Veja alternativas para fugir da Avenida ACM após mudanças

Intervenções no trânsito serão realizadas a partir desta quarta-feira (1º)

  • D
  • Da Redação

Publicado em 31 de julho de 2018 às 21:12

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Júlia Vigné/CORREIO

Enquanto as intervenções por conta das obras do BRT na Avenida Antonio Carlos Magalhães, a ACM, estiverem em curso, os motoristas que incluem a via em seu trajeto poderão buscar rotas alternativas. Já nesta quarta-feira (1º), o trânsito no acesso a área do Cidadela será fechado. Na segunda quinzena de agosto, a velocidade será reduzida de 70 km/h, nas vias principais, e 60km/h, nas marginais, para 40 km/h. Para não passar pelo trecho, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) indica que a Avenida Bonocô, a Octávio Mangabeira (orla) e a Via Expressa sejam utilizadas como novo itinerário.

As três vias também são consideradas como locais de passagem para motoristas, e não de destino final. Diariamente, 89.286 veículos utilizam a Bonocô nos dois sentidos. Já a Octávio Mangabeira, que tem maior extensão, tem fluxos diferentes por dia, de acordo com a localização. No trecho em frente ao Clube 2004, próximo ao Costa Azul, por exemplo, aproximadamente 42.488 veículos passam nos dois sentidos da via, todos os dias, diz a Transalvador.

Além da Avenida Bonocô, os condutores também podem optar pela Avenida Luis Eduardo Magalhães, que pode ser alternativa para quem deseja ir para a Barros Reis.

Para quem tem como destino o Rio Vermelho, são alternativas a Avenida Manoel Dias da Silva (Pituba) e a Octávio Mangabeira. Os horários de pico das vias acontecem entre 7h30 e 9h e das 17h30 às 19h. Nesses horários, é preciso analisar a melhor alternativa, considerando distância e possibilidade de engarrafamento.

A expectativa da Transalvador, de acordo com o superintendente Fabrizzio Muller, é de que “o fato de não ter grandes mudanças faça com que as pessoas não mudem sua rotas”. No entanto, serão feitos mapeamentos durante a intervenção, que começa hoje, para verificar os lugares que possam estar sendo afetados.

“Por conta das intervenções que estão sendo realizadas na orla, em Ondina, a Avenida Garibaldi, que é a via mais próxima de alternativa para os condutores, está ficando sobrecarregada. A partir disso, nós temos que realizar ajustes de semáforo, remonitoramentos em horários de pico, operações no trânsito para melhorar a situação. A gente vai verificar quais são os pontos que ficarão sobrecarregados, monitorar o entorno e agir de acordo com a necessidade”, explicou.

Clique na imagem para ampliar: Entenda as alterações A Avenida ACM sofrerá alterações a partir desta quarta (1º) para a implantação do BRT, que ligará a Estação da Lapa à Rodoviária/ Iguatemi na linha 1.  As mudanças ocorrerão no trecho de 1,7 km entre a Igreja Universal do Reino de Deus e a Comercial Ramos (em frente ao Hospital Teresa de Lisieux). 

Os motoristas devem estar atentos às alterações nas pistas de entrada e saída de veículos para a via marginal e da marginal para a principal na área do Cidadela, que serão fechadas. Pontos da ACM sofrerão redução na velocidade de 70 km/h na principal e 60 km/h na marginal para 40 km/h. Ainda não há mapeamento das áreas. 

Já os pedestres passarão a ter apenas três pontos de travessia na pista: na passarela em frente à Comercial Ramos, no semáforo defronte ao Hiper Posto e na faixa de pedestres próximo à Igreja Universal.

Pontos de ônibus da via também sofrerão alterações: A parada que fica em frente à Igreja Mundial do Poder de Deus foi desativada. Uma nova foi erguida 350 metros adiante, próximo ao semáforo do Hiper Posto. O ponto de ônibus na região do Cidadela também foram suprimido - tem baixo movimento, segundo a prefeitura.

Os pontos localizados em frente à Igreja Universal; em frente ao MC Donald’s e defronte à Comercial Ramos não sofreram modificações. As linhas do transporte público também não serão alteradas.