Uma semana depois, 9 perguntas sobre o final de Game of Thrones

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Carol Neves
  • Carol Neves

Publicado em 27 de maio de 2019 às 09:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Para não dizer que não falei das flores...

Agora que tive uma semana para conviver com meus sentimentos pós-finale da “Game of Thrones”, sinto que finalmente posso escrever um pouco sobre porque a série me decepcionou tanto no seu final. Nada de petição para refazer temporada, faz parte da vida e bola para frente. Nós sempre teremos Paris, GoT, e são muitas Paris! Foram oito anos maravilhosos, com grandes episódios e personagens fascinantes e até essa última temporada, meio manquinha, conseguiu ter momentos que ficarão para sempre comigo. Entendo o sentimento de vazio que dá quando um seriado em que se colocou tantas expectativas faz bagunça justo na hora de pousar e encerrar a viagem mas, como li alhures, série não é um consórcio que premia no fim. Ninguém perdeu esses oito anos! Pra cima com a viga, moçada!

Meu prêmio de MVP (melhor do jogo) da temporada vai para o compositor Ramin Djawadi, que conseguiu fazer um trabalho ainda melhor do que de costume (coisa fina, escute aqui!), com menção honrosa para Emilia Clarke. Ela é uma atriz com muitas limitações, mas nessa temporada final, quando jogaram Daenerys pela janela do quinto andar, fez o que pode para segurar.

E agora vamos falar mal da series finale!

Por que Verme Cinzento dá a mínima para Westeros e não vinga Daenerys?

Sedento por sangue, Verme Cinzento não hesitou em liderar o ataque a soldados rendidos no episódio anterior à finale. Aqui, ele aparece logo executando os últimos homens de Cersei Lannister sem demonstrar nenhuma piedade, mesmo depois de Jon Snow suplicar para que poupasse as vidas. Mas quando Jon mata Daenerys, o que acontece? Manda prender o traidor, na certa respeitando o devido processo legal (?). Tyrion, o último prisioneiro feito por Dany antes de ser morta? Ele tem autorização para sair da cela e ir falar diante do Conselho de Westeros para fazer o argumento final que vai “quebrar a roda” e transformar o poder na região.Por que Verme Cinzento dá a mínima para o que vai acontecer nesse continente no qual ele perdeu tudo com o que se importava? Por que não se vinga pela morte da sua rainha? Verme Cinzento não fez nenhum sentido no episódio (Foto: Divulgação/HBO) “Ah, ele tem mentalidade de escravo e não tem ninguém para dar a ordem”. Me desculpe, não cola. Ele não está tão cordato e obediente a qualquer forma de autoridade, tanto que quando Sansa pede que Jon participe da reunião ele não permite – e o exílio do (ex) bastardo acaba acontecendo para apaziguar as forças leais a Daenerys. Muito pouco e sem sentido. Tudo isso também acontece, claro, porque a série simplesmente ignorou todas as consequências imediatas da morte de Daenerys. Não existe corpo a se mostrar e não sabemos como aconteceu a revelação (provavelmente o corretíssimo Jon Snow chegou mandando a real e, bem, foi poupado sabe-se lá porquê). A partir daí até a chegada do Conselho também os showrunners preferiram deixar um vácuo para cada um completar com sua imaginação.

Dothrakis e imaculados: quê?

O que também nos leva ao grande mistério dos dothraki, que na episódio da Batalha de Winterfell parecem ter sido extinguidos, para depois se multiplicarem novamente na hora de encarar Cersei. E o que os dothraki ficaram fazendo nas (semanas, meses?) entre a morte de Daenerys e a chegada dos líderes das Casas? Já imaginei aqui um grande acampamento de voz e violão, com os dothraki aprendendo o poder do perdão, para explicar a ausência de uma matança pesada e generalizada pós-execução da rainha. Os imaculados, imagino, seguiram a deixa nonsense de Verme Cinzento e ficaram sem fazer nada também.  O exército de Daenerys (Foto: Divulgação/HBO) O dragão é o animal mais inteligente do mundo?

Sim, existe um longo argumento nas obras de Martin de que o dragão é um animal sensível e muito inteligente. Sem problemas para uma criatura totalmente inventada. Mas daí a acreditar que Drogon destruiu o trono porque entendeu que aquilo ali representava o que levou à queda de Daenerys, me desculpe, mas é forçar demais. Achar isso uma cena válida e uma bela crítica é pior ainda – sutileza, para que? Mas prefiro crer que Drogon não quis queimar Jon Snow e apenas botou a fúria para fora de outro modo.Vale salientar que ele não queimou porque não quis – talvez a cena bisonha de Drogon assistindo Jon e Dany se beijando tenha servido para criar algum elo. Mas Targaryens via de regra podem, sim, ser queimados, e vários já o foram, pelo menos seguindo a letra de George R. R. Martin.  Drogon, nas horas vagas, fez pós em Ciências Políticas em Meereen (Foto: Divulgação/HBO) Daenerys tinha que morrer assim mesmo?

Que Jon Snow iria matar Daenerys estava meio evidente entrando nesse episódio. Que Jon Snow mate Daenerys no meio de um abraço amoroso, murmurando palavras amorosas e ainda com isso sendo colocado de uma maneira que ele é a verdadeira vítima – um homem reto, passando por cima dos seus sentimentos para cumprir um penoso dever – é problemático de um ponto de vista de gênero. Escolheram a pior maneira para essa cena acontecer e para mim é impossível tirar o gosto ruim que ficou na boca assistindo.  "A trope do homem tragicamente assassinando a mulher que ele ama, com o assassino como a parte simpática, não existe em um vácuo", lembrou a crítica Lindsay Ellis, citando casos reais de violência, e eu não poderia concordar mais. Obviamente a essa altura Daenerys já está enquadrada como uma genocida delusional, mas ainda assim gostaria que a série tivesse encontrado outra maneira de fazer essa cena, que além de tudo foi rápida e anticlimática. (Foto: Divulgação/CORREIO) Bran, o quebrado, tem a “melhor história”?

Finalmente, quem é Bran Stark? Ao longo dessa temporada ele chegou a renegar sua Casa, afirmando que nem mesmo era mais um lorde Stark, apenas o enigmático Corvo de Três Olhos. Na hora em que Tyrion consegue convencer todos de que Bran tem “a melhor história” (sério?), ele no entanto aceita alegremente o cargo de maior poder em Westeros. "Para que você acha que eu vim até aqui?", replica. Seria já uma tentativa de retcon já para colocar Bran como um grande manipulador que fez tudo para terminar ali? Ele sabia que iria acontecer o assassinato em massa e deixou rolar? Calculou para ser o rei no final? Agora é tudo terra de ninguém e de qualquer um para imaginar. Bran, ou o Corvo de Três Olhos, sempre foi um personagem mal desenvolvido, o que se exacerbou nessa última temporada. Quem esperou um algo a mais dele, especialmente na guerra contra os mortos, ficou na saudade. Talvez o pensamento para decidir que ele deveria ficar no trono, junto com a vontade de subverter e surpreender, tenha sido mesmo o fato dele ser um "HD da história de Westeros" e ter cerca presciência. Se um rei inexperiente, que sabe de tudo e tem capacidade ímpar para espionar é bom, tenho minhas dúvidas. Pergunte de novo daqui a dez anos. Bran sempre foi um dos personagens com pior desenvolvimento (Foto: Divulgação/HBO) Todo mundo de boa com o Norte independente por que mesmo?

Sansa tem perseguido a independência do Norte há tempos e não me surpreende que assim que teve a oportunidade ela tenha enfiado o tema na reunião para decidir o rei. Basta lembrar que quando ainda tínhamos duas guerras pela frente ela já estava abordando o assunto com Daenerys. Mas que todos tenham aceitado tão docilmente é intrigante. Eles fizeram o “grosso” na luta contra os mortos? Bom, até por questão geográfica isso é óbvio. O Norte já foi independente? Dorne também. As Ilhas de Ferro já se insurgiram contra o reino. Mas ali na hora ninguém questionou. Tudo bem que metade do Conselho estava dominado pelos Stark, mas ficou demais. Só me resta esperar que daqui a alguns anos Yara Greyjoy, a única que não parecia totalmente satisfeita com a morte de Daenerys, inicie uma rebelião contra o tirânico reinado hipervigilante de Bran, o Quebrado. Máfia Stark dominou tudo na finale (Foto: Entertainment Weekly) Por que Brienne ficou no Sul?

Só posso crer que Brienne resolveu ficar no Sul e não voltar ao Norte com Sansa, para quem tinha jurado fidelidade, para ter oportunidade de atualizar a wikipedia de Jaime Lannister. Pode ser que a agora Rainha do Norte já se sinta segura o suficiente entre os seus para liberar Sor Brienne para seguir como chefe dos cavaleiros em Porto Real. Mas não tivemos sequer uma conversa ou algum tipo de despedida que permitisse explicar melhor ou fazer um último momento entre as personagens, juntas há anos.  Brienne buscando conclusão após o fim triste de sua história com Jaime (Foto: Divulgação/HBO) Roteiristas, cadê o diálogo de qualidade?

Tudo bem que a finale não teve muitos diálogos, mas os que tivemos ainda desejaram a desejar. Minha querida Arya sobreviveu ao Rei da Noite e à destruição de Porto Real para ter a oportunidade de falar um dos piores diálogos da finale. “Eu conheço um assassino quando vejo um”, diz ela a Jon Snow, depois de presenciar Daenerys cometer assassinato em massa. Não diga?? E aí Jon mata Daenerys proferindo a cansada fala que ocupou metade de suas conversas na temporada (“Você sempre será minha rainha”). E que tal Tyrion Lannister falando a Jon que também amava Daenerys “não com tanto sucesso quanto você?”. É o que?? Aliás, esse diálogo entre o anão e Jon foi todo horrível, parecendo uma reprise de todos os fóruns e pensatas que existiram entre o penúltimo e o último episódio digerindo a reviravolta de Daenerys. Pelo visto os roteiristas sabiam que seriam difícil de engolir e não conseguiram fazer nada melhor a seu favor que um diálogo expositivo.  "Conheço uma assassina quando vejo uma", sério? (Foto: Divulgação/HBO) E por fim: Daenerys ficou louca mesmo?

A teoria da “Rainha Louca” ronda o universo de “Game of Thrones” há anos e é recorrente para leitores de George R. R. Martin. Sempre houve muita especulação de que esse seria, sim, o destino de Daenerys e fora o cansaço com a ideia de “a mulher no poder louca”, ok. Mas  Daenerys ficou louca mesmo? No dia do massacre em Porto Real, tivemos apenas cinco segundos de Emilia Clarke em cima do dragão tomando uma das decisões mais importantes da série. Pareceu que, num átimo, Dany se lembrou de todo seu sofrimento e por vingança resolveu destruir inteiramente a cidade, com civis e tudo, mesmo já tendo conquistado seu objetivo. Na finale, Daenerys faz um discurso para seu exército (todo um visual Terceiro Reich) afirmando que libertou a cidade e que agora vão libertar Westeros toda. Se fosse uma promessa de conquistar o novo continente para os dothrakis e imaculados, aliados de primeira hora, até faria sentido, mas ela já parece desconectada da realidade, assim como na conversa posterior com Jon.Daenerys ficou louca ou era apenas uma tirana que foi se descobrindo ao longo das temporadas? A reviravolta dela foi o cerne dessa temporada e, em minha opinião, representa o fracasso do final da série. Não é fora de personagem, combina com "Game of Thrones", mas a correria com que a sétima e a oitava temporada foram feitas prejudicaram muito a hora de amarrar essa história.Daenerys teve muitas perdas, estava se sentindo isolada e rejeitada na tão sonhada Westeros, e mesmo assim na hora H pareceu tão artificial... Os momentos impiedosos dela andaram lado a lado com sua empatia até aqui. Ela foi capaz de ver o irmão queimar vivo com um sorriso no rosto, como citaram os showrunners após o final (tenho que confessar que também sorri quando Viserys levou a pior), mas também de ajudar mulheres a escapar de estupros, liberar os imaculados, conquistar várias cidades sem derramamento de sangue... A série queria criar um conflito entre essa lado de compaixão da personagem e sua obsessão com a busca pelo Trono e o quanto o poder significava para Daenerys. Mas o episódio não traz esse dilema, já que ela decide queimar a cidade quando os sinos badalam indicando que a guerra foi vencida.... É apenas um ato extremamente cruel e imprecedente para ela até ali. Não houve gradação, não tivemos a perspectiva de Daenerys, não tivemos o básico, que é entender o que foi feito e porquê. Para mim, na hora mais necessária e vital, os roteiristas falharam, e isso é triste. Loucura, ódio, vingança? (Foto: Divulgação/HBO) Agora, vamos sentar e esperar o que vier primeiro. Sexto livro da saga? Está a caminho, mas esse é aqueles casos que só acreditarei vendo. O primeiro spinoff da série, uma prequel, também está em produção. Ontem, a HBO liberou um documentário de quase 2 horas sobre a produção da temporada final que permite ver o tamanho da superprodução que foi "Game of Thrones". Aos já saudosos, vale conferir.

À guisa de despedida, deixo com vocês a reação do rapper Snoop Doggy assistindo à cena de Jon matando Daenerys: