Veja as outras caras pintadas do Coringa

entretenimento
03.10.2019, 14:00:00
Atualizado: 03.10.2019, 14:11:17
Da esquerda para a direita: Cesar Romero, Jack Nicholson, Heath Ledger e Jared Leto

Veja as outras caras pintadas do Coringa

De Cesar Romero a Jared Leto, o palhaço do crime ganhou diferentes versões; o melhor continua sendo Heath Ledger

Em momentos como o que vivemos, o jornalismo sério ganha ainda mais relevância. Precisamos um do outro para atravessar essa tempestade. Se puder, apoie nosso trabalho e assine o Jornal Correio por apenas R$ 5,94/mês.

De Jared Leto a Cesar Romero, o Coringa já teve muitas caras diferentes. Em comum, nestes 80 anos de vilania, surge o humor torto em todas as suas encarnações. Afinal, ainda que aterrorizante, trata-se de um palhaço.

Na trilha do novo Coringa, vivido de forma magnífica por Joaquin Phoenix no filme de Todd Phillips, resgatamos os atores que já interpretaram o vilão no cinema e na televisão.


Jared Leto

Cheio de ambição, o ator quis se separar dos antecessores mas errou feio em Esquadrão Suicida (David Ayer/2016) ao apresentar um personagem tão desconstruído quanto inconsistente. Apesar de que não se pode acusá-lo de imitar as versões antigas do vilão. Sua composição está mais para gangsta do que para um psicopata. Sem contar que Margot Robbie lhe roubou a cena como Arlequina.

Cesar Romero

O primeiro de todos, Romero (1907-1994) inventou o Coringa que conhecemos hoje no programa de televisão Sixties Batman, estrelado por Adam West. São dele a gargalhada histérica, sorriso maníaco e cabelo verde-esmeralda.

Conhecido como "o latino de Manhattan”, o ator de origem cubana  se recusou a raspar o bigode para o papel do vilão. 

Jack Nicholson

O ator claramente se divertiu ao encarnar o palhaço assassino de uma forma, digamos, mais lúdica e charmosa em Batman (Tim Burton/1989), filme que apresenta a trajetória do bandido Jack Napier em Coringa.

Mark Hamill

Pode parecer arriscado escalar o ator conhecido por interpretar Luke Skywalker para dublar o Coringa em Batman: The Animated Series (1992). Mas, Hamill dá uma risada deliciosamente maldosa na série animada sobre o universo do Homem Morcego, lançada nos anos 90.

Heath Ledger

Por mais que a atuação de Joaquin Phoenix seja majestosa, o Coringa de Heath Ledger (1979-2008) ainda é o melhor. Apresentado em Caveleiro das Trevas (Christopher Nolan/2008)., lançado seis meses após a morte do ator, Ledger levou o Oscar póstumo de ator coadjuvante pela performance inesquecível.


Extras:

O coringa psicótico de A Piada Mortal, graphic novel de Alan Moore (1988)

O Coringa assustador da HQ Asilo Arkham, que tem texto de Grant Morrison e arte de Dave McKean


***

Em tempos de coronavírus e desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informação responsável e apurada pela nossa redação que escreve, edita e entrega notícias nas quais você pode confiar. Assim como o de tantos outros profissionais ligados a atividades essenciais, nosso trabalho tem sido maior do que nunca. Colabore para que nossa equipe de jornalistas seja mantida para entregar a você e todos os baianos conteúdo profissional. Assine o jornal.


Relacionadas