Veja o que cada clube precisa na última rodada do Baianão

Seis clubes ainda têm chance de passar para a semifinal do estadual

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 17 de março de 2019 às 05:02

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arisson Marinho/CORREIO

Hoje é dia de decisão no Campeonato Baiano. Com seis times brigando por quatro vagas nas semifinais do estadual, a última rodada do Baianão promete pegar fogo. Depois de oito rodadas, nenhuma das dez equipes que iniciaram o torneio conseguiu classificação antecipada para a próxima fase. Líder com 15 pontos, o Bahia de Feira precisa de apenas um empate contra a Juazeirense, em Juazeiro, para se garantir na próxima fase.   Enquanto isso, Vitória da Conquista, Vitória e Atlético de Alagoinhas estão empatados com 13 pontos e também disputam uma vaga na fase mata-mata. O Bode encara o lanterna Jacobina, enquanto o Vitória recebe o Flu de Feira, no Barradão, e o Atlético pega a Jacuipense, no estádio Carneirão. Em caso de triunfo,  todos estarão classificados.  Em momento mais delicado, Bahia e Jacuipense não dependem das próprias forças. Para avançar,  o Bahia vai ter que vencer ou empatar com o Jequié e torcer contra os adversários. Já o Leão do Sisal tem apenas 10 pontos e, para continuar sonhando, só a vitória interessa. Na outra ponta da tabela,  Jequié e Jacobina lutam contra o rebaixamento à Série B.Confira o cada equipe precisa para se garantir na semifinal: 

Bahia de Feira Líder do Baianão, o tremendão chega em situação mais confortável entre os seis times que ainda brigam por uma vaga na semifinal. Com 15 pontos, a equipe treinada por Barbosinha precisa de apenas um empate diante da Juazeirense, em Juazeiro, para se classificar. Triunfo garante ao Bahia de Feira o primeiro lugar na classificação do estadual.

Vitória da Conquista O Bode é uma das grandes surpresas da última rodada do Baianão. Depois de figurar na luta contra o rebaixamento, o alviverde conseguiu uma guinada com a chegada do técnico Elias Borges. Nos últimos cinco jogos, o Bode venceu quatro e perdeu apenas um. O desempenho colocou a equipe na segunda colocação. Encara o Jacobina fora de casa.    Vitória da Conquista conseguiu reação e pode se garantir nas finais do Baiano (Foto: Luciana Flores/ ECPP) Vitória O Leão vive de altos e baixos na temporada. O rubro-negro venceu apenas três dos oito jogos que fez pelo Campeonato Baiano. Por isso, chega na última rodada sem a garantia de participação na fase final. Um dos favoritos a ficar com o título, o time de Marcelo Chamusca precisa de um triunfo simples para avançar sem depender de outros resultados.  

Atlético De volta à elite do futebol baiano em 2019, o Carcará entrou com tudo no Baianão. Sob o comando do experiente Arnaldo Lira e tendo no ataque o artilheiro da competição, João Neto, com oito gols, a equipe pode se garantir entre os quatro finalistas do Baianão depois de dez anos. Precisa vencer o Jacuipense para não depender de outros resultados.   Artilheiro do Baianão com oito gols, João Neto é a esperança do Atlético (Foto: Divulgação) Bahia Maior vencedor do Baianão, com 47 títulos, o tricolor vive momento delicado. A equipe está na 5ª colocação e depende de outros resultados para evitar o vexame de cair ainda na 1ª fase do estadual. A última vez que isso aconteceu foi há 16 anos. Precisa bater o Jequié e torcer para que ou Vitória ou Conquista ou Atlético não vença ou Bahia de Feira perca.Jacuipense Com 10 pontos, o Jacuipense parece longe da briga. No entanto, o número de vitórias pode favorecer o Leão do Sisal em caso de empate por pontos na classificação. A equipe faz confronto direto com o Atlético, em Alagoinhas. Se vencer, passa o rival. Mas ainda precisa torcer para que ou o Bahia não vença ou o Vitória ou o Conquista perca.

Luta contra o rebaixamento: 

Jequié Rival do Bahia na última rodada, o Jequié ainda luta contra o rebaixamento. Com sete pontos, o Jipão é o vice-lanterna e só se livra da degola sem depender de ninguém em caso de triunfo sobre o tricolor. O problema é que o time venceu apenas um dos oito jogos que fez no Baianão. Se empatar ou perder precisa torcer para que o Jacobina não vença o Conquista.

Jacobina Entre os dez times que iniciaram o Campeonato Baiano, a situação mais delicada é a do Jacobina. Com apenas cinco pontos, o Jegue da Chapada é o lanterna do torneio e precisa vencer o Vitória da Conquista em casa e torcer por pelo menos um empate do Jequié, que recebe um Bahia necessitado em casa. É nisso que o Jacobina confia para seguir na elite.