Vacinação contra gripe priorizará idosos e crianças nos postos municipais

Campanha vai de segunda-feira (23) até 1º de junho

  • Foto do(a) author(a) Raquel Saraiva
  • Raquel Saraiva

Publicado em 21 de abril de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

Começa nessa segunda-feira (23) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A estratégia, que seguirá até 1º de junho nos 126 postos da rede básica do município, tem como meta imunizar pelo menos 90% das mais de 690 mil pessoas do público-alvo.

A campanha é voltada para idosos (a partir de 60 anos), crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), gestantes, puérperas (mulheres que ganharam bebê nos últimos 45 dias), trabalhadores de saúde do serviço público e privado, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, professores, portadores de doenças crônicas e a população carcerária que reside na capital baiana.

A vacina será disponibilizada para o público-alvo, que é considerado mais vulnerável às complicações da doença. As demais pessoas que tiverem interesse devem procurar a rede privada.  Clique na imagem para acessar a lista das 126 salas entre Unidades Básicas, Saúde da Família e Multicentros  (Imagem: REPRODUÇÃO) Em 2018, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou 36 ocorrências de influenza H1N1. Até o momento, oito pessoas morreram em decorrência de complicações da doença. 

“Estamos com nossas equipes operacionais prontas para atender a população-alvo a partir de segunda-feira nas 126 salas de imunização da rede. É importante ressaltar que uma das medidas mais eficazes de prevenção da doença é a vacina, podendo reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e até 75% a mortalidade global por complicações da influenza”, diz Doiane Lemos, subcoordenadora de Controle de Doenças Imunopreveníveis de Salvador.

Profilaxia Este ano, o imunobiológico disponibilizado para população será trivalente, que protege contra os sorotipos H1N1, H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata. 

“A composição da vacina, que é feita pela Organização Mundial de Saúde, obedece uma análise de informações enviadas por centros de vigilância de vários países. Nesse estudo, são verificados os subtipos virais que estão circulando para garantir a proteção mais eficaz da população prioritária”, explica Doiane.

Apesar de a vacinação ser a medida mais eficaz para a proteção contra a Influenza, a SMS recomenda ações simples que podem ajudar a evitar a transmissão do vírus, como lavar frequentemente as mãos, ter uma alimentação balanceada e beber bastante água para manter a imunidade alta. 

“Esse é o período do ano mais propício para disseminação do vírus por conta do clima mais frio e chuvoso. As pessoas, então, tendem a permanecer por mais tempo em ambientes fechados ou com pouca ventilação. A orientação é, sempre que estiver num espaço público movimentado, evitar tocar os olhos e o nariz antes de lavar bem as mãos. Usar regularmente o álcool em gel para higienizar as mãos também é uma boa prática para evitar a contaminação”, sugere Doiane.