Vale a pena fazer empréstimo consignado com garantia do FGTS?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • D
  • Da Redação

Publicado em 29 de outubro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Vale a pena antecipar o 13º no banco para quitar uma dívida e tentar fugir dos juros? Anônimo

Olá Anônimo. O 13º salário é um direito do trabalhador, e não por acaso acontece normalmente no final do ano. É uma forma de dar um fôlego financeiro para que o consumidor possa realizar as despesas de final de ano, mas também é uma forma de colocar mais dinheiro em circulação e aquecer a economia. O ideal é que você utilize o abono de final de ano para fazer comprar, montar uma boa ceia de natal e investir para consumo futuro, contudo, se possui dívidas, antecipar o 13º salário será uma boa opção se o custo de sua dívida for superior aos juros de antecipação que você irá pagar. Caso contrário, é melhor tentar renegociar a dívida e manter o recebimento do 13º salário para o final do ano mesmo.

Como investir com pouco dinheiro? É possível, Edísio? Paulo Pereira

Olá Paulo. Com a diversificação de produtos financeiros que existem no mercado, o mais importante na hora de começar a investir é a decisão de seguir esse caminho. O que não vai faltar são produtos financeiros que se encaixem nas condições dos investidores. É lógico que quanto mais dinheiro tiver, melhores serão os produtos oferecidos, mas para aqueles que tem pouco dinheiro e quer iniciar um bom plano de investimento, tem opção sim. O Tesouro Direto é uma boa opção que reúne, rentabilidade e segurança. Optando pelos Títulos Públicos é possível começar a investir a partir de R$ 30,00, portanto, se a desculpa era o valor inicial, está ai uma boa dica para começar a mudar o seu futuro financeiro.

Vi que lançaram recentemente uma linha de crédito consignado, a partir do FGTS. Como funciona? Vale mesmo a pena? Daniel Oliveira

Olá Daniel. Já faz algum tempo que esse projeto vem tramitando e agora foi anunciado como uma alternativa para quem precisa tomar um crédito, mas está sem margem. A opção consiste essencialmente em oferecer em garantia parte do valor do FGTS para a aquisição de um empréstimo com juros, teoricamente, menores que os de mercado. Digo teoricamente porque pelas opções apresentadas inicialmente não é bem isso que vai acontecer. Portanto, se precisar usar essa linha de crédito, tome muito cuidado, pesquise antes e se informe sobre as taxas de juros e demais condições de contratação. Não se preocupe que não vai haver saque do seu FGTS. Caso use o crédito, ele apenas será apresentado como garantia, sendo tomado pelo banco apenas em caso de demissão, ou de não pagamento da dívida.

Não teve jeito. Cai no rotativo do cartão. Qual a melhor forma de resolver esta dívida e não deixar que ela se transforme em uma bola de neve? Anonimo

Olá Anônimo. Os juros do cartão de crédito são um dos maiores do mercado, chegando ao absurdo dos 535% ao ano. Isso é um alerta para que tenhamos o máximo de cuidado para não cair nessa armadilha. Contudo, as circunstâncias da vida as vezes não nos deixam escolha, e acabamos por usar esse tipo de crédito. O ideal é buscar alternativas para sair dele o quanto antes. Se for uma opção, tem o empréstimo consignado. Você pode contratar e quitar a dívida do cartão, ficando apenas com o parcelamento do empréstimo, considerando que os juros do consignado é bem menor que os cobrados pelas operadoras de cartão de crédito. Uma alternativa é tentar, de imediato, uma negociação com a própria operadora do cartão, de forma que a parcela caiba no seu orçamento. Assim, você se livrará das dívidas e não persistirá no pagamento de juros.