Veja o que o Vitória precisa para não ser rebaixado no domingo

Rivais complicam a situação do Leão, que necessita de combinação de resultados para não cair para Série B já na próxima rodada

  • D
  • Da Redação

Publicado em 22 de novembro de 2018 às 22:39

- Atualizado há um ano

. Crédito: Betto Jr. / CORREIO

A vida do Vitória no Campeonato Brasileiro está cada vez mais difícil. A situação que já era delicada com a derrota para o Cruzeiro, por 3x0, no Mineirão, na quarta-feira (21), ficou ainda pior após o complemento da 36ª rodada, nesta quinta (22).

Adversários diretos do Leão na briga contra o rebaixamento, Chapecoense, Vasco e Ceará venceram seus confrontos e abriram distância do rubro-negro. No Rio de Janeiro, o Vasco fez 2x0 no São Paulo e chegou aos 42 pontos, subindo para a 14ª colocação.

Já em Chapecó, a Chape recebeu o Sport em confronto direto e não deu chances aos pernambucanos: triunfo por 2x1. O resultado tirou a Chapecoense da zona, com 40 pontos, e colocou o Sport, que mantém os 38. Enquanto isso, em Fortaleza, o Ceará bateu o já rebaixado Paraná por 1x0 e também chegou aos 42 pontos, em 15°.

Com isso, o Leão está agora a quatro pontos do primeiro time fora da zona, que é a Chape. Para não ser rebaixado já na penúltima rodada, domingo (25), o Vitória precisa vencer o Grêmio no Barradão, a partir das 16h, e torcer por uma das quatro possibilidades: Vasco, Ceará ou Fluminense perder ou a Chapecoense não vencer o Corinthians fora de casa. Assim, chegaria à última rodada ainda no Z4, mas com chance de escapar.

Em caso de empate contra os gremistas, o rubro-negro teria que torcer por derrota da Chapecoense para o Corinthians e ao menos empate do Sport com o São Paulo. Ainda assim, o Leão chegaria na última rodada precisando vencer o Palmeiras fora de casa para encerrar com 40 pontos e tirar a diferença da Chapecoense no saldo, que hoje é de nove gols (-17 a -26). Isso se o time catarinense perder também do São Paulo, em casa, na última rodada, além do Sport tropeçar de novo, diante do Santos, no Recife.

Se o Vitória perder para o Grêmio, estará rebaixado.

O elenco volta aos treinos na sexta-feira (23), quando inicia a preparação para encarar o time gaúcho. 

A seguir, os confrontos que interessam ao Vitória na penúltima rodada*:

Vasco x Palmeiras - domingo, 16h Atlético-PR x Ceará - domingo, 16h Corinthians x Chapecoense - domingo, 18h América-MG x Bahia - domingo, 18h São Paulo x Sport - segunda, 19h

*Horário da Bahia.