Uso de máscara volta a ser obrigatório em Porto Seguro

Município registrou 459 novos casos de covid-19 em duas semanas de acordo com dados da Sesab

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 17 de novembro de 2021 às 18:20

- Atualizado há 10 meses

. Crédito: Reprodução

Não durou duas semanas a decisão da prefeitura de Porto Seguro por suspender, via Diário Oficial publicado no dia 2 de novembro, a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos da cidade localizada no sul da Bahia. 

Isso porque, nesta terça-feira (16), também através de decreto, o prefeito Jânio Natal recuou e voltou a colocar as máscaras como item obrigatório também nestes espaços.

No texto do decreto Nº 13.315/21, a gestão justificou a decisão, afirmando que ela foi feita considerando o aumento do números de casos de covid-19 nos últimos dias, que assustou a vigilância em saúde do município.

De acordo com os boletins epidemiológicos da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), em 2 de novembro, Porto Seguro tinha registrado, no total, 12.155 casos de infecção por covid-19. Nesta quarta-feira (17), o município chegou a 12.614 casos confirmados de coronavírus. Ou seja, em duas semanas sem uso de máscara obrigatório em ambientes abertos, a cidade teve 459 novos casos registrados. 

Segundo o decreto da Prefeitura de Porto Seguro, o descumprimento do decreto em relação às máscaras pode acarretar ao infrator ações na esfera civil, administrativa e penal, podendo responder por crimes contra a saúde pública e administração pública em geral.

A reportagem procurou a gestão para obter mais detalhes sobre as razões que motivaram a decisão e o panorama da covid-19 no município, mas não recebeu resposta até o fechamento desta matéria.