Unidade de saúde de Itapuã atenderá mais de 600 pessoas por dia

Equipamento vai ser entregue em maio de 2019

  • Foto do(a) author(a) Nilson Marinho
  • Nilson Marinho

Publicado em 2 de outubro de 2018 às 18:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Max Haack/SecomPMS

A comerciante Alzira Maria de Jesus, 63 anos, quando precisa de algum atendimento médico, por mais básico que seja, recorre sempre a uma clínica particular do bairro de Itapuã. O problema é que a consulta custa, em média, R$ 100, mas é a única forma de não enfrentar filas ou ir a outro bairro procurar atendimento na rede pública.

Em maio de 2019, quando a Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro onde mora estiver pronta, atendendo, por dia, 650 pessoas, Alzira, que possui um pequeno bar em frente ao terreno onde será construído o equipamento público, na Rua Edmundo Spínola, poderá ter, de graça, atendimentos como serviço de enfermagem, vacina, tratamento contra tuberculose e diabetes.

Para o atendimento, bastará apenas levar a carteira do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento de identificação. 

Na manhã desta terça-feira (2), o prefeito ACM Neto assinou uma ordem de serviço de construção imediata da USF. O equipamento será construído em um terreno público entre um supermercado e uma igreja evangélica. A construção ocupará uma área de 600 m² e terá três pavimentos. Antes da prefeitura utilizar o terreno, os moradores contam que o espaço servia apenas para depósito de lixo.  Prefeito ACM Neto assina ordem de serviço para obra (Foto: Max Haack/SecomPMS) O titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Luiz Galvão, afirma que outras cinco USF estão sendo construídas no Distrito Sanitário de Itapuã, que possui, segundo a pasta, 37 bairros e localidades onde moram, no total, 205 mil habitantes.

A previsão de entrega das cinco unidades é no final do primeiro semestre de 2019. Quando as seis USF estiverem prontas, a cobertura da saúde básica no distrito que, em 2012, era de apenas 15%, subirá para 76%. 

"Algo muito significativo para essa região da cidade que é muito carente de saúde", comentou o secretário, acrescentando que os moradores de Itapuã contam apenas com o 7° Centro de Saúde Professor José Mariane para atendimentos. 

De acordo com o prefeito ACM Neto, a assistência básica de saúde tem sido prioridade do seu governo. A cobertura na área da saúde em toda a cidade, no início da sua gestão, era de 18%. Agora, ele afirma que esse número subiu para 44%. Até o final da sua gestão, o prefeito pretende que a cobertura seja de mais de 60%. "Estamos vivendo um momento de maturação de todo investimento feito para a expansão da saúde básica na cidade", declarou.

*Com supervisão da chefe de reportagem Perla Ribeiro.