Assine

Vacina contra sarampo: agentes de saúde são escoltados por PMs em Manaus


 

Profissionais haviam sido ameaçados por traficantes durante atendimentos em bairro

  • Da Redação

Publicado em 21/07/2018 às 09:42:00
Atualizado em 18/04/2023 às 16:31:06
. Crédito: .

Equipes da Polícia Militar acompanharam agentes de saúde que fazem vacinação contra o sarampo em Manaus, no Amazonas, nesta sexta-feira (20). Os profissionais haviam sido ameaçados por traficantes no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste da cidade.

O Estado e a prefeitura fizeram uma parceria para que a imunização alcance as áreas com grandes índices de criminalidade. “É de indignar qualquer um de nós imaginarmos que tem uma equipe salvando vidas e ao mesmo tempo arriscando as suas vidas, por causa de traficantes”, disse o prefeito Arthur Virgílio Neto. 

Manaus está passando por um surto de sarampo. Atualmente, há 444 casos confirmados da doença desde março.

Casos O Brasil tem 677 casos confirmados de sarampo. Os dados sobre a doença foram atualizados nesta Quarta-feira pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta, o País enfrenta dois surtos de sarampo: um em Roraima e outro no Amazonas - regiões mais atingidas pelo vírus. 

Leia mais: Saiba quais são os sintomas do sarampo e como evitar

Em Roraima, são 216. Há confirmações ainda nos Estados de Rondônia (1), Rio de Janeiro (7), São Paulo (1) e Rio Grande do Sul (8). O País tem outros 2.724 casos em investigação. 

Segundo o Ministério da Saúde, os surtos no Brasil estão relacionados à importação da doença - o genótipo do vírus é o mesmo que circula na Venezuela.

Em 2017, casos de sarampo em venezuelanos que viajaram a Roraima foram confirmados, causando um surto da doença no Estado. Houve, então, a ampliação de registros da doença para Manaus neste ano, de acordo com a pasta. 

O Ministério Saúde informou que mantém equipes técnicas para acompanhar as ações de enfrentamento da doença no Amazonas e em Roraima. "A pasta tem qualificado profissionais de saúde com o objetivo de possibilitar a identificação de sinais e sintomas que definem um caso suspeito de sarampo, além da adoção de outras ações de vigilância epidemiológica."

Em São Paulo, um caso da doença foi confirmado em abril em Ribeirão Preto, no interior paulista. Trata-se de uma profissional de saúde que viajou ao Líbano. O registro foi considerado um caso importado da doença. Foram feitas ações de monitoramento da doença na região, mas não foi identificada transmissão do vírus e a paciente se recuperou. 

Prevenção O sarampo é uma doença altamente contagiosa cuja principal forma de prevenção é a vacinação. Apesar da importância da imunização, o País tem cobertura vacinal abaixo da meta definida pelo Ministério da Saúde e preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a pasta, a cobertura no Brasil foi de 85,21% na primeira dose (tríplice viral) e de 69,95% na segunda dose (tetra viral) em 2017. A meta é de 95%.