Uruguai vence a Rússia e se classifica em primeiro do Grupo A

Suárez, Cheryshev (contra) e Cavani construíram o placar de 3x0 contra a anfitriã

  • Foto do(a) author(a) Daniela Leone
  • Daniela Leone

Publicado em 25 de junho de 2018 às 13:03

- Atualizado há um ano

. Crédito: Emmanuel Dunand/AFP

Três vitórias, cinco gols marcados e nenhum sofrido. Classificado com antecedência às oitavas de final da Copa do Mundo, o Uruguai garantiu o primeiro lugar do Grupo A nesta segunda-feira (25), ao vencer a anfitriã Rússia por 3x0. Suárez, Cheryshev (contra) e Cavani construíram o placar.

A Rússia, que também entrou em campo classificada, ficou com o segundo lugar da chave. Os adversários de uruguaios e russos na próxima fase sairão dos jogos das 15h, ainda nesta segunda. Nesse horário, os integrantes do Grupo B entram em campo: Irã x Portugal e Espanha x Marrocos. A seleção africana é a única já eliminada. As outras brigam por duas vagas e têm chance de terminar na liderança.

O Uruguai jogará no sábado (30), às 15h, contra o segundo colocado do Grupo B, em Sochi. A Rússia entrará em campo domingo (1º), às 11h, contra o líder dessa chave, em Moscou.

A bola não demorou a encontrar a rede. Aos nove minutos, Suárez cobrou falta rasteira e encontrou o canto esquerdo do goleiro Akinfeev: 1x0. Na sequência, a Rússia respondeu com Cheryshev e Muslera defendeu. Depois, Dzyuba também tentou, a bola quicou na área e passou por cima do travessão. 

Quem não faz... O Uruguai contou com a sorte para chegar ao segundo gol aos 22 minutos. Laxalt bateu forte da entrada da área, a bola desviou em Cheryshev e matou o goleiro Akinfeev: 2x0. A seleção sul-americana ainda teve a chance de ampliar na sequência, quando Betancur tabelou com Suárez e exigiu boa defesa de Akinfeev.

Se a situação já estava russa para a anfitriã, ficou ainda pior quando Smolnikov deu um carrinho por trás em Laxalt, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Em desvantagem numérica, a Rússia teve dificuldade para produzir jogadas, mas tentou se lançar ao ataque no começo da etapa final. Dos pés de Dzyuba e Smolov saíram as principais tentativas.

Apesar do esforço, o Uruguai protagonizou as melhores jogadas. Primeiro Cristian Rodríguez mandou uma bomba, depois Cáceres tentou de cabeça e, em outro jogada, o cruzeirense Arrascaeta quase marcou um gol olímpico. Mas foi Cavani quem fechou o placar, após muitas tentativas sem conseguir finalizar. Aos 44 minutos, Godín testou de cabeça, Akinfeev defendeu, mas deu rebote e Cavani se jogou para mandar pra rede e comemorou o primeiro gol dele no Mundial da Rússia: 3x0.