Universitário que ameaçou matar 'negraiada' pede perdão: 'áudio infeliz'

Ele é estudante de Direito e também foi suspenso da faculdade

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2018 às 10:42

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

O estudante de Direito do Mackenzie Pedro Bellintani Baleotii, 25 anos, chamou de 'infeliz' o vídeo em que aparece indo votar e dizendo: “Tá vendo essa negraiada? Vai morrer!”.

Pedro disse que não é “racista, nem preconceituoso, muito menos violento”. O vídeo teve grande repercussão, e o estudante foi demitido do escritório em que trabalhava e suspenso das aulas na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.

[[saiba_mais]]

“Só queria pedir perdão pelos sentimentos que eu causei nas pessoas que se sentiram até ameaçadas, enfim, agredidas, pela contundência do meu áudio aí completamente infeliz”, disse Baleotii à reportagem da TV Globo por telefone nesta terça-feira (30).

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do DHPP instaurou inquérito policial para investigar o crime de discriminação ou preconceito de raça. 

Demissão Os chefes do jovem, no escritório DDSA, receberam o vídeo e optaram pela demissão de Pedro. Ele não quis falar com a imprensa. "O escritório repudia veementemente qualquer manifestação que viole direitos e garantias estabelecidos pela Constituição Federal", diz nota divulgada.

A Mackenzie, também em São Paulo, onde o rapaz estuda, divulgou nota repudiando o vídeo e afirmando que o aluno foi suspenso. "Tais opiniões e atitudes são veementemente repudiadas por nossa Instituição que, de imediato, instaurou processo disciplinar, aplicando preventivamente a suspensão do discente das atividades acadêmicas", diz o texto.

Alunos protestaram contra o estudante. Um colega que não quis se identificar disse ao G1 que está temendo pelo que pode acontecer. “A gente está correndo risco de vida. A gente não pode ir para a faculdade com medo de morrer. A gente pede que ele seja expulso, porque mesmo suspenso ele poderia entrar na faculdade. Não dá para conviver com uma pessoa que fez isso. E ele não pode ser um advogado”.

Leia a nota completa do escritório de advocacia:

O DDSA tomou conhecimento, na tarde de hoje, de vídeo que circula nas redes sociais com declarações efetuadas por acadêmico de Direito que fazia estágio no escritório e imediatamente o desligou de seus quadros.

O escritório repudia veementemente qualquer manifestação que viole direitos e garantias estabelecidos pela Constituição Federal.

Leia a nota completa da Universidade: 

“A Universidade Presbiteriana Mackenzie tomou conhecimento de vídeos produzidos por um discente, fora do ambiente da Universidade, e divulgados nas redes sociais, onde ele faz discurso incitando a violência, com ameaças, e manifestação racista.

Tais opiniões e atitudes são veementemente repudiadas por nossa Instituição que, de imediato, instaurou processo disciplinar, aplicando preventivamente a suspensão do discente das atividades acadêmicas. Iniciou, paralelamente, sindicância para apuração e aplicação das sanções cabíveis, conforme dispõe o Código de Decoro Acadêmico da Universidade."