Veja o que Barcelona, Vitória e Bahia precisam para avançar no Baianão

Os três times brigam pela última vaga na semifinal do estadual

  • D
  • Da Redação

Publicado em 16 de março de 2022 às 06:00

- Atualizado há um ano

. Crédito: Fotos: Felipe Oliveira/EC Bahia e Victor Ferreira/EC Vitória

A última rodada do Campeonato Baiano será disputada nesta quarta-feira (16), e ainda há uma vaga na semifinal em jogo. Enquanto Jacuipense, Bahia de Feira e Atlético de Alagoinhas já estão garantidos na próxima fase, três times ainda estão no páreo pela classificação: Barcelona, Vitória e Bahia.

A situação mais favorável é a do time de Ilhéus. O Barcelona entra na 9ª rodada já na zona de classificação, em 4º, com 11 pontos, e só depende de si para avançar. Mas, para isso, precisa vencer o Doce Mel no estádio Barbosão, em Cruz das Almas. Se tropeçar, precisará de uma combinação de resultados.

O Vitória, por sua vez, aparece em 5º, com 10 pontos, e só se classifica se ganhar do Bahia de Feira, no Barradão. Mas isso não é tudo: além de um resultado favorável, depende ainda do Barcelona.

Já o Bahia é o 6º colocado, com 9 pontos, e precisa de uma combinação tripla para avançar. A começar por um triunfo diante do Vitória da Conquista, na Fonte Nova.

Todos os jogos acontecem de forma simultânea, e estão marcados para quarta-feira (16), às 19h15. Vale lembrar que, caso a última vaga fique com o Barcelona de Ilhéus, o Campeonato Baiano será palco de algo inédito. Nunca uma semifinal do torneio não teve a presença ou do Bahia ou do Vitória. Ao menos um dos dois sempre esteve na fase.

O Esquadrão, aliás, não fica de fora das finais do estadual desde 2003. Já o Vitória quer retornar à semi após três anos seguidos de eliminações precoces.

Veja o que cada um dos três times na briga precisam para ficar com a vaga:

Barcelona de Ilhéus:Se ganhar: se classifica. O time chegaria aos 14 pontos e não poderia ser mais ultrapassado nem pelo Bahia e nem pelo Vitória.  Se empatar: tem que torcer para que o Vitória e o Bahia não ganhem seus respectivos jogos. Isso pois o Leão pode chegar aos 13 pontos, enquanto o Barcelona ficaria com 12. Já o Esquadrão iria empatar em pontos com o time de Ilhéus, mas levaria a melhor no saldo de gols (1 a -2, atualmente). Se perder: tem que torcer para que o Vitória e o Bahia não ganhem seus respectivos jogos. Com os respectivos triunfos, o Leão alcançaria 13 pontos e o Bahia chegaria a 12, enquanto o Barcelona, com a derrota, estacionaria em 11. Vitória:Se ganhar: tem que torcer para que o Barcelona não vença. Neste cenário, o Leão chegaria aos 13 pontos e superaria o time de Ilhéus, que ficaria com 12, em caso de empate, ou 11, se for derrotado. Se empatar: está fora da semifinal. Alcançaria 11 pontos e, mesmo em caso de derrota do Barcelona, ficaria atrás pelo menor número de vitórias (2x3, atualmente). Se perder: está fora da semifinal. Estacionaria nos 10 pontos e não superaria o Barcelona, que entra na rodada com 11 pontos. Bahia (para se classificar):Se ganhar: precisa torcer para que Barcelona e Vitória não vençam. O time de Ilhéus, com um empate, chegaria aos 12, o mesmo de um triunfo do Bahia, mas perderia no quesito do saldo de gols (-2 a 1, atualmente). Já o Leão, com o resultado igualado, iria a 11 pontos. Se empatar: está fora da semifinal. Chegaria aos 10 pontos e não conseguiria alcançar os 11 do Barcelona de Ilhéus. Se perder: está fora da semifinal. Estacionaria nos 9 pontos não conseguiria alcançar os 11 do Barcelona de Ilhéus. Bahia (para não ser rebaixado):Se ganhar: não será rebaixado. Chegaria aos 12 pontos e não poderia ser mais superado por Doce Mel, Unirb e/ou Juazeirense. Se empatar: não será rebaixado. Alcançaria os 10 pontos e ficaria na frente, pelo menos, do Vitória da Conquista (que chegaria aos 8 pontos) e da Juazeirense (que só alcança o máximo de 9 pontos). Também leva vantagem sobre o Unirb pelo saldo de gols (que é de 1 x -4 atualmente); Se perder: terá que torcer para que Doce Mel e Unirb não ganhem seus confrontos. Os dois times chegariam aos 10 pontos, assim como o Vitória da Conquista, ultrapassando os 9 pontos do Bahia.