Veja quem tem direito e como fazer para concorrer às vagas EAD na Ufba

Há duas modalidades de concorrência; 500 são destinadas para o público geral e 150 para professores e servidores da educação pública

  • Foto do(a) author(a) Vinicius Nascimento
  • Vinicius Nascimento

Publicado em 24 de agosto de 2020 às 15:45

- Atualizado há um ano

. Crédito: Foto: Arquivo CORREIO

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) está com inscrições abertas para 700 vagas em três curso de graduação na modalidade Educação à Distância (EAD). São 200 vagas para o bacharelado em Biblioteconomia, 200 vagas para a licenciatura em Matemática e 150 vagas para licenciatura em Teatro. As outras 150 vagas são para o Processo Seletivo destinados para professores da rede pública e servidores da educação.

Embora o curso seja na modalidade à distância, mensalmente ou a cada dois meses serão realizados encontros presenciais em dez polos de apoio localizados em cidades do interior baiano. São elas: Alagoinhas, Brumado, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Juazeiro, Santo Amaro e Vitória da Conquista. As inscrições já estão abertas e serão realizadas até o dia 31 de agosto, pelo site.

De acordo com a Ufba, há dois tipos distintos de concorrência. Uma delas para o público geral, que qualquer pessoa pode concorrer, e outra destinadas a professoras e professores da rede pública de ensino e demais servidores da educação.

Para esta última modalidade, é necessário que o candidato apresente  comprovante de vínculo e exercício da docência na rede pública de ensino ou vínculo para candidatos às vagas em Teatro e Matemática e exercício na administração pública para candidatos do Bacharelado em Biblioteconomia.

São 50 vagas para Biblioteconomia destinadas a servidoras e servidores públicos, distribuídas em 5 polos: Brumado, Ilhéus, Juazeiro, Santo Amaro e Vitória da Conquista. Cada cidade tem 10 vagas.

Também são 50 vagas para Licenciatura em Matemática, distribuídas entre Guanambi, Irecê, Itaberada, Juazeiro e Santo Amaro. O mesmo número é ofertado para a Licenciatura em Teatro, que acontecem em Alagoinhas, Feira de Santana, Irecê, Juazeiro e Vitória da Conquista. A inscrição custa R$85. O boleto para pagamento em qualquer agência do Banco do Brasil é emitido após o candidato finalizar o processo de inscrição.

As outras 550 vagas são para o público-geral e estão distribuídas da seguinte maneira: 200 vagas  para Bacharelado em Biblioteconomia distribuídas por 05 Polos; 200  vagas para Licenciatura em Matemática, distribuídas por 05 Polos  e 150 vagas para Licenciatura em Teatro, distribuídas por 05 Polos.

Além dessas vagas, o edital publicado pela Ufba prevê outras 4 cadeiras extras, reservadas para candidatos moradores das comunidades remanescentes dos quilombos, índios aldeados, pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis) e imigrantes ou refugiados em situação de vulnerabilidade.

Há três pré-requisitos que precisam ser cumpridos para que o candidato se inscreva. O primeiro deles é ter concluído o Ensino Médio ou equivalente. O interessando não pode pode estar matricular em outro curso de graduação de qualquer instituição pública de ensino superior, como, por exemplo, Institutos Federais, Universidades Estaduais ou Federais.

Por último, mas não menos importante, é obrigatório que o candidato tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em pelo menos uma das edições de 2015 a 2019. Também é cobrada a taxa de R$85 para realizar a inscrição. O pagamento precisa ser feito até o dia 01 de setembro de 2020. Veja abaixo o edital completo.