Varilux mostra a nova França: seleção de filmes mescla comédias com obras do dito cinema de arte

entretenimento
01.06.2011, 07:50:00
Atualizado: 01.06.2011, 07:54:06

Varilux mostra a nova França: seleção de filmes mescla comédias com obras do dito cinema de arte

A atual fase da cinematografia da França é bem mais diversificada e vai das animações às comédias rasgadas

Salvatore Carrozzo | Redação CORREIO

Deixe de lado os filmes-cabeça da Nouvelle Vague, movimento que colou o estigma de cinema de difícil compreensão às produções francesas. A atual fase da cinematografia da França é bem mais diversificada e vai das animações às comédias rasgadas.


Em uma cena do filme Potiche: Esposa Troféu, Judith Godreche beija a atriz francesa Catherine Deneuve 


E parte dela poderá ser conferida em Salvador na segunda edição do Festival Varilux de Cinema Francês, que começa no próximo dia 10 e segue até dia 16, no Espaço Unibanco Glauber Rocha. A mostra exibe dez filmes inéditos e acontece em 22 cidades do país. A programação completa pode ser conferida através do site www.festivalcinefrances.com. Em julho, o festival exibe oito longas da atriz homenageada, Sandrine Bonnaire, na Aliança Francesa de Salvador.

Divas
A abertura, no Rio (dia 8) e em São Paulo (9), contará com as estrelas Catherine Deneuve, Sandrine Bonnaire e Audrey Tautou, que despontou para o mundo com o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Salvador não receberá as divas, pelo menos não em carne e osso, e sim por meio dos filmes.

Diva máxima do cinema francês, Catherine está representada pelo filme Potiche: Esposa Troféu, do badalado François Ozon. Ambientada em uma cidade pequena na década de 70, a obra traz outro grande nome francês, Gérard Depardieu. Em entrevista ao O Estado de S. Paulo, domingo, ela mostra ter o pé no chão. “Não sou um mito, sou uma mulher”, disse.

Abertos e fechados O público baiano também poderá ver outra estrela em cena: a atriz Isabelle Huppert. Ela ‘chega’ a Salvador com o longa Copacabana, de Marc Fitoussi. Moradora de uma região do Norte da França com graves problemas sociais, a personagem de Huppert sonha com dias melhores. Para ela, o Brasil é o país do futuro, a representação de uma vida perfeita. Na trilha, músicas de Chico Buarque e Marcos Valle.
Um dos novos rostos do cinema francês, a graciosa Audrey Tautou protagoniza Uma Doce Mentira.
“É uma comédia fantástica, com influência das comédias americanas dos anos 50”, afirma o produtor do Varilux, Christian Boudier, 45 anos.
A seleção dos filmes para o festival, explica Christian, buscou mesclar o que ele chama de filmes mais intelectuais, também conhecidos como cinema de autor, com outros mais abertos, mais acessíveis ao público. Participam do primeiro grupo o já citado Copacabana, Os Nomes do Amor e Vênus Negra. Já Potiche: Esposa Troféu  e Uma Doce Mentira fazem parte da segunda leva. Nela, também podemos incluir a animação Um Gato em Paris, sobre um gato que divide a vida entre duas casas.

A cara da França “As pessoas acabaram ficando com uma imagem do cinema francês como algo fechado. Queremos mostrar a diversidade da produção local”, diz o produtor. A mostra é realizada pela Unifrance Film International, associação para promoção do cinema francês.

Para Christian, a imagem de um país na opinião internacional é de suma importância para o sucesso em áreas como o comércio e o turismo. E o cinema cumpre esse objetivo, ‘vender’ um país no exterior. A Unifrance foi criada em 1949, no pós-guerra europeu, como tentativa de barrar a influência do cinema americano no país.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/o-ultimo-a-sair-apaga-a-luz-do-othon-hotel-ja-esta-sem-nenhum-hospede/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/piloto-alema-de-17-anos-sofre-acidente-grave-e-sera-operada/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/temer-ressalta-forca-e-estabilidade-das-instituicoes-em-pronunciamento/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/sessao-do-tj-ba-e-suspensa-apos-confusao-e-retirada-de-advogado/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/confira-o-clipe-da-cantora-argentina-lali-em-parceria-com-pabllo-vittar/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/voce-sabia-que-o-ford-mais-vendido-na-america-do-sul-e-feito-na-bahia/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/mostra-multimidia-homenageia-os-40-anos-do-correio/
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/igreja-transmite-momento-em-que-pastor-e-baleado-em-culto-veja/