Uruguai x Portugal coloca frente a frente CR7 e Suárez

Duelo, às 15h, vale vaga nas quartas

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 30 de junho de 2018 às 05:30

- Atualizado há um ano

. Crédito: Kirill Kudryavtsev / AFP

Um duelo entre Luis Suárez e Cristiano Ronaldo não é novidade alguma. Acontece no mínimo duas vezes por temporada na Espanha desde 2014. Mas esse confronto num Uruguai x Portugal ainda é algo inédito na história, ainda mais com o peso de uma Copa do Mundo.

Os craques, velhos conhecidos da rivalidade entre Barcelona e Real Madrid, se enfrentam neste sábado (30), às 15h (de Brasília), em Sochi. Será a segunda partida das oitavas de final. O vencedor pega nas quartas quem passar de França x Argentina, que acontece às 11h em Kazan.

Uruguai e Portugal só se enfrentaram duas vezes na história, ambas em amistosos, uma em 1966 e outra em 1972. Portugal venceu a primeira por 3x0 e na outra deu empate: 1x1.

No duelo particular entre os craques, Suárez leva a melhor. Com a camisa do Barça, ganhou do Real de Cristiano quatro vezes. Houve ainda três vitórias madrilenhas e dois empates.

O atacante uruguaio, porém, diz que na Copa a rivalidade terá outro tom: “É totalmente diferente. A disputa que temos com Cristiano na Espanha é diferente. Sempre tratamos de competir cada um com sua equipe e tentamos fazer o melhor. É uma Copa do Mundo e o sentimento vai para cada um que veste a camisa de sua seleção. É especial. Vai ser um grande jogo e todo mundo vai querer fazer o melhor para que sua equipe continue avançando”.

Ataque x defesa O Uruguai foi dono da terceira melhor campanha da fase de grupos, com 100% de aproveitamento dos pontos, ao lado apenas de Bélgica e Croácia.

O desempenho do ataque de Cavani e Suárez ainda não foi o esperado. Ganhou de 1x0 das fracas seleções do Egito e da Arábia Saudita e só deslanchou contra a Rússia, com um 3x0.

A força da equipe, no entanto, está na defesa. Comandada por Godín e Giménez, a zaga foi a única a não sofrer gol na primeira fase da Copa.

Não seria exagero dizer que o ataque de Portugal só apareceu por conta de Cristiano Ronaldo. Foram cinco gols da seleção na fase de grupos, quatro deles do camisa 7. O atacante do Real Madrid marcou três na Espanha e um no Marrocos.

“Ronaldo é um jogador de elite. Não tem um jogador específico que possa pará-lo, temos que trabalhar em conjunto para conseguir. Não vamos perder o sono. Claro que vamos levar a sério, mas não vamos ficar obcecados”, disse o técnico da Celeste, Óscar Tabárez.

O técnico português Fernando Santos diz estar estudando o Uruguai para bater a defesa: “A maior virtude eles é o senso de time. Treinador com 12 anos à frente da seleção, jogadores experientes, fortes. Estamos falando de um Uruguai que na Copa de 2018 não sofreu nenhum gol. Quando analisa e estuda não encontra muitas fraquezas. Mas estamos trabalhando”, comentou.