Veja tudo o que aconteceu no Afro Fashion Day 2017

Evento que celebra a Consciência Negra rolou neste sábado (18), no Porto Salvador Eventos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2017 às 09:38

- Atualizado há um ano

O Afro Fashion Day (AFD) chegou à sua terceira edição em 2017 neste sábado (18)  e veio maior: com uma programação que começou às 9h e terminou depois do esperado desfile, às 18h. O evento criado pelo jornal CORREIO para celebrar o mês da Consciência Negra, dando visibilidade para modelos negros, a cultura afrobrasileira e os trabalhos de marcas locais, levou cerca de 1,5 mil pessoas ao Porto Salvador Eventos (Comércio). A entrada era de apenas 1 kg de alimento não-perecível, com doação destinada ao Mesa Brasil Sesc.   O público teve acesso à uma variada programação, que incluiu uma exposição fotográfica, bate-papos, palestra e shows. Uma praça de alimentação e uma loja colaborativa com 16 marcas de moda, arte e decoração completaram a lista de atrativos. Criado pelo jornal CORREIO, o Afro Fashion Day 2017 foi realizado com patrocínio da Avon, apoio institucional da Saltur e da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio do Senac, Vizzano, Bellacor Estética, Sebrae, Ebam e Edy Diamond.

Acompanhe abaixo tudo o que aconteceu no Afro Fashion Day, edição 2017

***

Assista o desfile completo:

***

Relembre o AFD em 10 imagens

  

Backstage Alana Sant, 21, desfilou no Afro ano passado: "Tô muito feliz de poder participar do afro pelo segundo ano. Só fica melhor." A amiga, Caroline Lima, 21, também é da Agência Merci, mas está no AFD pela primeira vez este ano: "É importante dar visibilidade à cultura negra, é algo difícil de acontecer devido ao preconceito" Moda e arte Ainda não conferiu a exposição Asas Urbanas, assinada por Paula Magalhães e Leo Amaral no térreo do AFD? Corre, que tá em tempo! As fotos são de editoriais de moda com modelos que vão desfilar na passarela hoje Os cliques foram de fotógrafos convidados pelo BAZAR: Lucas Assis, Og Marcelo e Renato Santana. 

Beleza pura Luana Ferreira, 20, estudante, modelo da Bi Produções: maquiagem por Dino Neto e equipe quase pronta pro desfile que vai rolar logo mais 

Colírios Os boys magia do AFD, diretamente do instastories do @correio24horas no instagram Pílulas de sabedoria"As baianas de acarajé sao o exemplo clássico da mulher empreendedora. Hoje, as pessoas ainda se assustam porque algumas baianas saem do fosso da invisibilidade econômico-social e ganharam status de empresárias de fato, com retorno econômico. Aí muita gente diz: para que eu estudei tanto? Vou ser baiana porque um acarajé está custando R$ 10. Isso é empoderamento. É saber valorizar o seu negócio. É ter coragem de se expor, de fazer como as ex-escravas libertas que ousaram, saíram com seus tabuleiros e enfrentaram o racismo. Empoderamento é isso: sair de onde te colocaram e invadir outros espaços. Empreender é ousar. Precisamos enfrentar, unidos e unidas, essas barreiras econômicas que nos excluem". (Ivete Sacramento) (Ivete Sacramento, professora e Secretária Municipal da Reparação, no Avon Apresenta - Empoderamento e Empreendedorismo Feminino, com Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora, e Maria Coelho, gerente divisional de Vendas da Avon)

Fofurinha Flávia Cruz, de 8 anos, chegou chegando: "Quando crescer, eu quero ser modelo. Me inspiro em meu dindo, Carlos Cruz, que vai desfilar hoje".  Olha o que rolou na transmissão ao vivo Avon Apresenta: Empoderamento e Empreendedorismo Feminino, com Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora), Ivete Sacramento, secretária municipal da Reparação, e Maria Coelho, gerente divisional de Vendas da Avon. Mediação do debate por Linda Bezerra, editora-chefe do CORREIO.

Vibe positiva  

***

Reconhecimento Um dos maiores nomes da moda da Bahia, Goya Lopes, fala sobre empreendedorismo negro no AFD.

***

Maravilha de cenário Olha só que beleza está a passarela do Afro Fashion Day

***

Acessórios bafônicos Luana Bonfim, da Preta Brasil, preparou peças incríveis para o Afro Fashion Day

***

100 looks completos para modelos negros

***

Sobe o som Não precisa esperar 18h para correr pro @afdcorreio. Já está rolando som com essa vista INCRÍVEL no comando do DJ Jack Nascimento. 

****

Maquiagem para a pele negra

Eu ouvi de uma marca que muitas não investem em pele negra porque os pigmentos são mais caros e com a palavra deles eu digo: o negro não compra porque não conhece. As marcas tem investido muito em blogueira, mas pouco nos profissionais. As blogueiras vendem o produto para pele dela. Os maquiadores estudam colorimetria. As grandes marcas estão interessadas em fazer o produto quando vê nicho. Não quero que o negro seja lembrado só num período.  (Maili Santos, na palestra A indústria da maquiagem)***

Antes de lacrar, tem descanso! Os modelos que vão ARRASAR na PASSARELA do AFD já estão relaxando nos bastidores. 18h tem desfile :)

***

AFD é arte Rey Vilas Boas é um dos estilistas que compõem o casting do AFD. Ele está expondo na AFD Store e terá looks na passarela

.

***

AFD é conteúdo! Ana Fernanda, articuladora do Fashion Revolution, agora está na palestra Sustentabilidade na Moda e o Fashion Revolution no AFD

***

AFD é inspiração! Madalena, dona da marca Negrif, pós graduada em moda, na palestra "Fashionismo com Tradição e Identidade", conta como começou sua trajetória na carreira. Madá, como é conhecida, foi convidada Escola Baiana de Arte e Moda para participar do Papo AFD, no Afro Fashion Day. "Não sabia o que era ser estilista, mas pedia pra minha mãe fazer minhas roupas. Só depois fui entender o que eu era e fui estudar, mas comecei como sacoleira"

***

A Tia Má já está se organizando para fazer a apresentação do AFD>>

***

AFD, ano 3 O Afro Fashion Day é uma realização do jornal Correio, com patrocínio da Avon, apoio institucional da Saltur e da Prefeitura Municipal de Salvador e apoio do Sebrae.  #belezaquefazsentido #avonmaquiagem #sebrae #AfroFashionDay #afd2017

***

Inovação Gilmaria Fernandes, costureira, participou da criação da coleção Sertão Baiano, do projeto Bahia Revoluções Criativas, do Instituto ACM e está expondo os produtos criados pelos estudantes da iniciativa no @afdcorreio."É a primeira vez que vim e estou achando maravilhoso. Uma das peças que eu fiz também foi separado para o desfile. Os produtos remetem a terra, aos  cactos, ao Nordeste sertanejo".

***

Você quer salto? Enquanto está rolando o bate papo e a feira na AFD Store o backstage do desfile está bombando com os ajustes de roupas, maquiagens e .... saltos :)  

***

Toda organizada.... Tia Má será a mestre de cerimônias do Afro Fashion Day Leia mais: https://glo.bo/2hglwQe

***

Papo AFD

Madalena, dona da marca Negrif, pós graduada em moda, na palestra "Fashionismo com Tradição e Identidade", conta como começou sua trajetória na carreira. Madá, como é conhecida, foi convidada Escola Baiana de Arte e Moda para participar do Papo AFD, no Afro Fashion Day."Não sabia o que era ser estilista, mas pedia pra minha mãe fazer minhas roupas. Só depois fui entender o que eu era e fui estudar, mas comecei como sacoleira"

.

***

AFD Conectado Tanto o bate papo Avon Apresenta (16h) quanto o desfile do AFD serão transmitidos pelo Facebook do Correio (18h). O momento da passarela também poderá ser visto pelo site oficial do evento: afrofashionday.com.br. Com isso, o evento aproxima ainda mais o CORREIO do público, que poderá comentar os looks e o desfile, ampliando o debate sobre o evento, tanto no espaço físico quanto no digital.

***

Conheça acessórios exclusivos criados para o AFD 2017. Leia mais: http://bit.ly/2yU5qTv

Se ligue nos bates papos que vão rolar agora pela manhã 10h50   Fashionismo com Tradição e Identidade, com a estilista Madá Negrif (Ebam)

11h40 Sustentabilidade na Moda, com Ana Fernanda (Justa Moda)

12h30  A Indústria da Maquiagem Entende do Riscado? com a maquiadora Maili Santos (Ebam)

***

Vai ficar tudo lindo! Mas até lá nossa equipe trabalha bastante para deixar tudo organizado até o horário do desfile :) 

***

Não precisa almoçar antes de ir para o AFD!  Tem comidinhas para quem quer matar a fome no precinho. Que tal um abará por R$ 5? 

***

#BONECASPRETAS

***

Marcas empoderadas Das 40 marcas baianas de acessórios, turbantes, roupas e calçados que vão desfilar no AFD 17 delas estão já expondo e vendendo produtos na AFD Store. É uma loja colaborativa com produtos Black Atitude, Boutique Negralá, Crioula, Erika Rigaud Turbantes, Goya Lopes, ’Com Amor, Dora’, La Abuela, N Black, Negafulô, Outerelas, Preta Brasil, Sonbrille, Sou Diva – Tá Bom Pra Você?, Rey Vilas Boas, Turbanque e Bahia Revoluções Criativas, do IACM, vai funcionar no piso 2 do Porto Salvador Eventos, das 9h às 20h, para quem quiser conhecer e comprar peças das marcas baianas. #belezaquefazsentido #avonmaquiagem #AfroFashionDay #afd2017

***

Não é só um desfile Afro Fashion Day terá exposição e palestras exclusivas Leia mais:  http://bit.ly/2j5vq7V

***

Confira a programação completa:Asas Urbanas 9h-20h  Exposição fotográfica de Paula Magalhães e Leo Amaral

Som AFD

13h Jack Nascimento (Batekoo)14h40  Banda Rua 0617h  DJ Raiz

Papo AFD

10h50   Fashionismo com Tradição e Identidade, com a estilista Madá Negrif (Ebam)

11h40 Sustentabilidade na Moda, com Ana Fernanda (Justa Moda)

12h30  A Indústria da Maquiagem Entende do Riscado? com a maquiadora Maili Santos (Ebam)

13h20  Moda, Afroempreendedorismo e Economia Criativa, com os estilistas Renato Carneiro (Katuka) e Goya Lopes e Paulo Rogério Nunes (Vale do Dendê)

14h10  Particularidades da Pele Negra, com Josiane Marques de Sena Popoff, membro da Skin of Color Society (Bellacor Estética)

15h  Interseção de Arte e Moda, com o artista Yosh José (Ebam)

Avon apresenta 16h  Empoderamento e Empreendedorismo Feminino, com Ana Fontes (Rede Mulher Empreendedora), Ivete Sacramento, secretária municipal da Reparação, e Maria Coelho, gerente divisional de Vendas da Avon

Desfile 18h

***

Como chegar? Quem for de ônibus pode chegar lá por linhas como Simões Filho-Terminal da França (0815); Colina Azul – Terminal da França via Paralela-Sete Portas (1306); Castelo Branco-Campo Grande via São Caetano-Comércio(1303); Duque de Caxias – Barra (0411) e Base Naval- Lapa (1604). Para os motorizados, há diversas vagas de zona azul. Na Avenida da França, só nas proximidades do Porto Salvador Eventos tem espaço para 168 carros. Ali por perto, a 10 minutos de caminhada ou menos, cerca de cem vagas: 36 da Rua da Polônia, 41 na Avenida Estados Unidos, 14 na Rua da Argentina e 7 na Rua da Holanda.  Quem preferir estacionamento particular pode contar com o do próprio Porto Salvador Eventos, que custa R$ 0,15 por minuto e aceita cartões de crédito. Tem ainda o Multipark que fica no encontro da Avenida da França com a Rua da Polônia. Outra opção é o Sol Park da Avenida Estados Unidos. 

***

Novo lugar Depois de dois anos acontecendo na Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico, o evento passa a ocupar os três pavimentos do Porto Salvador Eventos, aquele prédio de vidro na Avenida da França, no Comércio, na área da Codeba.

***

Veja quais são as marcas patrocinadoras e apoiadoras do AFD

***

Natureza em cenaOs portões já estão abertos! Este ano o AFD tem como tema os quatro elementos da natureza. Aperte o play e veja o vídeo:

  

[[publicidade]]