Unidade especial da PM já fez quatro ocupações em Salvador; saiba mais

Ação mais recente é no Nordeste de Amaralina

  • D
  • Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2017 às 12:47

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

A população do Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas e Santa Cruz está desde o início da madrugada desta quinta-feira (21) convivendo com um reforço no policiamento através da recém-criada Companhia de Patrulhamento Tático Móvel (Patamo) do Batalhão de Choque. A Patamo está ocupando a região por prazo indeterminado.

Essa é a quarta ocupação feita pelo grupo especializado da PM, criado para ocupar locais conflagrados pelo crime. Os policiais ficam o tempo todo na localidade. As outras ocupações aconteceram na Liberdade e por duas vezes no Engenho Velho da Federação. 

A ocupação da Patamo na região do Nordeste de Amaralina foi deflagrada em função da situação de insegurança na região - com reflexo no serviço de transporte coletivo e no funcionamento de escolas municipais. Ônibus deixaram de circular no Vale das Pedrinhas, desde terça-feira (19), e desde ontem, na Santa Cruz. Cinco pessoas morreram em confronto com a polícia em três dias no Complexo do Nordeste de Amaralina.

A Patamo entrou na região em ação conjunta com as Rondas Especiais (Rondesp) Atlântico. A polícia não informou o número de agentes que estão trabalhando na ocupação da região que tem cerca de 70 mil moradores. 

Em locais como Largo do Areal foram montadas bases fixas dos policiais militares para facilitar o controle das ações. Veja abaixo vídeo que mostra o início da ocupação da Patamo:

Patamo foi criada para atuar em mancha criminal  A Patamo foi criada em agosto deste ano para atuar nos bairros que compõem a chamada “mancha criminal” da capital. O CORREIO antecipou, em julho, que a unidade iria fazer operações em bairros como Cosme de Farias, Engenho Velho da Federação, Valéria e Santa Cruz, que abrigam um volume maior de ocorrências de violência.

Outra localidade que estava na mira da nova unidade no lançamento era o Boqueirão, na Santa Cruz, que faz parte da região de Nordeste de Amaralina. Lá, estão instaladas três Bases Comunitárias de Segurança e uma companhia (40ª CIPM/ Nordeste). Traficantes da facção Comando da Paz têm forte atuação na localidade. 

A primeira ocupação da Patamo aconteceu entre os dias 11 e 13 de agosto quando um efetivo de 60 policiais militares 'moraram' provisoriamente no Engenho Velho da Federação. Outra operação da unidade começou no dia 17 de agosto quando o grupo atuou na Liberdade. A terceira ocupação aconteceu novamente no Engenho Velho da Federação no início de setembro, quando um homem morreu em confronto com a PM. 

Cinco mortes em três dias Em três dias cinco pessoas, que segundo a polícia tinham envolvimento com o tráfico de drogas, foram mortas em confronto com forças policiais no Complexo do Nordste de Amaralina que engloba o Vale das Pedrinhas e Santa Cruz.

Na madrugada desta quinta-feira (21) um homem, não identificado, foi ferido e chegou a ser levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas morreu. Ele, segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), entrou em confronto com policiais. 

As primeiras mortes em confronto foram de dois jovens de 18 anos mortos na terça-feira (19). Em menos de 12 horas, outro jovem, 25 anos, foi morto no Nordeste de Amaralina. Na tarde de ontem (20), Marcelo Neris dos Santos foi morto na Santa Cruz. Em todas situações, segundo a polícia, houve confronto.

Por conta das mortes, os ônibus não estão circulando no Vale das Pedrinhas e Santa Cruz. Os coletivos que passam pelo Vale estão paranda na Rua do Canal. Já os ônibus que passam pela Santa Cruz, param na região do Parque da Cidade. O Sindicato dos Rodoviários afirmou que o serviço volta ao normal na tarde desta quinta-feira (21).