Veja os aplicativos mais confiáveis para organizar a sua viagem

Gaste menos, saiba onde deixar seu pet e muito mais; O CORREIO fez uma lista que reúne apps variados para facilitar a sua viagem

  • Foto do(a) author(a) Vanessa Brunt
  • Vanessa Brunt

Publicado em 18 de novembro de 2017 às 09:52

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Unsplash

Viajar, quando no literal, é um ato que se embola com os de organizar e pesquisar. Embolou? E se ambas as coisas pudessem ser unidas com facilidade e, de quebra, com suportes para que as melhores ações pudessem ser tomadas rapidamente? É isso o que aplicativos diversos podem ajudar a fazer. O CORREIO fez uma lista com os mais curiosos, variados e confiáveis apps, que podem ajudar você, com crise ou sem crise, a criar a viagem dos sonhos. São opções para encontrar as melhores alternativas culturais, os melhores preços, as melhores formas de locomoção e muito mais. E não para por aí: alguns dos aplicativos listados podem servir, até mesmo, para quem não vai viajar por agora, já que muitos são inclusos como ajudas cotidianas. Descomplique:

Minube (iOS e Android) Aplicativo que encontra a sua localização e oferece as melhores opções próximas de restaurantes, teatros, hospedagens e mais. São mais de 20.000 lugares em 200 países. Além de tudo isso, você pode salvar seus preferidos numa lista e compartilhar com os amigos, além de conseguir espiar o que os outros usuários fizeram e como avaliaram. O usuário pode usar o aplicativo tanto durante a viagem, como antes de chegar ao destino ou após encerrar a aventura. Antes, é possível ler relatos de outros usuários e coletar dicas. Depois, dizer a sua experiência como base para as pessoas. E durante, além de descobrir as dicas, é possível ir armazenando fotos e avaliando locais em tempo real. Semelhantes: Caso algo não agradece no Minube, dois aplicativos com funções semelhantes e aclamados ficam como dicas extras. São eles: o AroundMe (iOS e Android) e o Yelp (iOS e Android).

Skyscanner  (iOS e Android) O utilitário serve para comparar preços de passagens dos mais diversos sites. É possível conferir valores de hotéis, locais para aluguel de temporada, hostels e mais. Ainda dá para checar fotos e ler avaliações de outros hóspedes. Além disso, o site ainda contém postagens de inspirações e indicações de locais. Achou o hotel que desejava? O app ajuda, sendo possível reservar seu quarto diretamente com o site de viagens do local. Ainda dá para encontrar as melhores ofertas de aluguel para carros com o aplicativo.Semelhante: Para quem está focando em hostels, o aplicativo Hostel Bookers pode ser outra boa pedida.

DogHero (iOS e Android) Procurando hotel para o seu companheiro de estimação ficar enquanto você viaja? Agora você pode viajar tranquilo: o aplicativo DogHero encontra, em todo o Brasil, anfitriões para hospedar seu bichinho com muito amor e cuidado. Os anfitriões passam por processos seletivos e são, ainda, avaliados a cada hospedagem pelos clientes. A rotina de carinho, passeios e alimentação é mantida. A DogHero cobre eventuais despesas com veterinário durante a estadia (até R$ 5.000) e oferece suporte para qualquer necessidade antes, durante e depois da hospedagem. O aplicativo é focado nos cães e gatos, mas outros animais podem ser aceitos através de conversas com os anfitriões.

CityMapper  (iOS e Android) Aplicativo para organizar os seus deslocamentos urbanos. Cidades novas são adicionadas a todo momento. Além de uma interface prática, contém diversas das formas de locomoção, como trem, metrô, táxi, bicicleta, bonde, carro ou a pé. A ferramenta calcula tempo, dinheiro e até as calorias a serem gastas com cada um.

Booking.com (iOS e Android)  É o maior site de reservas de hotéis do mundo: há mais de 650 mil propriedades em 212 países. No aplicativo, também existe a possibilidade de aplicar vários filtros, como localização e preço. Não há taxas e, em diversas propriedades, é possível reservar sem nenhuma cobrança inicial – ele avisa quando o cancelamento é grátis e quando o café está incluso. Há uma boa quantidade de resenhas para você ler e avaliar o local apresentado e também ofertas diárias de até 70%. Dica: sempre selecione o campo "Oferta esperta" nos filtros encontrados em cada hotel, para conseguir preços melhores.

AirBnb  (iOS e Android)  Para ter a experiência real de um local nada melhor do que se hospedar no apartamento de alguém que realmente mora na cidade, não é? No AirBnb você pode alugar apartamentos, casas ou quartos de gente que realmente é do local para onde você está indo. Ele faz a intermediação de contato e pagamento entre hóspedes e anfitriões, ambos com perfis com fotos e avaliações. 

Mtrip (iOS e Android) Aplicativo que planeja a sua viagem em questão de minutos. Em poucos passos, você poderá montar o seu guia de viagem personalizado para fazer download, imprimir e compartilhar. O aplicativo combina as vantagens de um planejador de viagem às informações da realidade aumentada. O usuário seleciona o destino, introduz as datas da viagem e, se já tiver hospedagem reservada, pode salvar os detalhes para não os perder. O app funciona de acordo com as suas preferências, sendo possível indicar o tipo de atração em que está interessado (museus, monumentos, parques, entre outros). Ainda existe a opção de definir o ritmo da sua viagem: rápido, para ter uma visão geral do destino, ou lento, para que possa explorar cada cantinho da cidade. 

Melhor Câmbio  (iOS e Android) Aplicativo para quem precisa adquirir dólares, libras ou euros. Basta inserir a moeda que deseja e a cidade do Brasil onde vive e ele mostra uma relação de casas de câmbio, com cotação para papel-moeda e cartão pré-pago (já incluindo o valor do IOF). Também é possível negociar fazendo uma oferta – se alguma casa aceitar, você é avisado por e-mail.Semelhantes: Outro app semelhante é o Oanda. Para o iOS, no entanto, de todos, o mais bem avaliado é o Avisa Câmbio.

SayHi (iOS) Daquele estilo de app que nos fazia pensar: "por que não criaram isso ainda? Quero!". Ele traduz, por escrito, a fala de outra pessoa, que fale em outra língua. Serve como um Google Tradutor, porém em uma velocidade e praticidade maior. Basta gravar a voz (do usuário ou de quem for gravada a fala) e solicitar a tradução de um idioma para o outro (que pode ser selecionado no momento). 

Expensify  (iOS e Android) O Expensify é um aplicativo de planejamento financeiro que permite registrar todas as despesas, como em uma planilha. Por meio de um scanner, ao tirar fotos de recibos, o app lê os valores, datas e locais de cada compra automaticamente, transferindo as informações para o banco de dados, sem que o usuário precise digitar qualquer coisa. Ao escanear os recibos de passagens aéreas e reservas de hotéis, o app cria automaticamente uma seção de viagem e organiza todas as informações relacionadas. Além disso, ele também calcula gastos resultantes de combustível e possui conversor de moedas. Apesar de apresentar um design intuitivo, um ponto negativo é que o app não tem tradução para o português.Semelhante: Outro aplicativo com o mesmo intuito é o Travel Expense. Uma dica extra para o Oyster, que é um site no qual as avaliações são feitas por uma equipe de especialistas (não baseadas em resenhas de hóspedes). O endereço da web conta com fotos reais, sem photoshop, tiradas in loco: os prós e contras de cada hotel e um veredito final com a opinião deles. A variedade é especialmente grande para capitais pelo mundo, tipo Paris, Nova York, Londres (e ruim em destinos brasileiros, infelizmente). Para quem deseja ler mais opiniões de hospedagens, no caso com visões de hóspedes comuns, um lembrete final para o TripAdvisor.