Vanessa da Mata fala sobre show em Salvador: 'significa muito'

Cantora apresenta, neste domingo (11), a turnê Caixinha de Música

  • Foto do(a) author(a) Laura Fernades
  • Laura Fernades

Publicado em 10 de novembro de 2018 às 13:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Marcos Hermes/Divulgação

O nome do show Caixinha de Música, que a cantora Vanessa da Mata apresenta na Área Verde do Othon, neste domingo (11), mexe com a memória afetiva de muita gente. A começar pela própria artista, que garante que abrir uma caixinha de música significa revelar um universo íntimo e afetuoso, que vai desde o Natal com a família, ao Dia das Crianças, passando por momentos com a avó baiana.

É nesse clima cercado de memória e afeto que o show acontece em Salvador, com repertório dedicado ao CD/DVD homônimo lançado ano passado. Claro que sucessos já conhecidos do público não vão ficar fora, como Amado e Não Me Deixe Só, assim como algumas músicas inéditas que vão fazer parte do próximo trabalho de Vanessa. O álbum será lançado por partes, faixa a faixa, e Salvador vai poder escutar uma pequena prévia do que está por vir.

Outro destaque do repertório do show é a música Gente feliz (Sinceridade), cuja letra feita em parceria com a BaianaSystem mostra como a felicidade incomoda. "Toda vez que eu vejo uma pessoa profundamente incomodada com alguém, por mais que esse alguém esteja só cantando, só brincando, passando, 'desmunhecando', rindo com os amigos... Estou falando de pessoas sensíveis e alérgicas à felicidade alheia", explica Vanessa.

Ao falar sobre a música, a artista lembra que a perceria com o grupo baiano se deu depois de um festival em Belo Horizonte onde os dois tocaram. "Enquanto fazia a maquiagem no camarim, eu comecei a ouvir a BaianaSystem e percebi uma força musical muito grande neles. Fiquei impactada", recorda.

A mistura entre "tradição, modernidade e letras impactantes e fortes" da BaianaSystem é capaz de mover muita gente, acredita Vanessa, e "isso não dá só prazer em dançar, mas prazer em participar das ideias". "Isso faz com que qualquer intelectual balance as mãozinhas pra cima sem se sentir ridículo em momento algum", diz bem humorada.

O show de domingo - que será seguido por apresentação do cantor Jau -, significa um momento de afeto para a cantora que está de volta à capital baiana. “Salvador sempre representou uma volta a uma memória de minha avó, das minhas histórias legais de personalidade artística, de um cenário musical totalmente diferente dos outros lugares do Brasil e isso torna Salvador única. Fora os artistas, sempre gostei e admirei que são baianos, o que significa muito pra mim”, elogia.

Serviço Onde: Área Verde do Othon (Av. Oceânica, 2294, Ondina) Quando: Domingo (11), às 16h (abertura dos portões) Ingresso: R$ 80 | R$ 40 Vendas: balcões de ingressos, Lojas South e sites Safeticket e Ticketmix Informações: 3332-0614