor  F. Gary Gray (do badalado Straight Outta Compton: A História do N.W.A/2015) coloca o corredor no meio de um conflito geopolítico com direito a ogivas nucleares que o obriga a dar as costas para a família que adotou. Isso porque, o já pacífico Toretto, casado com Letty (Michele Rodriguez), é chantageado pela terrorista cibernética Cipher (Charlize Theron) para se aliar a ela no roubo de poderosas armas de destruição em massa.

Quem mais poderia deter o carrancudo Dom senão seus ex-parceiros e atuais desafetos, que o conhecem tão bem? A eles se juntam, cooptados pela polícia internacional, o ex-policial Hobbs (Dwayne Johnson) e seu antigo desafeto, o inglês Deckard (Jason Statham). Na falta de Paul Walker, além da sul-africana Charlize, outra atriz de peso foi chamada para reforçar a trama: a britânica Hellen Mirren aparece numa pequena (e crucial) ponta. Ah, detalhe de bastidores: a briga de Vin Diesel e Dwayne Johnson na tela, que envolve traição e vingança,  foi levada para a vida real e, hoje, os astros são inimigos.