Veja os termos que mais cresceram em buscas no Google na Bahia

A pedido do CORREIO, o Google realizou um levantamento dos termos cujas buscas mais cresceram no último ano

  • Foto do(a) author(a) Thais Borges
  • Thais Borges

Publicado em 12 de julho de 2015 às 08:50

- Atualizado há um ano

Você sabia que no norte de Ilhéus, no Sul do estado, existe uma praia chamada Mamoan? Pois é. E, se você for na internet  procurar informações sobre ela, contribuirá para um fenômeno curioso: essa praia, que pouca gente conhece e que tem apenas 17 avaliações no site TripAdvisor, é a que mais cresceu em procuras que baianos fizeram no Google nos últimos 12 meses. A pedido do CORREIO, o Google realizou um levantamento dos termos cujas buscas mais cresceram no último ano.  Em nove listas, o gigante das buscas elencou os interesses dos baianos que mais aumentaram nesse período, incluindo pesquisas do tipo “como fazer”, músicas e pessoas famosas. Entre os times, só para acirrar o ânimo, não teve quem tirasse a coroa do Flamengo. Clube baiano mesmo só vai aparecer em quinto lugar, com o Bahia. E, enquanto o Vasco aparece duas vezes (por conta de as buscas considerarem “Vasco” e “Vasco da Gama” como termos diferentes), o Vitória ficou de fora do top 10. As pesquisas pelo Leão ficaram apenas em 11º lugar...  CLIQUE NA IMAGEM PRA AMPLIARMotivos

Devido à política interna da empresa, o Google não revela quantas vezes cada termo foi pesquisado. Da mesma forma, segundo a porta-voz da empresa, Gabriela Manzini, eles não têm explicações para resultados como o de Mamoan, nem o dos times. No caso dos times, vale a pena conferir abaixo um vídeo em que os torcedores das duas equipes baianas arriscam explicações para as posições do ranking...

No entanto, no caso de alguns como a tapioca no ranking de “como fazer”, dá para imaginar o motivo. De acordo com a nutricionista Amélia Duarte, o alimento caiu nas graças da galera fitness nos últimos meses – o que pode explicar a alta procura. “Virou moda para substituir o pão, por não conter glúten. Mas, por ser riquíssima em carboidrato de alto índice glicêmico,  é prejudicial em algumas situações. Diabéticos, por exemplo, devem evitar”.Comidas e iguarias à parte, dá para concluir que muita gente está precisando aprender a fazer baliza e fichamentos. Mas nenhum “como fazer” supera o de currículos. Isso surpreendeu até a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos na Bahia (ABRH-BA), Ana Cláudia Athayde. “De fato, os formatos que chegam deixam muito a desejar. Às vezes, a gente quer uma informação e não tem, às vezes são modelos muito ultrapassados”. E, para quem anda pesquisando como fazer o seu, ela dá uma dica: seja objetivo. Música e TVEntre os interesses musicais, as pesquisas que mais aumentaram foram aquelas que buscam pela dupla sertaneja Henrique e Juliano. Logo em seguida, vem o grupo Rei da Cacimbinha, de Vitória da Conquista, com sua Muriçoca que Soca, Soca, Soca (veja texto ao lado). Igor Kannário, destaque no Carnaval, ficou em terceiro lugar. Juliano, da dupla, diz que o resultado é uma resposta ao que é apresentado nos shows. “O que surpreendeu foi o público ser tão fiel e nos abraçar com tanto carinho a ponto de compartilhar e buscar no Google para conhecer mais de nós dois”, afirma. A música mais buscada também é do gênero sertanejo: Escreve Aí, de Luan Santana. Outras três, entre dez (Cuida Bem Dela, Domingo de Manhã e Os Anjos Cantam) também são de cantores ou duplas sertanejas. “O que vocês estão vivendo na Bahia agora é o que tivemos com o axé na década de 1990, que invadiu o resto do Brasil. É essa certa desterritorialização das músicas que interessa ao mercado liberal, que é monocultural”, analisa o professor de História da Música Popular da Universidade de São Paulo (UPS) Ivan Vilela, especialista em viola caipira.

[[saiba_mais]]Na televisão, quase todas as produções citadas são brasileiras – exceto duas novelas mexicanas. Mesmo com as quedas de audiência nos últimos anos, a liderança na internet ainda é do Big Brother Brasil (BBB). “O BBB estar aí não surpreende, porque tem essa lógica da vigilância. Depois, vêm as novelas da Globo, que nos dizem que a televisão ainda está na nossa esfera pública. Mesmo com a internet, a gente está discutindo televisão. Mais uma vez, se ratifica uma perspectiva cultural”, diz a professora da Faculdade de Comunicação da Ufba Juliana Gutmann, que pesquisa televisão e linguagem audiovisual. FamososJá entre os homens e mulheres famosos, há nomes como Sally Ride, Inge Lehmann. Oi?! É que, diferentemente de outros resultados, como o americano Jamie Dornan, famoso por interpretar o milionário Christian Grey no filme Cinquenta Tons de Cinza, e Beatriz Parisotto, atriz adolescente de Carrossel que ganhou o noticiário nacional após fugir com o namorado, as “famosas” Ride (a primeira mulher americana a ir ao espaço, morta em 2012) e Lehmman (uma sismologista dinamarquesa morta em 1993) podem ter tido uma ajudinha do próprio Google. Para Gabriela Manzini, é provável que elas estejam associados aos doodles – aquelas versões diferentes que o Google faz em seu próprio nome na página, em datas comemorativas,  eventos ou aniversários de personalidades.

E a mulher mais famosa, lhe surpreende? Andressa Urach bombou no noticiário a partir de julho do ano passado, depois que teve infecção em decorrência de uma aplicação de hidrogel nas nádegas. Foi internada e ficou entre a vida e a morte, depois vazaram fotos das pernas dela com lesões, ela saiu do hospital, se tornou evangélica, deu depoimento no Templo de Salomão e virou ícone fashion gospel. Ainda surpreende?