Vamos seguir na torcida pelo Nordeste Futebol Clube

Linha Fina Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipisicing elit. Dolorum ipsa voluptatum enim voluptatem dignissimos.

Publicado em 18 de outubro de 2018 às 05:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: .

Enquanto Bahia, Vitória e Sport disputam para se manter na Série A do ano que vem, dois times lutam para chegar nela e, de quebra, estabelecer o recorde de participação do Nordeste na primeira divisão desde que o campeonato adotou a fórmula por pontos corridos. 

Os times em questão são o Fortaleza e o CSA. Após 31 das 38 rodadas da Série B, os cearenses lideram e têm nove pontos de vantagem para o primeiro time fora do G4, o que equivale a um pé na Série A 2019. E os alagoanos, que abriram a 32ª rodada terça-feira, ocupam a quarta colocação, em uma briga que promete seguir intensa até o fim. A missão do CSA pode se tornar uma façanha inédita, já que apenas quatro estados da região já disputaram a Série A em pontos corridos: Bahia, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

Enquanto a Copa do Nordeste balança a cada fato novo nos bastidores - como a saída do Sport, o fim dos canais Esporte Interativo e a resistência do Bahia -, na esfera nacional a temporada já é de recorde positivo nordestino. Este é o primeiro ano em que quatro times da região (Bahia, Vitória, Sport e Ceará) disputam a Série A no formato com pontos corridos. Equivale a 20% do total de participantes.

Não é pouca coisa, embora a participação do quarteto até agora se resuma a brigar contra o rebaixamento. Como esse modelo privilegia a longevidade e reduziu o torneio a 20 clubes, as equipes nordestinas têm dificuldade de permanecer na elite, ainda mais num cenário em que quatro times se renovam a cada ano.

Pesa a diferença significativa de orçamento em relação a equipes do Sudeste, onde se concentram 53,2% do PIB do Brasil. O Nordeste é responsável por 14,5% das riquezas produzidas no país (completando: Sul 16,9%, Centro-Oeste 9,9% e Norte 5,5%). Os dados são referentes a 2015, mais recentes divulgados pelo IBGE.

Um cenário realista para 2019 é de, pelo menos, repetição da representatividade de 2018, com quatro equipes. Atualmente, Ceará e Sport estão na zona de rebaixamento, compensando  Fortaleza e CSA na zona de acesso. Por ter um jogo a menos e pelo returno que vem fazendo, com a sétima melhor campanha, o Ceará tem chance real de sair do Z4 - assim como o CSA corre risco real de deixar o G4 até o fim da Série B.

Só fará diferença numérica para a região se a saída do Ceará não implicar na entrada do Vitória (ou do Bahia) na zona. Hoje, o Leão aparece imediatamente acima na tabela, em 16º. Se isso acontecer, será um cenário positivo, em que o Nordeste terá cinco times na Série A do ano que vem. Seria um recorde.

O ufanismo está na possibilidade a seguir: Ceará e Sport escapam da zona sem colocar a dupla Ba-Vi nela e Fortaleza e CSA sobem. Nela, o Nordeste teria seis clubes em 2019. Já imaginou o Brasileirão com 30% de representatividade nordestina? A hipótese, no entanto, é exagerada, já que três dos cinco últimos colocados da Série A são da região. Para isso, precisaria que Vitória, Ceará e Sport passassem Vasco e América-MG.

Há também um cenário negativo e, infelizmente, bastante possível: se a Chapecoense passar o Vitória, a configuração atual iria de dois para três nordestinos na zona de rebaixamento. E neste caso nem os dois que estão vindo da Série B fechariam a conta.

Herbem Gramacho é editor de Esporte e escreve às quintas-feiras