Universidades oferecem tratamento psicológico de graça em Salvador

Na Ufba, serviço é para comunidade acadêmica. FTC tem 80 vagas para população

  • D
  • Da Redação

Publicado em 23 de agosto de 2018 às 16:18

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Quem procura atendimento psicológico gratuito em Salvador tem como opção serviço oferecido por universidades. A Universidade Federal da Bahia (Ufba) tem seu Plantão de Acolhimento do programa Psiu, que é voltado para a comunidade universitária - estudantes, professores e técnicos. Já a Clínica de Psicologia da FTC tem 80 vagas abertas para toda a população, com inscrições seguido até 20 de setembro para os interessados.

Na Ufba, o programa é coordenado pelo psiquiatra Marcelo Veras. “O serviço é aberto a todos os integrantes da Ufba, de forma desburocratizada, sem a necessidade de marcações, inscrição ou cadastro e com o objetivo de acolher inquietações ligadas à vida acadêmica, à própria casa, ao deslocamento ou outros temas que estejam perturbando a vida do indivíduo”, explica Veras. O plantão atende na Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (PROAE), no campus da Federação. 

Na FTC, é possível se inscrever para tentar uma das vagas por telefone ou na sede da clínica. O processo é dividido em três etapas. O interessado deve informar nome e telefones de contato, além do turno em que tem disponibilidade para atendimento. Depois, os inscritos passarão por uma triagem para identificar se a demanda do paciente pode ser acolhida. A terceira fase é o início do acompanhamento psicoterapêutico ou encaminhamento para outra clínica.

A Clínica de Psicologia da FTC foi fundada em 2009 e já ofereceu tratamento para mais de 1.900 pacientes, de crianças a adultos com até 90 anos.

O QUE: Inscrições para atendimento psicoterapêutico na Clínica de Psicologia da FTCQuando: 22/08 a 20/09/2018Onde: Sede da Clínica de Psicologia da FTC, localizado na Praça da Inglaterra, nº 6, Edf. Big, 4º andar, bairro do Comércio, Salvador. Contato: (71) 3254-6946Valor: Gratuito