Uma visão global e integral da economia baiana

Conferência em comemoração aos 40 anos do CORREIO discute opções de desenvolvimento para o estado

  • D
  • Da Redação

Publicado em 20 de maio de 2019 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Reaprender com o passado para construir melhor o futuro. É essa a ideia que formata a Conferência Bahia 40+ O Futuro da Economia, que será realizada amanhã, entre as 8h e às 12h30 no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), localizado no bairro do STIEP.

A conferência integra o calendário de eventos comemorativos do aniversário de 40 anos de circulação do CORREIO. Neste cronograma, o mês de maio é dedicado a temas ligados à Economia do estado. Além da conferência, o jornal impresso e o site do CORREIO tem publicado às segundas-feiras do mês a série especial Quarentões de Sucessos, que conta a história de empreendimentos baianos com mais de 40 anos de atividades ininterruptas. Entre os eventos que fizeram parte do calendário comemorativo estão a exposição de fotografias da história do Carnaval de Salvador, em fevereiro, e o Baba das Antigas, em abril. 

A Bahia 40+ O Futuro da Economia está dividida em duas partes. Na primeira, os palestrantes convidados Armando Avena e Luciano Sampaio apresentam seminários para, respectivamente, analisar a história da economia baiana de 1979 a 2019 e apontar as oportunidades abertas para o estado pelas transformações que a economia mundial vai passar nas próximas quatro décadas. 

Na segunda parte do evento, representantes do setor produtivo local se juntam aos dois palestrantes para formarem um painel para aprofundar e debater temas e aspectos levantados pelos seminários. A organização do evento convidou para o painel a Fieb, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Bahia (Fecomércio-Ba), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae-Ba). 

“Acredito que a Conferência Bahia 40 + O Futuro da Economia seja um dos mais importantes eventos do ano. Ele nos dá a oportunidade de entender nossa história recente e de conhecer as mudanças que já se avizinham para projetar a Bahia no novo cenário mundial. Teremos, assim, uma chance de sonhar com a Bahia em que queremos estar ou legar para nossos filhos, e também a de pensar pragmaticamente em como transformar esse sonho em realidade” ressalta Flavio Oliveira, curador da conferência e editor de economia do Jornal CORREIO.

Palestrantes A conferência será aberta pelo economista e colunista do CORREIO Armando Avena, que tem no currículo experiências  como professor da Universidade Federal da Bahia e como secretário estadual do Planejamento. Ele também é consultor e escritor, com diversos livros de ficção lançados. 

Na sua apresentação, intitulada Os último 40 anos: O Outro Lado da Economia Baiana de 1979 a 2019, Avena pretende debater os caminho que a Bahia seguiu até a atualidade e levantar os desafios que ainda persistem para o seu desenvolvimento.  "A Bahia cresceu muito nos últimos 40 anos, mas agora e é  fundamental discutir e conhecer este período e, principalmente, o que é preciso fazer para continuar crescendo", diz  o economista. 

Luciano Sampaio viveu a maior parte de sua carreira como consultor e há 17 anos atende empresas listadas nas bolas do Brasil e dos EUA. É contabilista e possui MBA em Finanças. A partir de julho ele assume a liderança das operações no Nordeste da PwC - uma das maiores consultorias do mundo. "Minha apresentação está alicerçada em duas pesquisas realizadas pela PwC, que apontam o cenário econômico em 2050 e as cinco megatendências que direcionarão investimentos e perspectivas para a economia baiana e brasileira", diz Sampaio. "Acredito que, apesar de vivermos esse grande turbilhão atual  temos um cenário futuro animador, pois o ambiente de quebra de paradigmas também aponta para ganhos muito significativos", complementa.  

A Conferência Bahia 40+ O Futuro da Economia faz parte do projeto Correio 40 anos, que tem oferecimento do Bradesco, patrocínio do Hapvida e Sotero Ambiental, apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio de Vinci Airports, SESI, Salvador Shopping, Unijorge, Claro, Itaipava Arena Fonte Nova, Sebrae, Santa Casa da Bahia.

Conhença os palestrantes  Armando Avena, nascido em Salvador,  é economista e também  jornalista,  escritor, consultor e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Foi Secretário de Planejamento da Bahia e  presidente do Fórum Nacional de Secretários de Planejamento. Mestre em Planejamento Global e Política Econômica pela Cepal/ ONU e doutor em Ciências Sociais pela Ufba. Luciano Sampaio é graduado em Ciências Contábeis e tem MBA em Finanças Corporativas. Possui mais de 25 anos de experiência em auditoria, é sócio da PwC Brasil,  e a partir de julho de 2019 assume a liderança das operações da organização no Nordeste. Há 17 anos atende algumas das principais corporações listadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos, além de empresas familiares e de capital fechado.

Serviço

O que:  Conferência Bahia 40+ O Futuro da Economia

Quando : Terça, 21/5, das 8h às 12h30

Onde: Auditório da Fieb, STIEP

Destaque:  O evento faz parte das comemorações pelos 40 anos do CORREIO e contará com a participação do economista e colunista do jornal Armando Avena, do consultor Luciano Sampaio e de representantes do setor produtivo da Bahia

Programação:  8h00 – Credenciamento 9h00– Palestra de Armando Avena  9h40 - Palestra de Luciano Sampaio  10h20 - Coffee Break 11h00 - Painel e debate sobre o futuro da nossa economia 12h30 - Encerramento