VAR na final e jogos às 10h: fórmula do Baianão 2019 é definida

Estadual ficará com seis jogos nos finais de semana

  • Foto do(a) author(a) Vitor Villar
  • Vitor Villar

Publicado em 14 de novembro de 2018 às 16:50

- Atualizado há um ano

. Crédito: Betto Jr. / CORREIO

O Campeonato Baiano de 2019 teve a sua fórmula definida na última terça-feira (13) com duas novidades: jogos às 10h e uso do árbitro de vídeo. De acordo com o calendário já divulgado pela CBF, a maioria das partidas devem acontecer no meio da semana.

Assim como em 2018, serão dez times, com todos contra todos na primeira fase em jogos só de ida. Os quatro melhores colocados avançam para as semifinais e o último é rebaixado para a Segunda Divisão de 2020. Os jogos das semifinais e da final acontecem em ida e volta.

A competição vai intercalar datas dos finais de semana com a Copa do Nordeste. Pelo calendário 2019 divulgado pela CBF, o Baianão terá seis, o Nordestão, oito. A decisão do estadual será nos dias 14 e 21 de abril.

O Atlético de Alagoinhas é o mais novo participante, depois de ter conquistado o acesso neste ano. Bahia, Bahia de Feira, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Vitória e Vitória da Conquista seguem na elite. O Atlântico foi rebaixado.

Bahia de Feira, Jequié, Vitória da Conquista e Fluminense de Feira solicitaram que os seus jogos como mandantes aos domingos aconteçam às 10h, o que foi acatado pela FBF. Há a possibilidade também dos jogos do estadual serem transmitidos pela TV FBF, através do YouTube.

De maneira inédita, as finais do Baianão terão o uso do árbitro de vídeo. Segundo a FBF, não há a possibilidade de adotar o recurso de vídeo em todos os jogos por conta da falta de estrutura em algumas praças do estado.

O campeão baiano terá vaga na Copa do Nordeste de 2020. A segunda e a terceira vagas serão distribuídas através do ranking da CBF. Os três melhores colocados do estadual terão vaga na Copa do Brasil do ano que vem. Para a Série D, serão apenas duas vagas através do Baianão – a outra será dada ao campeão da Copa Governador do Estado.