Vale a pena investir em imóvel?

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

  • Foto do(a) author(a) Edisio Freire
  • Edisio Freire

Publicado em 11 de fevereiro de 2019 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Vale a pena comprar um apartamento como forma de investimento? Maurício Oliveira

Olá Mauricio. O mercado imobiliário tem começado a apresentar sinais de melhora e os preços pararam de cair, sendo que em algumas regiões, como Sul e Sudeste, houve um pequeno crescimento. Contudo, a compra de um imóvel como forma de investimento tem seus riscos e estes devem ser cuidadosamente observados. A forma mais tradicional é o aluguel, porém o risco dessa operação é ficar sem inquilino. Isso geraria a obrigação de pagar as despesas do imóvel, além de ficar sem a renda. Outra forma de rentabilizar é quando o imóvel comprado tem uma perspectiva de valorização, isso aumentaria substancialmente o valor do bem, gerando um ganho excedente para o investidor, contudo, se trata de uma operação com alto grau de incerteza. É possível também investir em imóveis sem, necessariamente, comprar um. Me refiro às opções de investimento no Mercado Financeiro em fundos imobiliários, é uma forma de aproveitar as vantagens desse mercado sem precisar imobilizar o seu capital. O melhor caminho é fazer um bom estudo das opções disponíveis para que escolha a que estiver em melhor sintonia com seus projetos. 

Como fazer o dinheiro do seguro-desemprego render ao máximo? Anônimo

Olá Anônimo. Considerando que está recebendo o seguro- desemprego, é sinal de que está temporariamente fora do mercado de trabalho, sem renda formal, tendo apenas o seguro-desemprego como fonte de recurso. A primeira coisa a se observar é que essa renda é provisória, portanto, precisa usar muito da criatividade para fazer esse dinheiro durar o máximo de tempo possível. A primeira coisa a se fazer é uma análise detalhada de todos os gastos da família, item a item sem esquecer nada. Em seguida identificar o que é supérfluo e o que é essencial. As despesas que não são essenciais devem ser suprimidas ou reduzidas o máximo possível, para os gastos essenciais, como energia, alimentação e outros, usar da criatividade para reduzir o que for possível. Lembre-se que essas medidas são emergenciais, e tão logo retorne ao mercado de trabalho as rotinas também voltarão ao normal. Evite a todo custo usar o dinheiro do seguro-desemprego para pagar dívidas ou coisas do tipo, é importante que esse recurso seja utilizado para garantir sustento da família pelo maior período de tempo possível.

Falta um ano para eu me aposentar e gostaria de dicas para preparar minhas finanças para esse momento. Como me organizar para isso? Ana Marta Reis

Olá Ana. Quando chega o período da aposentadoria, os trabalhadores que estão na ativa, independentemente da faixa que a regra previdenciária estiver, vão ver  sua renda líquida  diminuir. Então é fundamental se preparar para isso, e a principal medida é criar um orçamento mensal para entender como funciona seus gastos e assim poder adequá-los à sua  realidade futura. É o momento de planejar os gastos para essa nova fase, fazer os ajustes necessários para viver mais com menos, rever os gastos com moradia, pensando numa mudança para um imóvel mais barato e de menor custo, se for o caso, enfim, pensar em como poderá viver com a nova realidade financeira mantendo uma boa qualidade de vida. Esses cuidados são importantes para evitar que no momento da vida no qual se deveria aproveitar tudo que construiu, precise lidar com dívidas ou outros fatores que tirem a condição de uma vida equilibrada e livre financeiramente.