Assine

Veja onde se vacinar contra o sarampo em Salvador; campanha começou hoje


 

SMS recomenda que pais procurem multicentros de saúde

  • Nilson Marinho

Publicado em 06/08/2018 às 17:34:00
Atualizado em 18/04/2023 às 17:56:04
. Crédito: Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO

Movimento em multicentros de saúde de Salvador foi intenso na manhã desta segunda (Foto: Mauro Akin Nassor/CORREIO) Teve início nesta segunda-feira (6) em todo o país a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, doenças que já haviam sido erradicadas do país mas que voltaram a preocupar pais e médicos após o surgimento de novos casos neste ano.

Em Salvador, 95% das 134 mil crianças devem ser imunizadas até o dia 31 de agosto. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recomenda que os pais levem seus filhos a três dos quatro multicentros municipais onde acontece a imunização - apenas a unidade do Vale das Pedrinhas não possui sala de vacinação. (Veja o endereço das unidades que oferecem o serviço abaixo).

O início da campanha de vacinação, em Salvador, coincide com a paralisação dos servidores municipais da área da saúde. Por isso, a pasta recomenda que os pais e responsáveis procurem os multicentros onde as atividades não foram afetadas.

Em outras unidades de saúde, de acordo com a assessoria da SMS, o atendimento pode estar comprometido, uma vez que o Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps), conforme a Lei de Greve, exige que apenas 30% do quadro de funcionários continue trabalhando.

O município conta com quatro multicentros, mas apenas três deles contam com salas de vacinação. Eles funcionam na Avenida Carlos Gomes, no bairro do Dois de Julho, na Rua Lima e Silva, na Liberdade, e na Rua Visconde de Itaboraí, em Amaralina. Os responsáveis pelas crianças, público-alvo da campanha, devem levar identidade, cartão de vacina e comprovante de residência.

O Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps) afirmou ao CORREIO que 30% dos servidores continuam trabalhando, assim como define a lei. A distribuição, no entanto, é definida pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge). A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirma, ainda, que os serviços foram parcialmente prejudicados. Eles ressaltam que trabalhadores terceirizados e médicos que possuem outros vínculos com a secretaria continuam trabalhando, além dos servidores que não aderiram ao movimento grevista.

[[publicidade]] 

Fora da campanha A campanha realizada tem como público-alvo crianças entre 1 ano e 4 anos, 11 meses e 29 dias. Quem está fora dessa faixa etária mas precisa tomar a vacina deverá esperar até o dia 1º de setembro, quando acaba a campanha, para ser vacinado.

A vacina é indicada para bebês com 12 meses, tendo a segunda dose com 15 meses. Para adultos não vacinados até 29 anos, o esquema é de duas doses. De 30 a 49 anos, a vacina é dada em dose única. “O calendário para adolescentes e adultos são para pessoas que não foram vacinadas na infância. Não há campanha para eles, mas a vacina faz parte do calendário básico e está disponível nos postos de saúde”, explicou Doiane Lemos, subcoordenadora de controle de doenças imunopreveníveis.

Casos Na manhã desta segunda, no multicentro da Carlos Gomes, muitos pais e avós foram até a unidade de saúde levar seus pequenos para serem imunizados. Preocupados com a volta das doenças, muito optaram em ir no primeiro dia da campanha.

O sarampo era uma doença considerada erradicada no Brasil desde 2016, mas novos casos no Norte do país deixaram em alerta as autoridades da saúde. Na Bahia, no entanto, não há registro de vítimas desde 1999, segundo a asssessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O último caso na Bahia foi importado e o paciente era uma criança de origem francesa que estava de férias na cidade de Porto Seguro.

Já o último caso da poliomielite, erradicada em todo continente americano em 1994, aconteceu na Bahia em 1989. Ainda segundo a Sesab, 46 casos das doenças foram identificados neste ano - 24 deles já foram descartados e os outros estão sendo investigados.  

A Sesab aponta 12 municípios do interior que foram classificados como sendo cidades com "risco muito alto das doenças". São elas: Gandu, Ilhéus, Gongogi, Guarantiga, Irecê, Itabuna, Retirolândia, Itamari, Ribeira do Pombal, Ubaitaba, Santa Bárbara e Santo Antônio de Jesus. 

Salvador foi classificada pela pasta como sendo uma cidade de "risco alto", juntamente com Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). 

Procura O autônomo Gival Coelho, 44 anos, levou o filho, o pequeno Marcos, de 4 meses, para tomar a segunda dose da pólio. O recém-nascido havia tomado a primeira vacina ainda com dois meses, mas o público-alvo da campanha de vacinação, neste momento, visa imunizar aquelas entre 1 e 5 anos, independente da situação vacinal. O "dia D" da campanha acontece no dia 18 de agosto em todo território nacional. 

Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida receberão a VIP. Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina receberão a VOP, que é a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias. 

A dona de casa Marilene Alves Ramos, 38, saiu do Alto de Ondina e foi até a Rua Carlos Gomes, no Centro, vacinar a filha Vitória Ramos, 3, contra o sarampo. Aproveitando a oportunidade, a dona de casa também trouxe a filha mais velha, de 19 anos, que é mãe de Leonardo, garotinho de apenas três meses. 

"Ficamos sabendo que as doenças voltaram através de matérias da televisão. Fiquei muito preocupada porque, na minha época, um irmão meu acabou contraindo o sarampo e por pouco não perdeu a vida", comentou. 

Confira os três multicentros onde a vacinação está ocorrendo normalmente (a unidade do Vale das Pedrinhas não possui sala de vacinação): Multicentro Carlos Gomes Endereço: Avenida Carlos Gomes, Dois de Julho Telefone: (71) 3043-7003 Horário: 8h às 17h Multicentro de Saúde Bezerra Lopes Endereço: Rua Lima e Silva, Liberdade Horário: 7h às 17h Multicentro de Saúde Dr. Adriano Pondé Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, Amaralina Telefone: 3240-1811 Horário: 8h às 17h Multicentro do Vale das Pedrinhas (não possui sala de vacinação) Endereço: Raimundo Viana, Santa Cruz Telefone: 3240-2400 Horário: 8h às 17h *Com a supervisão do chefe de reportagem Jorge Gauthier.