Veja dicas para ser mais sustentável no trabalho

Medidas simples, como trocar o copo plástico descartável por uma caneca reutilizável, ajudam na preservação do meio ambiente

  • Foto do(a) author(a) Murilo Gitel
  • Murilo Gitel

Publicado em 30 de junho de 2018 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: (foto: Divulgação / Arquivo Correio)

Desligar o ar-condicionado em horários com pouca incidência solar, trocar o copinho de plástico descartável por uma caneca reutilizável e imprimir no modo frente e verso são medidas simples, mas que podem ser adotadas no ambiente de trabalho para contribuir com a sustentabilidade do planeta.

E os profissionais valorizam, cada vez mais, as organizações que promovem ações nesse sentido. De todas as vantagens oferecidas por um bom empregador, os investimentos para criar um ambiente de trabalho sustentável são os mais valorizados, de acordo com pesquisa da empresa HP realizada em abril deste ano. O levantamento ouviu mais de três mil funcionários da empresa nos Estados Unidos, México e Brasil.

A pesquisa também revelou que os brasileiros são os que mais se importam com o tema. Por aqui, 85% deles disseram que têm mais chances de trabalhar onde se ofereça algum meio de praticar a sustentabilidade. Segundo a fabricante, os funcionários do setor administrativo têm altos níveis de participação em medidas sustentáveis, como apagar as luzes para economizar energia, reciclar e utilizar meios de transporte menos poluentes para chegar ao trabalho.

Em Salvador, a unidade do Sebrae está entre as organizações que estimulam práticas sustentáveis entre os funcionários. “Fazemos um trabalho de conscientização do nosso colaborador para as questões ambientais, de modo com que ele olhe a sustentabilidade do ponto de vista econômico, social e ambiental, entendendo que as nossas ações têm impactos, que podem ser positivos ou negativos”, explica a analista da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Bahia, Márcia Suede.

Práticas

Márcia, que está à frente do Comitê de Sustentabilidade do Sebrae (criado em 2011), destaca que canecas de louça são entregues aos funcionários e estagiários desde 2012, com o objetivo de reduzir a utilização de copos plásticos. “Também utilizamos squeezes [garrafinhas reutilizáveis] durante eventos e priorizamos a contratação de empresas que reduzam o uso de materiais descartáveis”, reforça.

A analista do Sebrae Bahia também cita a substituição das lixeiras que ficavam sob cada mesa das salas por kits gerais compostos por três lixeiras (que atendem a todos os funcionários: uma para a destinação de plástico reciclável, uma para o plástico não reciclável e uma para papel.

“Foi uma campanha incrível. Hoje, ninguém sente falta daquelas lixeiras individuais. As pessoas levantam e destinam o lixo no lugar certo”, comemora.

O Instituto EcoDesenvolvimento, sediado em Salvador, listou sete dicas simples de como aproveitar as horas de trabalho para contribuir com um planeta mais sustentável:

1) Trabalhe de casa (home-office)

Converse com seu chefe e veja se há a possibilidade de, ao menos um dia na semana, você trabalhar em casa. Além de mais cômodo, ao evitar se deslocar até o seu local de trabalho você reduz a quantidade de carros na rua, ajuda a diminuir os engarrafamentos, o consumo de combustível e a poluição.

2) Deixe janelas e cortinas abertas

Seja em casa ou no escritório, manter janelas e cortinas abertas ajuda a reduzir o consumo de energia e melhora a qualidade do ar, já que aumentam a ventilação e permitem a entrada da luz natural. Além da economia energética, a luz do sol auxilia no conforto visual e no bem-estar de quem está naquele ambiente. Isso porque com a iluminação solar há uma diminuição das distâncias focais, o que causa um relaxamento do sistema visual.

3) Reduza, reutilize e recicle o material de escritório

No trabalho, procure gerar a menor quantidade de resíduos possível. Use com moderação clipes, grampos, bilhetes e envelopes. Sempre que possível, imprima nos dois versos do papel ou use-o para rascunhos e até para fazer um bloquinho de notas. “Em 2015 e 2016 mudamos todas as nossas impressoras. Elas dão a opção inicial de imprimir em frente e verso com o objetivo de reduzir o uso de papel”, observa Márcia. A unidade do Sebrae em Salvador doa os resíduos sólidos que coleta para a Cooperativa de Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental Camapet, sediada na Cidade Baixa.

4) Avalie antes de imprimir

Quando for imprimir um documento, especialmente e-mails, analise bem a necessidade desta ação antes de apertar o botão da impressora. Lembre-se que papel, tinta e energia estarão sendo gastos durante o processo e que, muitas vezes, os textos são lidos e jogados fora logo em seguida. Utilizar certificação digital e nota fiscal eletrônica são outras medidas importantes para economizar papel, e consequentemente, árvores.

5) Desconecte seus dispositivos eletrônicos

Se você não estiver utilizando dispositivos eletrônicos, como HDs externos, scanners, fax e impressoras, desconecte-os do computador. Esses equipamentos consomem energia mesmo quando não estão sendo utilizados. O jato de tinta da impressora, por exemplo, mesmo em repouso consome 4,5 watts, ou 3,24 KWh em um mês. Essa energia é suficiente para manter uma lâmpada de 60 watts acesa durante 54 horas. A mesma dica serve para os equipamentos que têm a opção “stand by”. Aparelhos de ar-condicionado, monitores e projetores são alguns dos eletrônicos que podem estar sugando a energia da empresa silenciosamente sempre que são deixados parcialmente ligados sem necessidade.

6) Economize energia dos computadores

Os computadores são vitais na maioria das empresas, mas também são responsáveis por boa parte do consumo de energia. Para reduzir esse gasto, ajuste as opções de energia dos aparelhos e configure-os para ficarem em modo de espera quando estiverem inativos por algum tempo. Desligar o monitor ou deixá-lo em repouso enquanto você dá uma saidinha ou participa de uma reunião é uma outra forma de economizar energia. Quando for investir em novos aparelhos, lembre-se que os notebooks são mais econômicos que os desktops.

7) Seja adepto de ações responsáveis

Adote valores e trabalhe com transparência, valorize empregados e colaboradores, procure reduzir as agressões ao meio ambiente e promover a melhoria das condições ambientais, desenvolva produtos e serviços confiáveis em termos de qualidade e segurança, forneça instruções de uso e informe sobre seus riscos potenciais a clientes e consumidores, promova a comunidade local e comprometa-se com o bem comum.