Veja o que cada clube precisa na última rodada do Baianão

e.c. bahia
17.03.2019, 05:02:00
Líder, Bahia de Feira só precisa de um empate para ser semifinalista. Missão do tricolor da capital é mais difícil (Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

Veja o que cada clube precisa na última rodada do Baianão

Seis clubes ainda têm chance de passar para a semifinal do estadual

Hoje é dia de decisão no Campeonato Baiano. Com seis times brigando por quatro vagas nas semifinais do estadual, a última rodada do Baianão promete pegar fogo.

Depois de oito rodadas, nenhuma das dez equipes que iniciaram o torneio conseguiu classificação antecipada para a próxima fase. Líder com 15 pontos, o Bahia de Feira precisa de apenas um empate contra a Juazeirense, em Juazeiro, para se garantir na próxima fase.  

Enquanto isso, Vitória da Conquista, Vitória e Atlético de Alagoinhas estão empatados com 13 pontos e também disputam uma vaga na fase mata-mata. O Bode encara o lanterna Jacobina, enquanto o Vitória recebe o Flu de Feira, no Barradão, e o Atlético pega a Jacuipense, no estádio Carneirão. Em caso de triunfo,  todos estarão classificados. 

Em momento mais delicado, Bahia e Jacuipense não dependem das próprias forças. Para avançar,  o Bahia vai ter que vencer ou empatar com o Jequié e torcer contra os adversários. Já o Leão do Sisal tem apenas 10 pontos e, para continuar sonhando, só a vitória interessa. Na outra ponta da tabela,  Jequié e Jacobina lutam contra o rebaixamento à Série B.

Confira o cada equipe precisa para se garantir na semifinal: 

Bahia de Feira
Líder do Baianão, o tremendão chega em situação mais confortável entre os seis times que ainda brigam por uma vaga na semifinal. Com 15 pontos, a equipe treinada por Barbosinha precisa de apenas um empate diante da Juazeirense, em Juazeiro, para se classificar. Triunfo garante ao Bahia de Feira o primeiro lugar na classificação do estadual.

Vitória da Conquista
O Bode é uma das grandes surpresas da última rodada do Baianão. Depois de figurar na luta contra o rebaixamento, o alviverde conseguiu uma guinada com a chegada do técnico Elias Borges. Nos últimos cinco jogos, o Bode venceu quatro e perdeu apenas um. O desempenho colocou a equipe na segunda colocação. Encara o Jacobina fora de casa. 

 

Vitória da Conquista conseguiu reação e pode se garantir nas finais do Baiano (Foto: Luciana Flores/ ECPP)


Vitória
O Leão vive de altos e baixos na temporada. O rubro-negro venceu apenas três dos oito jogos que fez pelo Campeonato Baiano. Por isso, chega na última rodada sem a garantia de participação na fase final. Um dos favoritos a ficar com o título, o time de Marcelo Chamusca precisa de um triunfo simples para avançar sem depender de outros resultados.  

Atlético
De volta à elite do futebol baiano em 2019, o Carcará entrou com tudo no Baianão. Sob o comando do experiente Arnaldo Lira e tendo no ataque o artilheiro da competição, João Neto, com oito gols, a equipe pode se garantir entre os quatro finalistas do Baianão depois de dez anos. Precisa vencer o Jacuipense para não depender de outros resultados.
 

Artilheiro do Baianão com oito gols, João Neto é a esperança do Atlético (Foto: Divulgação)

Bahia
Maior vencedor do Baianão, com 47 títulos, o tricolor vive momento delicado. A equipe está na 5ª colocação e depende de outros resultados para evitar o vexame de cair ainda na 1ª fase do estadual. A última vez que isso aconteceu foi há 16 anos. Precisa bater o Jequié e torcer para que ou Vitória ou Conquista ou Atlético não vença ou Bahia de Feira perca.

Jacuipense
Com 10 pontos, o Jacuipense parece longe da briga. No entanto, o número de vitórias pode favorecer o Leão do Sisal em caso de empate por pontos na classificação. A equipe faz confronto direto com o Atlético, em Alagoinhas. Se vencer, passa o rival. Mas ainda precisa torcer para que ou o Bahia não vença ou o Vitória ou o Conquista perca.

Luta contra o rebaixamento: 

Jequié
Rival do Bahia na última rodada, o Jequié ainda luta contra o rebaixamento. Com sete pontos, o Jipão é o vice-lanterna e só se livra da degola sem depender de ninguém em caso de triunfo sobre o tricolor. O problema é que o time venceu apenas um dos oito jogos que fez no Baianão. Se empatar ou perder precisa torcer para que o Jacobina não vença o Conquista.

Jacobina
Entre os dez times que iniciaram o Campeonato Baiano, a situação mais delicada é a do Jacobina. Com apenas cinco pontos, o Jegue da Chapada é o lanterna do torneio e precisa vencer o Vitória da Conquista em casa e torcer por pelo menos um empate do Jequié, que recebe um Bahia necessitado em casa. É nisso que o Jacobina confia para seguir na elite.


Relacionadas
Correio.play
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/a-nissan-frontier-e-pareo-para-toyota-hilux-e-chevrolet-s10/
Picape ganha equipamentos para se tornar mais competitiva
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/veja-duracao-de-todos-os-episodios-da-ultima-temporada-de-game-of-thrones/
As informações foram divulgadas na programação da HBO, esta semana
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/jean-wyllys-e-embaixadora-brasileira-batem-boca-na-onu-assista/
Maria Nazareth interrompeu evento, que tinha Wyllys como convidado, e leu discurso pró-Bolsonaro
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/iggy-azalea-rompe-com-gravadora-e-volta-em-melhor-forma-desde-fancy/
Clipe se passa em um funeral e conta com participação de drags de Rupaul
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-stories-de-fas-pabllo-vittar-lanca-video-vertical-de-nao-vou-deitar/
Cantora lançou três produções audiovisuais de Não Para Não em menos de um mês
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/anitta-rita-ora-e-sofia-reyes-se-juntam-em-musica-trilingue/
Com uma vibe girl power, as meninas só querem se divertir sem apegos; assista ao clipe
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/com-elenco-e-textos-renovados-5x-comedia-volta-a-salvador/
Espetáculo reúne cinco esquetes de humor com doses sutis de crítica social
Ler Mais
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/unindo-o-util-ao-agradavel-de-amante-dos-esportes-a-jornalista-esportivo/
O baiano João Salvador conta como é trabalhar com o que ama
Ler Mais