Upas batem recorde com 129 pacientes aguardando por regulação em Salvador

Unidades Básicas de Saúde estão sendo transformadas em locais exclusivos covid para reduzir pressão

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 11 de março de 2021 às 13:08

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

Na tentativa de desafogar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Salvador, que estão lotadas desde o mês passado, a prefeitura transformou a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pirajá em local para atendimento de situações de urgência e emergência de pacientes com covid. A inauguração da nova estrutura aconteceu nesta quinta-feira (11), mesmo dia em que as Upas bateram recorde de pessoas aguardando transferência, 129 pacientes.

O local foi adaptado para oferecer dois leitos de enfermagem e um de estabilização para casos mais graves em que for necessário fazer a intubação do paciente. Inicialmente, a previsão é de que essa mudança dure três meses, mas esse prazo pode ser estendido. Além dessa, as UBS do Imbuí, IAPI, e Itapuã também serão transformadas em espaço para atendimento exclusivo covid.

O prefeito Bruno Reis explicou que essa foi uma manobra pensada para ajudar a diminuir a pressão sobre as Upas. Nesta quinta, o número de pacientes internados nesses locais aguardando por uma transferência bateu recorde, no início da amanhã eram 67 esperando por vaga em um leito clínico e 62 em um leito de UTI. Na quarta-feira (10), foram reguladas 80 pessoas.

“Transformar as unidades básicas de saúde em unidades exclusiva para atendimento covid é uma estratégia para desafogar as Upas. Nesses locais poderá ser feita a estabilização de pacientes e até mesmo a intubação enquanto ele aguarda pela regulação. O paciente poderá ser atendido diretamente ou ser remanejada pela Upa. O objetivo é de que ela possa atender casos leves e de covid”, contou o prefeito.

O investimento será de R$ 468 mil por mês em cada uma das quatro unidades, ou seja, R$ 1,8 milhão para manter o serviço funcionando 24horas por dia e sete dias por semana. No total, 258 profissionais de saúde vão atuar nessas unidades.

Já o atendimento básico que era oferecido na UBS de Pirajá será transferido para uma escola pública que funciona ao lado do prédio, na Rua Nova.

“O que vai ajudar essas pessoas é a abertura de unidades como essa, e como tantas outras que estamos criando desde que a pandemia começou, como gripários, tendas e hospitais de campanha”, disse.

O prefeito também falou da possibilidade de prorrogação dos decretos que suspendem aulas, eventos e outras atividades na capital. Disse que a decisão sobre a renovação dessas medidas será tomada com base no cenário da pandemia, e afirmou que se for necessário pode adotar ações ainda mais duras para frear o avanço do contágio.

Cenário A taxa de ocupação dos leitos de UTI em Salvador está em 86%. Bruno Reis disse que houve uma desaceleração do número de novos casos de covid, mas que isso ainda não está se refletindo nas Upas.

Na Bahia, a taxa de ocupação das UTIs esté 88%, e 447 pessoas aguardavam por uma transferência na manhã desta quinta-feira. Por conta do crescimento no número de doentes, estado e prefeitura adotaram ações para ampliar o número de leitos em Salvador.

“Na primeira onda, no ano passado, nós criamos 228 leitos de UTI e 271 de enfermaria. Agora, na segunda onda, são 256 de UTI e 309 de enfermaria, e teremos outros mais para entregar”, afirmou o prefeito.

Além das acomodações criadas nas UBS de Pirajá, Imbuí, IAPI, e Itapuã, ele citou como exemplo o Hospital Salvador. O prédio já oferece atendimento para pacientes com covid, mas está sendo adaptado para ampliar a capacidade. Por lá, serão 40 leitos de UTI e 120 leitos clínicos.

Hospitais de campanha O Hospital de Campanha de Itapuã será inaugurado nesta sexta-feira (12). Ele terá dez leitos de UTI, que serão somados aos 256 já existentes, e outros 40 de enfermaria, que serão contabilizados aos 309 que já estão em funcionamento no município.

“A gente vem a cada dia lutando contra o colapso, com abertura de novos leitos, como essa manobra que estamos fazendo hoje, mas as pessoas precisam ter consciência de que vamos chegar ao limite disso. A situação na rede privada também está complicada. Estamos recebendo nas Upas pacientes que têm plano de saúde”, contou.

Os hospitais Sagrada Família, Santa Clara e Memorial Itaigara também estão sendo usados pelo município para atender a população infectada com o novo coronavírus, além de leitos contratualizados em unidades particulares.

Gripários e tendas Outra iniciativa do município foi a construção de gripários. As estruturas foram levantadas na gestão ACM Neto para atender exclusivamente pacientes com síndromes gripais. São seis unidades como essas em toda Salvador, a maioria com dez leitos de enfermaria e duas salas vermelha (similares a leitos de UTI). A unidade dos Barris é a maior. Ela tem 20 leitos clínicos e quatro salas vermelhas.

Mesmo assim, essas estruturas não estão dando conta da demanda, por isso, duas tendas com suporte ventilatório foram erguidas esse ano. Uma nos Barris, próximo à Upa e ao gripário, e outra ao lado da Upa de Valéria. Cada uma tem dez leitos de UTI, e as duas ficaram lotadas logo após a inauguração.

Arena Fonte Nova O Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova, criado pelo Governo do Estado, vai oferecer 50 leitos de UTI até o final da próxima semana. A estrutura montada tem capacidade para 100 acomodações de UTI e mais 100 de enfermaria, e entrou em operação na semana passada. Em entrevista ao Jornal da Manhã (TV Bahia), o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, comentou o caso.

“Estamos conseguindo sobreviver com um pouquinho de oxigênio que tem sido injetado no sistema nos últimos dias, falo da abertura de leitos. Reduzimos a taxa de crescimento e estabilizamos os casos ativos. Isso está nos permitindo trabalhar numa outra vertente de abrir leitos de UTI onde for possível serem abertos”, afirmou.

Hospital Metropolitano Outra iniciativa do Governo do Estado foi a criação do Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas. A unidade está em processo de licitação, e a expectativa é de que ele comece a operar nas próximas semanas.

Inicialmente, o Hospital Metropolitano irá abrir com 40 leitos de UTI e mais 30 leitos clínicos, mas a previsão é de que sejam instalados 200 leitos na unidade, sendo 100 leitos clínicos e mais de 100 leitos de UTI para atender pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. O secretário informou que o número foi ampliado.

“Fechamos a contratação da empresa que vai fazer a gestão. Serão 100 leitos de UTI e 180 leitos clínicos com uma peculiaridade, estamos montando uma unidade de assistência respiratória em 120 leitos”, disse.

A medida é uma estrutura intermediária entre a enfermagem e a UTI. Ela consegue assistir pacientes com problemas respiratórios graves, evitando que ele precise usar um leito de UTI.  

Hospital Riverside O Hospital Riverside, também fica em Lauro de Freitas, e vai oferecer 100 novos leitos para atender pacientes com diagnóstico da Covid-19. O anúncio foi realizado pelo Governo do Estado na semana passada.

O antigo hotel funcionou como unidade de retaguarda entre abril e setembro de 2020. Para a reativação, a unidade está passando por serviços de manutenção, como recomposição da rede de gases e cabos internos, revisão hidráulica-sanitária, instalação de condicionadores de ar e limpeza.