USF de Vila Verde vai atender 14 mil pessoas por mês

A nova unidade foi entregue pelo prefeito na manhã desta terça-feira

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 20 de novembro de 2018 às 15:09

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Divulgação/ Secom

Toda vez que precisa de atendimento médico, a diarista Rosimeire da Conceição, 45 anos, precisa sair de casa às 5h da manhã para ir aos postos de saúde do setor C de Mussurunga ou de São Cristóvão. Na manhã desta terça-feira (20), ela era somente sorrisos enquanto passeava pelos corredores da nova Unidade de Saúde da Família (USF) de Vila Verde, comunidade de Mussurunga. O prédio fica ao lado da casa dela.

Rosimeire contou que não acreditou quando soube que uma USF seria construída pela prefeitura no bairro, mas começou a mudar de ideia durante os oito meses de obras. Essa é a 16ª unidade de saúde construída no 12ª Distrito Sanitário (Itapuã), sendo a 11ª em atenção básica na região. Os atendimentos começam nesta semana.

“Faz dez anos que eu moro aqui e a gente estava precisando muito de um posto, mas só comecei a acreditar quando vi a construção. Ficou arrumado e muito bonito, gostei do resultado. Depois que ficou pronto, a gente ficou esperando a inauguração. Pensei até que não iria acontecer”, disse, entre risos. Rosimeire e o neto, João Nicolas, de 1 ano e 6 meses (Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO) A unidade foi entregue pelo prefeito ACM Neto na manhã desta terça. A estrutura tem capacidade para atender até 14 mil pessoas por mês, uma média de 650 pacientes por dia. O gestor disse que esse foi a primeira de uma série de 11 postos que serão entregues para a população nos próximos dois meses.

“Estamos falando em mais de 40 equipes de saúde da família que, a partir de 2019, vão dar assistência a população de Salvador. Vamos dar o maior salto quantitativo em ampliação da atenção básica dos últimos tempos em nossa capital. Um trabalho que começou em 2013, que não para, e que agora a gente assume um ritmo e uma velocidade maior, com um posto inaugurado por semana, nos próximos dois meses”, afirmou. ACM Neto destacou a ampliação da cobertura da atenção básica na cidade (Foto: Divulgação Secom) O investimento municipal é de R$ 1,7 milhão, e a estrutura conta com dois pavimentos, distribuídos em 630 metros quadrados de área. Os atendimentos serão realizados no primeiro piso, onde ficam os 12 consultórios, enquanto o andar superior vai concentrar a administração. O prédio possui acessibilidade, como rampas e corrimãos.

A USF terá quatro equipes de saúde da família e quatro equipes de saúde bucal e prestará assistência, prioritariamente, à população das comunidades Jaguaripe e Vila Verde. A nova unidade vai oferecer serviços de atenção integral, focando nos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme. USF terá quatro equipes de saúde da família e quatro de saúde bucal (Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO) O titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Luiz Antônio Galvão, destacou o impacto na cobertura da atenção básica na região. Ele contou que, na próxima semana, será a vez da população de Tubarão, no Subúrbio Ferroviário, receber um novo posto.

“Em 2012, o distrito de Itapuã tinha uma cobertura de atenção básica de aproximadamente 15%. Com essa inauguração e mais uma que faremos em dezembro, vamos chegar, em 2018, a 54%. Com as novas inaugurações que estão previstas para 2019 e 2020, vamos encerrar a gestão do prefeito ACM Neto com mais de 76% de cobertura da atenção básica em Itapuã”, disse o secretário. Posto ficou lotado para inauguração (Foto: Mauro Akin Nassor/ CORREIO) A nova USF também cuidará da saúde da criança (acompanhando crescimento e desenvolvimento), do adolescente e saúde da mulher (planejamento sexual e reprodutivo, atenção ao pré-natal, rastreamento de câncer de colo de útero e de mama e outros). O público masculino também será contemplado pela unidade, que abrirá aos sábados só para esse atendimento.

Haverá também serviços de saúde do idoso (realização de ações de assistência e grupo de convivência) e atendimento bucal. A unidade de saúde tem serviços complementares como curativo, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, realização de visita domiciliar, marcação de consulta para outras especialidades e exames ofertados no Distrito Sanitário, dispensação de medicamentos básicos e confecção do Cartão SUS.