'Vamos continuar com a resistência', diz Roger Waters em show na Fonte Nova

entretenimento
17.10.2018, 23:03:08
Atualizado: 18.10.2018, 12:33:13
(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

'Vamos continuar com a resistência', diz Roger Waters em show na Fonte Nova

Show do ex-líder do Pink Floyd teve participação do Projeto Axé e homenagem a Moa do Katendê

Se alguém esteve alheio ao show que o ex-líder do Pink Floyd, Roger Waters, fez nesta quarta-feira (18) em Salvador bastava reparar no muro de camisas que se formou na Ladeira da Fonte. “Vendo camiseta, vendo camiseta do show”, anunciava um comerciante. Estampas de álbuns como The Wall e The Dark Side do The Moon, clássicos do grupo de rock progressivo, anunciavam a presença do astro britânico na Arena Fonte Nova.

Bastou entrar no estádio para perceber que muita gente tinha se programado para assistir à turnê Us + Them, afinal cerca de 30 mil pessoas garantiram seu ingresso para o show que já passou por São Paulo, Brasília e segue para Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. Teve gente que até arriscou uma aventura de mais de 12 horas de carro na estrada para não perder a passagem de Roger Waters pela capital baiana.

“A gente saiu de João Pessoa às 4h, passou em Recife para pegar um amigo, chegou em Salvador às 17h30 e foi direto para o estacionamento do estádio. Compramos o ingresso na hora! Gente, nunca fiz isso na vida”, gargalhou a dentista paraibana Isabel Wons, 30. “Mas faça, viu? É maravilhoso”, completou sobre a aventura que embarcou com o marido, o administrador Maxwell Wons, 35, e o amigo, o professor pernambucano Angeles Vinicius, 33.

Juntos, eles faziam parte do grupo de fãs que chegaram cedo para garantir um lugar bem perto do palco. “É um show épico, né? Um show que todo mundo precisa ver”, justificou Isabel. “A obra dele é política, mas vai além. É imperdível”, concordou Angeles. Maxwell também fez coro e ressaltou que é “claro que não podemos não falar de política, mas existem outras questões” envolvidas no som do ídolo. “Tanto Roger Waters quanto o Pink Floyd tocam na preservação da vida, dos direitos humanos, do direito das pessoas. Falta isso, hoje, você pensar mais no outro”, defendeu Maxwell.

Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Foi a criatividade e a sensibilidade do cantor, baixista e compositor de boa parte das músicas do Pink Floyd que levou muita gente para o show histórico. Pessoas de diferentes gerações foram conferir de perto o legado do artista que apresentou 75% de músicas antigas na turnê que é batizada com um dos sucessos do disco The Dark Side of The Moon (1973). Clássicos dos álbuns Wish You Were Here (1975), Animals (1977) e The Wall (1979) estavam no repertório ao lado de canções do novo trabalho solo de Roger Waters: Is This the Life We Really Want?

“Gosto muito da criatividade musical e sensibilidade de Roger Waters, do aspecto humano mesmo. A tendência dele de estar atento ao mundo, ao que está acontecendo. Há muitos anos eles denunciam coisas que a gente achava que estavam enterradas e que continuam assustadoras. Por isso sou muito fã”, elogiou a bióloga Gabriela Macêdo, 37, que foi curtir o show com os amigos e o pai, o bancário aposentado João Neto, 65. Fã de Roger Waters e do Pink Floyd, João estava em seu segundo show, afinal viu a turnê The Wall em 2012. “Sou fã por causa da história dele, que perdeu o pai na guerra. Ele fala de sentimentos e afetos que não conseguiu vivenciar, por isso colocou na música”, resumiu.

Homem de poucas palavras durante o show, Roger Waters deixou que as projeções no telão de 70 metros de largura por 14 de altura falassem por ele. Suaves no início e cada vez mais incisivas com o passar do tempo, as imagens não só ilustravam suas músicas, como provocavam a plateia. Entre as frases exibidas no telão, estavam “Trump é um porco”, em referência ao presidente dos Estados Unidos, “resistir à polícia militarizada”, “resistir ao anti-semitismo” e “resistir aos crimes de guerra”.

VEJA MAIS IMAGENS DO SHOW

Um dos pontos fortes do show foi quando as crianças e jovens do Projeto Axé entraram em ação, na música Another Brick in The Wall, e abriram seus macacões feito super-heróis para exibir camisas com a palavra “resistir”. Outro destaque foi quando Roger Waters denunciou o neofascismo no mundo e citou políticos como Trump; Le Pen, na França; e Farage, no Reino Unido. Na lista, acrescentou o Brasil, mas no lugar do nome do candidato Jair Bolsonaro (PSL), que apareceu em São Paulo, foi colocada uma tarja com a frase “ponto de vista censurado”.

Apesar do posicionamento crítico do artista, que provocou polêmica e até brigas na capital paulista, o público o aplaudiu, fazendo coro ao gritar “ele não”. Com o semblante surpreso, Waters agradeceu aos fãs com os punhos cerrados no alto. “Suas crianças são incríveis, muito bonitas e talentosas. Vamos continuar com a resistência”, vibrou, elogiando o Projeto Axé. No final do show, segundos antes de encerrar, Roger Waters exibiu a imagem do Mestre Moa do Katendê, para homenagear o artista assassinado em Salvador, no dia 8 de outubro, por causa de uma discussão político-partidária.

Mestre Moa do Katendê foi homenageado no show de Roger Waters (foto: Divulgação)


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/barra-69-ultimo-show-de-caetano-e-gil-antes-do-exilio-quase-teve-invasao-hippie/
Apresentações no TCA em julho de 1969 completam 50 anos; conheça os bastidores
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/projeto-boa-musica-comeca-com-geraldo-azevedo/
Cantor e compositor se apresenta neste domingo (21) no Othon e divide o palco com a banda Estakazero
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/new-hit-tj-ba-nega-absolvicao-a-musicos-acusados-de-estupros/
Oito integrantes do extinto grupo de pagode foram condenados a dez anos
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/maragojipe-familia-esta-apreensiva-com-demora-no-julgamento-do-caso/
Testemunhas de defesa são ouvidas nesta sexta-feira (19)
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/festival-de-rap-boom-box-recebe-atracoes-como-djonga-e-matue/
Festa rola neste sábado (20), no Armazém Hall, em Vilas do Atlântico
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/claudia-leitte-voltara-aos-palcos-dois-meses-apos-dar-a-luz/
Na reta final da gravidez, cantora planeja retorno às atividades em outubro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/cats-musical-com-taylor-swift-e-idris-elba-ganha-trailer-assista/
Clássico da Broadway chega aos cinemas em dezembro e já é forte candidato ao Oscar
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/beyonce-lanca-the-gift-album-do-filme-rei-leao-ouca/
Artista faz curadoria do álbum que tem 27 músicas e participações de Kendrick Lamar, Jay-Z, Pharrell e Childish Gambino
Ler Mais