Uneb: 6.282 candidatos não comparecem para fazer as provas do vestibular

Gabarito será divulgado na próxima quarta-feira (5)

Publicado em 3 de dezembro de 2018 às 18:20

- Atualizado há um ano

O vestibular da Universidade do Estado da Bahia (Ubeb) registrou um índice de abstenção total de 16,17% (6.282). Nesta segunda-feira (3), 32.570 candidatos compareceram para o segundo dia de provas na capital e no interior do estado. Os candidatos concorrem a 4.074 vagas distribuídas em cursos de graduação presenciais, oferecidas nos campi de Salvador e outras 24 cidades baianas, com ingresso nos semestres 2019.1 e 2019.2. 

De acordo com a universidade o número de ausentes é o menor dos últimos anos. A instituição informou ainda que não constatou intercorrências graves durante a realização das provas.

Nesta segunda-feiraforam aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia). Os candidatos tiveram 4 horas para concluir as provas e só puderam deixar os locais após 2 horas do início da avaliação.

Aproximadamente 2.800 profissionais trabalharam para garantir a realização do vestibular. As provas foram aplicadas em 25 estabelecimentos da capital e 64 do interior do estado, contemplando as 25 cidades onde a universidade vai ofertar cursos.

Por motivo de segurança, os gabaritos dos dois dias do certame só serão divulgados na próxima quarta-feira (5), no site do Vestibular Uneb 2019. O resultado final deverá ser publicado a partir do dia 18 de janeiro.

Pela primeira vez na história da instituição, além da reserva de 40% das vagas para negros e de 5% de sobrevagas para indígenas, também terão direito aos 5% de sobrevagas quilombolas, ciganos, transexuais, travestis, transgêneros, pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades. Cada grupo contará com essa porcentagem em todos os cursos.

Os optantes pelo sistema de reserva de vagas precisarão, no ato da matrícula, apresentar os comprovantes de escolaridade dos Ensinos Fundamental II e Médio em instituição das redes públicas de Educação, conforme prevê o edital de seleção.