Unidade de saúde do Resgate vai atender até 650 pessoas por dia

Previsão é de que obras fiquem prontas até março

  • Foto do(a) author(a) Luan Santos
  • Luan Santos

Publicado em 17 de julho de 2018 às 13:28

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Luan Santos/CORREIO

Com capacidade para atender 650 pessoas por dia, a Unidade de Saúde da Família do Resgate, que teve o início das obras autorizado nesta terça-feira (17) pelo prefeito ACM Neto (DEM), deve começar a funcionar até o mês de março do próximo ano. O posto, que será construído numa área de 650 metros quadrados, vai atender cerca de 16 mil pessoas que moram no entorno. 

Ao assinar a ordem de serviço para o início imediato das obras, o prefeito afirmou que a unidade vai permitir à prefeitura atender a 100% da demanda reprimida por atenção básica no Resgate. A intervenção tem previsão para ser concluída em até oito meses, segundo o secretário da Saúde, Luiz Galvão. 

A unidade terá 12 consultórios, sendo quatro odontológicos, além de sala de vacinação e farmácia. Em torno de 60 profissionais vão atuar no local, sendo quatro equipes de saúde da família, que são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde, entre outros. "Esse é um esforço que a prefeitura tem feito em toda a cidade para ampliar o atendimento da atenção básica. No começo de 2013, quando chegamos à prefeitura, Salvador tinha a pior cobertura entre todas as capitais, menos de 18%. Vamos fechar esse ano com praticamente 50%", afirmou ACM Neto. Segundo o prefeito, a obra conta com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB). Ao todo, serão investidos cerca de R$ 1,13 milhão na construção da unidade. "Com as unidades de Mata Escura, Arraial do Retiro e São Gonçalo, no começo de 2019, teremos triplicado o alcance dos servicos básicos nesse distrito sanitário", afirmou o prefeito. 

Moradora do local há 30 anos, a aposentada Dilma Gomes, 74 anos, acredita que o posto vai proporcionar mais qualidade de vida para os habitantes do Resgate. "É um bairro tranquilo, com muitos idosos. Vai ser ótimo ter esse atendimento mais próximo", diz.

Somente neste ano de 2018, foram entregues ou iniciadas a construção de dez unidades municipais de saúde. A população já usufrui do atendimento das novas USFs Capelinha de São Caetano, Recanto da Lagoa II, Colinas de Periperi e Curralinho (Boca do Rio), além do primeiro Hospital Municipal de Salvador. Estão em andamento as obras das USFs Lagoa da Paixão, Vila Nova de Pituaçu, Vila Canária e Fazenda Grande III, além do Resgate.